14
agosto

Um tema que não deve ficar só nas palavras


Audiência discute os problemas enfrentados pela segurança pública em Santa Cruz do Capibaribe

Representantes de vários segmentos da sociedade discutiram ideias e rumos na busca de soluções. Fotos: Thonny Hill.

 

Na manhã desta quarta-feira (14), foi realizada mais uma audiência publica em Santa Cruz do Capibaribe, desta vez focando o delicado tema da Segurança Pública no município.

 

Estiveram presentes no plenário da Câmara de Vereadores 85 pessoas que representaram os poderes judiciário, executivo, legislativo, das polícias civil e militar como também da sociedade civil, que levantaram propostas e debateram questões comuns ao assunto.

 

Compuseram a mesa o Delegado Dr. Julio Porto, o Juiz da 2ª Vara Dr. Tito Lívio, o Presidente da Câmara Junior Gomes, o Prefeito Edson Vieira e o Juiz Eleitoral Dr. Luiz Célio.

 

Membros das bancadas de Oposição e Situação também se fizeram presentes.

 

 

A audiência foi proposta pelo vereador Ernesto Maia (PTB), que questionou como este ponto vem sendo abordado no tocante às ações policiais e os crescentes índices de criminalidade, em especial assaltos e homicídios.

 

Pontos focados pelas autoridades

 

Dr. Júlio Porto.

 

Na ocasião, foram apresentados pelo delegado da 17ª Delegacia Seccional Dr. Júlio Porto dados relativos a redução nos índices de homicídios se comparados ao mês de julho, como também resultados das operações realizadas pela polícia nos últimos 40 dias.

De acordo com o delegado, elas resultaram no cumprimento de 30 mandados de prisão, 40 apreensões de armas de fogo e também na captura de criminosos, muitos deles adolescentes. Dr. Júlio também falou sobre a intensificação de operações que serão realizadas nos bairros, em especial naqueles que apresentarem maiores índices de criminalidade, para diminuir os índices de violência.

Dr. Alberes Costa.

 

 

 

Já o delegado titular da polícia civil de Santa Cruz do Capibaribe, Dr. Alberes Costa destacou o aumento nos crimes cometidos contra o patrimônio como também cobrou do prefeito Edson Vieira (PSDB) mais empenho na busca pela Delegacia da Mulher e também no termino das obras da Cadeia Pública.

 

Major Wellington.

 

 

 

Já um dos pontos destacados pelo Major Wellington Cruz, foram a reativação da Patrulha Escolar até o final do mês de agosto como também de maior efetividade nas  rondas realizadas pelas viaturas da Patrulha dos Bairros.

Edson Vieira.

 

 

 

 

 

O prefeito Edson Vieira (PSDB) falou sobre a importância da audiência e que relatou fará o que estiver ao seu alcance para que esses índices de violência diminuam no município.

 

 

.

Principais propostas

 

Na etapa final da audiência pública, 13 pessoas se inscreveram para propor ideias e expor argumentos sobre o que foi abordado. Confira algumas das propostas que foram levadas a pauta:

 

Zé Minhoca.

 

 

Zé Minhoca: O vereador do PSDB cobrou mais ações conjuntas entre as polícias civil e militar, de modo a atenderem o município durante as 24 do dia.

 

 

Laércio Glicério.

 

 

Laércio Glicério: O Conselheiro Tutelar abordou a questão da criança e do adolescente. De acordo com ele, uma das formas para se reduzir os índices de violência, no tocante a homicídios, é o aumento de iniciativas que visem diminuir a evasão escolar em especial no turno da noite, cobrando ao secretário de Educação Dimas Dantas (PP) mais atenção ao tema.

Carlinhos da Cohab.

 

 

 

Carlinhos da Cohab: O vereador propôs o aumento na quantidade de rondas nos bairros, em especial no São Miguel e Cohab, tidos como grandes focos de violência. O vereador cobrou também mais rigor nas revistas feitas em blitz e abordagens, como mais atenção a pontos de comercialização de drogas nas proximidades do Mercado de Farinha e por trás da escola da Cohab.

Deomedes Brito.

 

 

 

Deomedes Brito: O vereador petista enfatizou a divisão da cidade em setores para serem mais bem trabalhados pela ação policial, como também solicitou mais rigor nas abordagens de repressão e também de problemas de trânsito. Outro ponto destacado foi à premiação daqueles policiais que conseguissem reduzir índices de violência.

Alencar Lopes.

 

 

Alencar Lopes: O presidente da associação dos moradores do Bairro São Jorge solicitou o aumento das rondas policiais e também de uma Delegacia Intinerante. Já direcionando suas palavras ao prefeito Edson Vieira (PSDB), cobrou o aumento da iluminação pública e mais implantação de políticas públicas para os jovens como programas de inclusão através da música.

Jessyca Cavancanti.

 

Jéssyca Cavalcanti: A vereadora do PTC falou sobre a sensação de insegurança, em especial nas proximidades da escola estadual Dr. Adilson Bezerra de Sousa, na qual também é gestora. Jéssyca (PTC) focou a questão dos assaltos a estudantes (inclusive que já já não fecha mais seu carro para “não dar mais trabalho” aos criminosos, que sempre o arrombam) e também solicitou ao prefeito a colocação dos trailers da Guarda Municipal para aumentar a segurança do local.

Clodoaldo Barros.

 

Clodoaldo Barros: Um dos representantes da sociedade civil cobrou do prefeito a necessidade da implantação de uma autarquia de trânsito, de modo a “municipalizar de fato o município e deixar os policiais trabalharem naquilo que os compete”, que é o combate à criminalidade.Questionado sobre um prazo de quando isso poderia ser implantado, o prefeito não se pronunciou sobre o questionamento.

Klemerson Pipoca.

 

 

Klemerson Pipoca: O vereador do DM solicitou ao prefeito a implantação de políticas públicas voltadas ao jovens como também a elaboração de uma Plano Municipal de Segurança, com metas e prioridades para o combate a violência.

Jeanderson Douglas.

 

 

 

Jeanderson Douglas: O paratleta e colaborador do Moda Center Santa Cruz focou suas falas também para a implantação de políticas públicas voltadas para a juventude, destacando o papel transformador do esporte na redução da violência.

 

 

.

Ao final da audiência, foi elaborado um documento com todas as propostas que foram elencadas e que será encaminhado para todos os setores participantes, que cobra mais união de todos para ações na diminuição e combate a criminalidade.

6 Comentários

  1. Adner Silva disse:

    Não da em nada, quando sair daí vão fazer blitz para prender moto enquanto os bandidos roubam e matam a vontade. Como sempre o cidadão pagando o pato.

  2. Maria da Conceição da Silva. disse:

    No primeiro semestre ocorreu duas conferencia municipais e agora essa audiência pública. Diversos setores da população vem participando desses eventos onde muita coisa é prometida,porém, datas para iniciar tais projetos não são acordadas ou ao menos dar-se previsão para inicio a execução de tais projetos e medidas. O único benemérito oriundos dessas conferencias e audiências é ver que a população, mesmo em pequeno numero começou a se interessar pela politica como meio de transformação, e não tão somente pelo fanatismo partidário. O surgimento de cabeças pensantes e preocupadas com a situação em que santa Cruz se encontra também é um ponto positivo dessas tais reuniões, haja visto a presença sempre atuante e porque não dizer até incômoda para alguns políticos do Sr. Clodoaldo Barros, que faz uso do pouco espaço que lhe é concedido para mostrar que a população de santa cruz está de olho, não no boca preta ou no taboquinha e sim no descaso dos politicos e autoridades com a nossa cidade.

  3. José Fabiano disse:

    Tudo é válido, mas o estado sabe o que fazer para acabar com a violência. É muito simples, políticas sociais e uma Polícia preparada e bem paga. O engraçado é que quando o cidadão tem que ir a Delegacia, ou o sistema esta fora do ar, ou escuta a seguinte frase, nós já sabemos quem é, pelos modos operantes são os mesmos que estão agindo em tal bairro. Pelo visto o que falta todos nós já sabemos. Há os nobres Deputados Federais e Senadores também são culpados pois estas Leis arcaicas que só beneficia eles mesmos e a bandidos são de responsabilidades deles. O ano que vem vamos tentar esquecer a PAIXÃO e votar com a RAZÃO.

  4. celia arruda disse:

    esse louco do Clodoaldo Barros é capacho de dimas dantas.

  5. Levy de Souza disse:

    EU JÁ VI ISSO UMAS MIL VEZES E NUNCA RESOLVEU NADA,ENQUANTO MAIS 50 POLICIAS E MAIS DE 10 VIATURAS FICAM NA AVENIDA 29 PERDENDO E MULTANDO MOTOS DE PAIS DE FAMÍLIA,OS BANDIDOS ESTÃO FAZENDO ARRASTÕES E INVADINDO RESIDENCIAS NOS BAIRROS.”COMANDANTE VAMOS BOTAR AS VIATURAS E POLICIAIS PARA FAZER RONDAS E PROTEGER OS CIDADÃOS NOS BAIRROS, OU VOCÊS ESTÃO QUERENDO AUMENTAR A RECEITA DO ESTADO?? COM AS MULTAS E APREENSÕES DE MOTOS ??
    EU FICO PERGUNTANDO ONDE ESTÁ DIOGO, ZÉ AUGUSTO, EDSON VIEIRA E JUNIOR GOMES QUE NÃO SE MEXE PARA ACABAR COM ESSA POUCA VERGONHA

  6. EDIBERTO disse:

    Como vamos esperar competência de quem não tem competência? Este povo só vive em reunião, tirando foto pra Blog, começo a achar que os ladrões e marginais também participam destas reuniões, pois até hoje não vejo ação nenhuma, quem já viu policias a pé nas principais ruas de Sta Cruz? respondo: Soldado que vem pra cá, só quer vida mole, vai vender segurança, ou você acha que eles vão querer melhorar a segurança e perder o jabá? Se aqui se trabalhasse a sério, o nosso policiamento seria intensificado nos finais de semana, com efetivo completo, mas não, os militares viajam, descansam com seus carros reluzentes e suas namoradas endinheiradas, o que tem de carro roubado andando pela nossas ruas, e o nosso belo policiamento só parando moto, tem que parar carro, em todas as saídas, agora me responda o que este bando está tentado fazer? faço um desafio, duvido que neste final de semana ou durante um mês, vamos sentir alguma diferença em nossa segurança! Só balela, parece que em matéria de segurança só mandam pra gente os incompetentes de Recife!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores