09
agosto

Resumo da Câmara


Na noite desta quinta-feira (08), os vereadores deram continuidade aos trabalhos do segundo semestre, onde apresentaram discursos moderados na tribuna.

 

Temas como a visita do governador Eduardo Campos (PTB) e o projeto de reestruturação do Calçadão por trás do Moda Center foram os assuntos mais pautados, mas assuntos polêmicos como o pedido de maior agilidade para a instauração dos trabalhos das CPIs dos “Teclados” e da “Farra das Locações” também estiveram na pauta de discussões.

 

Em votação, vários projetos importantes sobre mobilidade urbana, ressocialização de adolescentes infratores e outros temas.

 

Confira o que de melhor aconteceu em mais uma noite de discursos, no resumo on-line mais completo de Santa Cruz do Capibaribe.

 

Zé Minhoca solicita asfaltamento das ruas Maria Lira de Moraes e Costa e Silva

 

Um dos pontos que o vereador tucano abordou foram às péssimas condições enfrentadas pelas Ruas Maria Lira de Morais e Cosa e Silva, que passam por problemas crônicos há vários anos quando o assunto é calçamento.

 

Zé Minhoca (PSDB) relatou que foi procurado por moradores das duas localidades e que foi desafiado para falar do tema na tribuna. “Essas duas ruas estão uma vergonha”, frisou o vereador, que relatou que protocolou na última segunda-feira (05) um requerimento solicitando a Prefeitura Municipal o asfaltamento das duas ruas.

 

Ao final, o vereador abordou a onda de protestos e o combate à corrupção na política.

 

Ernesto Maia cobra mais agilidade de Junior Gomes para a instauração das CPIs dos “Teclados” e da “Farra das Locações”

 

O líder da oposição focou seu discurso em quatro pontos. O primeiro deles abordou a segurança pública, destacando a audiência publica sobre o assunto a ser realizada na próxima quarta-feira (14), questionando a eficácia dos resultados obtidos com as operações de blitz policiais realizadas pela cidade em relação aos índices de violência.

 

O segundo foi o projeto do Calçadão, proposto pela prefeitura. Ernesto Maia (PTB) relatou que se sente “cada vez mais convicto que as pessoas não querem” e cobrou para que os pequenos comerciantes sejam ouvidos em forma de pesquisa para decidir os rumos da reestruturação do local.

 

O terceiro foi a falta de respostas, segundo ele, por parte da prefeitura em relação aos requerimentos enviados, como também da solicitação dos gastos ocorridos no São João 2013 (inclusive o não pagamento de muitos artistas locais até o momento), onde afirmou que pretende entrar junto ao Ministério Público caso a situação da falta de informações não se resolva.

 

No ponto mais importante foi o pedido de mais agilidade ao presidente da Casa Junior Gomes (PSB) para que as CPIs dos “Teclados” e da “Farra das Locações” sejam instauradas. “É necessário esclarecer isso a população, pois tem muita gente que está sendo acusada injustamente”, frisou o parlamentar.

 

Carlinhos da Cohab solicita a implantação do serviço de Motos-Resgate em Santa Cruz do Capibaribe

 

Foto: Ney Lima (Arquivo).

No uso da tribuna, o vereador falou sobre uma viagem realizada no começo da semana ao Recife. Na pauta, a busca pela implantação do serviço de motos-resgate em conjunto com o Samu. O serviço proporciona, segundo o vereador, maior agilidade a prestação de primeiros socorros a pessoas vítimas de acidentes.

 

Carlinhos da Cohab (PSL) frisou que há motos sobrando no pátio dos bombeiros na Capital Pernambucana, mas recebeu a informação de que faltam pessoas qualificadas para o trabalho mas que, assim que surgisse um, esse profissional seria encaminhado para Santa Cruz do Capibaribe como questão prioritária.

 

Ao final, o parlamentar cobrou para que sejam realizadas pesquisas com os comerciantes do calçadão por trás do Moda Center sobre os rumos da reestruturação, como também o maior disponibilidade de uso da máquina Patrol nas ruas que ainda não receberam pavimentação, já que estas que tem sua mobilidade afetada em decorrência das chuvas.

 

“Seria impossível votar no senhor e continuar no partido”, frisou Ronaldo Pacas sobre a possibilidade do PSDC ser cedido a Ernesto Maia

 

Três pontos mereceram destaque no discurso do vereador. O primeiro foi o projeto do Calçadão por trás do Moda Center. De acordo com Ronaldo Pacas (PSDC), o projeto necessita sim ser analisado e discutido com a população. “Sou a favor da maioria”, destacou o parlamentar.

 

Ronaldo também saiu em defesa da classe artística do município, onde fez críticas pelo não pagamento de vários que se apresentaram durante os festejos juninos, no qual relatou que teve uma conversa com a Chefa de Gabinete Priscilla Ferreira.

 

De acordo com vereador, Priscilla lhe teria dito que muitos artistas ainda faltam entregar a documentação e que espera que o novo projeto de Suplementação Orçamentaria pedido pela Prefeitura e aprovado pelos vereadores, possa solucionar o problema nos próximos dias.

 

Já o último ponto foi no âmbito político, sobre a possibilidade de seu partido ser cedido a Ernesto Maia nas pretensões de disputa a deputado estadual em 2014. “Expliquei que seria impossível votar no senhor e continuar no partido”, enfatizou Ronaldo, completando que não seria contra a candidatura de Ernesto e sim em estar na mesma legenda com alguém de coerência política oposta a sua.

 

Deomedes propõe a divisão de Santa Cruz do Capibaribe em setores e a premiação aos policiais que reduzam índices de criminalidade

 

Três pontos mereceram destaque no discurso do vereador petista. O primeiro focou a entrega de casas pelo “Minha Casa Minha Vida” no Loteamento Jaçanã I. Deomedes Brito (PT) solicitou, em requerimento verbal, para que a Compesa destine uma grande caixa d’água para abastecer a nova comunidade, como também pediu  para que a prefeitura destine uma unidade do PSF e realize a coleta de lixo.

 

O segundo ponto foi a vinda do governador Eduardo Campos (PSB) ao município. Deomedes citou que o político veio de helicóptero ao município, mas que mesmo assim não escapou de cair em um buraco no trajeto entre o campo do Ypiranga e o Loteamento Jaçanã. “Mas não teve jeito”, ironizou o parlamentar.

 

Por fim, Deomedes cobrou para que o Governo do Estado implante uma escola de ensino médio no bairro do Acauã e, quando o assunto foi segurança pública, o parlamentar propôs a divisão da cidade em setores e que houvesse uma premiação financeira para aqueles policiais que reduzirem os índices de criminalidade.

 

Helinho Aragão fala sobre projeto de ressocialização de adolescentes infratores através da criação de postos de trabalho nas empresas prestadoras de serviços a Santa Cruz do Capibaribe

 

O lado social foi o principal mote do discurso do vereador situacionista. Na pauta, a apresentação de projetos de sua autoria, entre eles um feito em conjunto com a vereadora Narah Leandro (PSB), que trata da criação de postos de trabalho a adolescentes que cumprem medidas socioeducativas depois de cometerem crimes.

 

Os postos seriam criados, obrigatoriamente, nas empresas que são prestadoras de serviço ao município que, segundo o vereador, uma das dificuldades da ressocialização dos adolescentes infratores é a falta de oportunidades, sobretudo no mercado de trabalho.

 

“Nada mais justo do que estas empresas darem o aporte nesse projeto. Temos que dar as mãos e criarmos políticas públicas (…) e o trabalho é muito importante para a reintegração deles na sociedade”, destacou o parlamentar.

 

Junior Gomes desabafa: “Deixamos bem claro ao Executivo que nós somos um poder, mas não um poder submisso”

 

Em seu discurso, o vereador socialista Junior Gomes (PSB) citou o projeto de suplementação pedido pela prefeitura e também a sua aprovação, mas deu a entender que está insatisfeito com algumas posturas adotadas por parte da prefeitura em relação ao encaminhamento de projetos a Casa de Leis, como do tratamento dado aos vereadores em relação a eventos em que envolvem autoridades vindas de outras localidades.

 

“Deixamos bem claro ao (Poder) Executivo que nós somos um poder, mas não um poder submisso. (…) Repito que temos que trabalhar em harmonia, mas temos que ser lembrados de nosso valor”, destacou Junior.

 

Ao final, o vereador falou sobre o Projeto de Lei de sua autoria, que trata da criação da Semana Municipal da Mobilidade Urbana. O projeto propõe que, na segunda semana de agosto de cada ano, sejam debatidas com a população iniciativas soluções que venham a melhorar Santa Cruz do Capibaribe neste aspecto.

 

Falta de profissionais médicos no setor público e privado é pauta no discurso de Zezin Buxin

 

 

O parlamentar tucano focou a falta de médicos presentes tanto no setor público, como no privado.

 

Zezin Buxin (PSDB) citou que há sim a falta desses profissionais no tocante aos números e que, nas suas viagens a Campina Grande transportando pessoas em busca de atendimentos médicos, consultas para realização de exames estão sendo marcadas com até dois meses de antecedência.

 

“Como sou muito ligado a saúde quero dizer que a falta de médico não é só ligada ao serviço público. Enquanto não houver concorrência nesse meio, não teremos resolvido a questão da saúde pública. Faltam médicos”, frisou o parlamentar.

 

Jessyca Cavalcanti fala sobre iniciativa de Audiências Públicas em bairros e classifica gestões taboquinhas como “Ditaduras”

 

Ao usar da tribuna, a vereadora de situação enfatizou a realização de audiências públicas para discussão de iniciativas e soluções para os problemas presentes nos bairros de Santa Cruz do Capibaribe.

 

De acordo com Jessyca, a primeira foi realizada no último dia 26 de julho no Bairro Polis Pacas e que a próxima esta marcada para o dia 23 de agosto, desta vez no Bairro São Miguel.

 

No enfoque político, o alvo de Jessyca Cavalcanti (PTC) foi o vereador Ernesto Maia. A parlamentar fez a defesa do governo de Edson Veira, fazendo referencia a uma citação do advogado político francês Robes Pierre (1758-1794) em seu discurso realizado na semana passada, que foi alvo de críticas de Ernesto.

 

Segundo o vereador de situação, o advogado francês seria um ditador, que cortava a cabeça de seus inimigos políticos quando eram contrários a sua maneira de governar.

 

Jessyca então partiu para o ataque a Ernesto e a gestão feita pelo grupo taboquinha ao longo dos últimos 12 anos. “É exatamente dessa forma que os Maias conduziram esta cidade. (…) Impuseram uma verdadeira ditadura e, quem era contrário, era perseguido” enfatizou.

 

 

 

Klemerson Pipoca fala sobre requerimento que solicita implantação de área de triagem de materiais recicláveis para catadores

 

No seu discurso, o parlamentar focou dois pontos principais, através de solicitações a Prefeitura Municipal mediante requerimentos.

 

No primeiro, Klemerson Pipoca (DM) abordou a criação de uma nova pista para aos praticantes de Bicicross, já que a atual pista (que fica lateralmente a escola estadual Dr. Adilson Bezerra de Sousa – Bairro Nova Santa Cruz) terá seu terreno cedido para a Secretaria de Defesa Social do Estado, para construção da nova delegacia e de outros departamentos especializados para resolução de crimes como homicídios.

 

Já o segundo ponto foi a solicitação, em requerimento encaminhado para o Secretários de Defesa Social Gilson Julião e de Planejamento e Gestão Luciano Bezerra, da implantação de áreas para triagem de materiais coletados pelos catadores de materiais recicláveis, especialmente para os que moravam nas favelas do Papelão e da Cohab.

 

“Fiquei feliz em saber que já estão sendo viabilizados dois locais para eles”, frisou.

 

Narah Leandro fala de dossiê entregue a Eduardo Campo, com prioridades que devem ser realizadas em Santa Cruz do Capibaribe

 

No uso da tribuna, a vereadora socialista focou vários pontos e ações da Câmara e da atual gestão, mas o foco principal foi a visita do governador Eduardo Campos (PSB) a Santa Cruz.

 

Narah Leandro (PSB) relatou que entregou para o governador um dossiê, que elencava prioridades que deveriam ser realizadas em Santa Cruz do Capibaribe, com destaque na duplicação da PE-160 (também anunciada pelo político no ato de sua visita) e também a conclusão de prédios públicos (como a escola técnica) feitos aqui pelo Governo do Estado.

 

“Essas são as principais reinvindicações do povo de Santa Cruz do Capibaribe que hoje aqui se manifesta e pede do senhor respostas e esclarecimentos”, frisou a vereadora, completando que o Governador recebeu o documento e que fez anotações sobre os temas, na qual a mesma se diz esperar uma resposta positiva do mesmo.

Vânio afirma que vários calçamentos de ruas feitos por José Augusto Maia foram realizados sem qualquer medida de saneamento

 

Saneamento e calçamento de ruas. Foram esses os pontos principais do discurso do parlamentar Vânio Vieira (PSDB).

 

O vereador destacou obras que estão sendo realizadas no Bairro da Palestina pelo atual governo, com destaque a etapa final do saneamento da “Rua do Chafariz”, que deverá ser terminada já na próxima semana segundo o vereador e também da primeira etapa de calçamento da Rua Santo André, em fase de conclusão.

 

Continuando nos temas calçamento e saneamento, o parlamentar também não poupou críticas ao deputado federal José Augusto Maia (PTB), enfatizando as gestões no qual ele foi prefeito do município. Para Vânio, vários calçamentos, inclusive vias de acesso, foram feitos sem o saneamento, o que faz com que estes locais sejam prejudicados e que haja a necessidade de quebrar esses locais para colocação da rede de esgoto.

 

Ao final, Vânio endureceu o discurso, desta vez contra a bancada de Oposição, focando o projeto do Calçadão por trás do Moda Center. “Vocês ficam jogando a população contra o prefeito e contra a administração”, destacou, completando que, quando Ernesto e José Augusto estavam a frente do Moda Center como síndicos, pouco se importaram com a opinião dos pequenos comerciantes que ficaram de fora da compra dos boxes no parque de feiras, por motivos financeiros.

 

 

“Não vai dar tempo de começar esta obra. Isso é querer enganar o povo”, desabafa Galego de Mourinha sobre o anúncio feito por Eduardo Campos em relação ao início das obras da PE-160

 

Dois pontos principais foram focados no discurso do político petebista: o projeto do Calçadão e o anúncio do governador Eduardo Campos (PSB) quando ao início da duplicação da PE-160.

 

Quanto ao Calçadão, Galego de Mourinha (PTB) questionou o porque da empresa CP Construção ser a responsável pela obra reestruturadora, outra vez que, para o vereador, “outras empresas poderiam ter cotações de preços menores para não se lesar o povo de Santa Cruz do Capibaribe”.

 

Já na vinda do governador, Galego criticou o anuncio das obras da PE-160, onde disparou: “Ele esta terminando o segundo mandato e, faltando um ano e meio, prometeu fazer essa duplicação dessa PE-160, sabendo ele, muito mais do que nós, (…) que não vai dar tempo para começar essa obra. Isso é querem enganar o povo de Santa Cruz do Capibaribe, destacou, referindo-se aos trâmites legais como abertura de licitações, desapropriações de terrenos etc.

 

“Até agora, eu não vi nenhum deles colocar um tostão em Santa Cruz do Capibaribe”, disparou Fernando Aragão sobre Jarbas Vasconcelos, Humberto Costa e Armando Monteiro

 

No discurso mais contundente da noite, o petebista Fernando Aragão (PTB) focou o tema do projeto do Calçadão. Fernando afirmou que os pequenos comerciantes não estariam chateados com a questão da mudança de local para realização das obras, mas sim do preço que elas iriam custar aos seus bolsos.

 

Para o vereador, dever-se-ia buscar outras formas de captar recursos para a obra para diminuir o peso financeiro para o povo. O parlamentar citou como exemplo o Ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho que, segundo Fernando, teria garantido que alocaria recursos para a obra caso um projeto fosse apresentado.

 

Outras formas de arrecadar recursos seriam por meio da cobrança maior aos deputados federais que recebem votos no município que, segundo Fernando, enviam poucos recursos para Santa Cruz. Já quando o assunto foram os senadores, o vereador não poupou críticas a Humberto Costa (PT), Jarbas Vasconcelos (DEM) e Armando Monteiro (PTB).

 

“Até agora, eu não vi nenhum deles colocar um tostão em Santa Cruz do Capibaribe. Já pensou se cada um deles colocasse um milhãozinho?! Seriam três milhões para se fazer isso”, destacou.

 

Por fim, Fernando endureceu seu discurso contra o governador Eduardo Campos e o anuncio de obras feitos em sua recente visita, onde cobrou que ele tivesse mais respeito com os vereadores e com o povo.

 

“Eu tive pena naquela hora que Toinho (do Pará) passou”, relatou Zé Elias sobre o ex-prefeito não ter sido convidado para o palanque de entrega das casas do Minha Casa Minha Vida

 

O ponto mais contundente do discurso de do petebista Zé Elias (PTB), que encerrou o uso da tribuna, foi o episódio da visita do governador Eduardo Campos (PSB) no evento de entrega das casas do “Minha Casa, Minha Vida”. Para Zé Elias, o fato de Toinho do Pará não ter sido convidado a subir no palanque, onde acompanhou a cerimonia de entrega junto com a multidão, foi algo desrespeitoso para o ex-prefeito.

 

“Na hora que convidaram o ex-prefeito e o ex-deputado (Augustinho Rufino), eu estava com Toinho do Pará. Ele até se mexeu um pouco e, pra ser sincero, eu tive pena naquela hora que Toinho passou, que tanto fez para que saíssem aquelas casas e, em uma hora como essa, passar por tudo isso”.

 

Ao final, Zé Elias enfatizou dois projetos para calçamento de ruas e cobrou dos vereadores e da Câmara mais empenho e apoio para ajudar a Sociedade Musical Novo Século, que corre sérios riscos de fechar de vez as suas portas.

2 Comentários

  1. Biuzinho Costa disse:

    Parabenizo o vereador zé Minhoca pela iniciativa. Quero lembrar que a rua Maria Lira está a mais de 12 anos abandonada. A título de sugestão: Ney, quando puder, publique fotos atuais da rua. Obrigado. Biuzinho.

  2. ivo aragão leandro disse:

    cpi dos teclados, locações, merenda, lixo e ETC ETC ETC. dos anos 2000 até agosto de 2013. que tal. é melhor assim futuro deputado federal Ernesto maia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores