13
março

Resumo da Câmara


Enfrentamento a seca, Escola Técnica e qualidade da merenda nas escolas dominaram a pauta de discursos dos vereadores

Fotos: Arquivo.

Em mais uma noite de uso da tribuna, os vereadores destacaram diversas pautas produtivas ao município, com destaque a implantação de iniciativas no enfrentamento a seca, cobranças pela inauguração da Escola Técnica e a discussão das bancadas sobre a qualidade da merenda as escolas.

 

Ainda houve discursos com pontos importantes a exemplo das solicitações feitas pelos vereadores situacionistas Dida de Nan (PSDB) e Luciano Bezerra.

 

Já pela Oposição, se destacaram os discursos dos vereadores Zé Elias (PTB) e também de Helinho Aragão.

 

Já entre as bancadas, o embate de ações sociais realizadas no Governo Vieira, com eficácia questionada pela Oposição e defendidas pela Situação.

 

Estiveram ausentes os vereadores Carlinhos da Cohab (PSL), Deomedes Brito (PT) e também Fernando Aragão (PROS), que justificaram suas ausências, os dois últimos por problemas de saúde.

 

Confira o resumo dos discursos da noite:

 

Afrânio Marques destaca criação de comitê de enfrentamento a seca pela Câmara

.

Primeiro a discursar, o vereador e presidente Afrânio Marques (PDT) falou sobre ações que serão realizadas tanto pelo poder legislativo como em parceria com a prefeitura, para o enfrentamento da seca na zona rural.

 

A primeira foi o anúncio da compra, em parceria com a prefeitura, de suas máquinas forrageiras moveis, para ficarem em locais nos distritos do Pará e em Poço Fundo.

 

“Isso é para os pequenos agricultores para que eles possam utilizar para moer a alimentação para seus animais.”, disse.

 

Afrânio também destacou a retomada da Comissão Permanente de Enfrentamento a Seca, composta por vereadores anunciou a criação de um comitê para discussão de ações de enfrentamento a seca, que vai desde a discussão de melhorias na estrutura hídrica local a outras ações de sustentabilidade.

 

Ernesto Maia dispara críticas pela não inauguração da Escola Técnica e não continuidade da duplicação da PE-160

.

O vereador Ernesto Maia (PSL) fez duras críticas ao deputado estadual Diogo Moraes e ao prefeito Edson Vieira (PSDB).

 

Na primeira, o vereador citou a demora na inauguração das instalações da Escola Técnica e que isso já vem prejudicando alunos que ficam sem aulas.

 

Em seguida, o vereador falou sobre a não continuidade das obras da PE-160 e destacou a situação de insegurança no município, pondo em xeque as ações do projeto Transformar, realizado na área da cracolândia, próximo ao mercado público.

 

“Temos o beco da cidadania, onde recentemente aconteceu um assassinato. Temos denúncias de Guardas Municipais que foram intimidados por trabalharem lá.”, disse.

 

Em seguida, o vereador destacou pontos que foram alvos de críticas no atual governo como a não emissão de carteiras de trabalho, o impedimento de vereadores de Oposição em vistoriar um PSF e também a qualidade da merenda destinada as escolas.

“Talvez seja por isso que o prefeito tem endurecido suas críticas. Acho que ele talvez esteja preocupado com o fechamento do caso da KMC.”, pontuou.

Zé Minhoca dispara contra Ernesto Maia: “O senhor está com um discurso ultrapassado.”

.

Em defesa ao governo, o vereador Zé Minhoca (PSDB) disparou duras críticas ao vereador de Oposição.

 

Para ele, o discurso de críticas de Ernesto Maia (PSL) estaria ultrapassado, pois o governo estaria avançando em diversas áreas.

 

“Mude isso vereador. O senhor não engana mais ninguém.”, disparou Zé Minhoca.

 

Em seguida, o vereador destacou as comemorações do Dia do Rim, citando que ainda restam 1052 pessoas na fila de espera em Pernambuco e pontuou a importância do incentivo a doação de órgãos por parte da população.

 

Narah Leandro rebate críticas de Ernesto Maia ao Projeto Transformar na área da cracolândia

.

 A vereadora Narah Leandro (PSB) respondeu com palavras duras as críticas feitas pelo vereador Ernesto Maia (PSL) quanto à eficácia das ações do projeto Transformar, realizado na área da cracolândia.

 

De acordo com a vereadora, desde o início do projeto, a violência naquela localidade tem diminuído, assim como houve a retirada de famílias da favela Beira Rio para projetos sociais e de dependentes químicos para tratamento em clínicas.

 

Narah também fez a sua defesa ao governo, citando que já houve mais de 550 mil atendimentos relacionados à saúde municipal, além da realização de 394 partos em 2014, algo que só era feito em outras cidades da região e o investimento, segundo ela, de 30% dos recursos municipais em saúde.

 

Por fim, a vereadora falou da chegada de um novo projeto voltado para prevenção e atendimento a pessoas com doenças sexualmente transmissíveis: o Serviço de Atendimento Especializado – SAE.

 

“O vereador Ernesto deveria se informar mais e conhecer seu município para não falar tanta besteira no microfone.”, disse.

Dida de Nan solicita implantação de câmeras de monitoramento no distrito de Poço Fundo

.

O ponto mais importante do discurso do vereador tucano foi seu pedido de requerimento para a implantação de câmeras de segurança no distrito de Poço Fundo.

 

De acordo com Dida de Nan, graças à chegada da telefonia móvel e também da internet via celular, a implantação dessa tecnologia ganhou condições necessárias de ser implantada.

 

“Agora Poço Fundo tem telefone e internet. Isso pode ajudar na transmissão de imagens para a sede do Sispol.”, disse.

 

O vereador também respondeu a críticas feitas por algumas pessoas em sua rede social. Para Dida, antes das críticas, essas pessoas deveriam ter respeito por ele e por seu trabalho, segundo o mesmo, realizado em prol da zona rural, com pedidos e requerimentos já atendidos pela atual gestão.

 

Zé Elias cobra implantação de melhorias na educação, transporte e segurança na comunidade de Malhada do Meio

.

No seu discurso, o vereador petebista destacou a cobrança recebida de moradores da comunidade de Malhada do Meio, que fica na zona rural do município.

 

De acordo com  Zé Elias (PTB), a população daquela localidade cobrou por melhorias tais como a implantação de uma escola, de uma creche, de transporte alternativo e também o aumento de rondas ostensivas por parte da polícias Militar e Civil e também da Guarda Municipal.

“Quero dizer aos moradores da Malhada do Meio que encaminharei, amanhã mesmo, o que me solicitaram ao prefeito. Não sei quando serei atendido, mas ficarei cobrando.”, disse.

 

Vânio Vieira destaca crítica do Sinduprom sobre qualidade da merenda oferecida nas escolas da rede municipal

.

Sétimo a discursar, o vereador Vânio Vieira (PSDB) ressaltou as críticas vindas do Sindicato dos Professores Municipais – Sinduprom – sobre a qualidade da merenda oferecida na rede municipal.

 

O assunto foi levado em pauta na última assembleia geral da categoria. De acordo com Vânio, uma das promessas de campanha do prefeito Edson Vieira (PSDB), que era melhorar a qualidade da merenda, teria desandado.

 

“Eu me senti enganado. A coisa já desandou de novo, como dizem os professores.”, pontuou.

 

“Lave a boca para falar de meu nome!” dispara Galego de Mourinha em resposta as críticas de Junior Gomes

.

O discurso do vereador petebista foi dedicado a responder as críticas feitas por Junior Gomes (PSB) na reunião da última quinta-feira (05).

 

Junior Gomes criticou os vereadores Ernesto Maia (PSL), Zé Elias (PTB), Deomedes (PT) e Galego por, segundo ele, promoverem doações irregulares de terrenos públicos em outras gestões municipais.

 

Galego citou que Junior Gomes estaria lhe fazendo acusações sem provas e que não teria lhe dado o direito a defesa na tribuna, já que estava ausente na semana anterior em virtude de compromissos na capital paulista.

 

O petebista ainda citou que Junior teria sido falso, pois além de criticar na tribuna, viria depois com sorrisos e tentativas de abraça-lo pelos corredores da casa de Leis.

“Porque alguém que se diz meu colega e me desrespeita na minha ausência?! Falem quando eu estiver aqui para eu poder me defender e me dê um aparte. Lave a boca para falar do meu nome!”, disse Galego.

 

Luciano Bezerra destaca pedido de estudo de viabilidade para uma nova estrada em Santa Cruz do Capibaribe

.

Focando na sua principal bandeira, que é a mobilidade urbana, o vereador Luciano bezerra (PR) destacou o seu pedido para que um estudo de viabilidade técnica seja realizado no município.

 

O estudo serviria para que o município tivesse a possibilidade de construção de uma nova estrada de asfalto ligando parte da zona rural, para desafogar o trânsito na PE-160, em especial nos dias de grande movimento com as feiras do Moda Center.

 

Em seguida, o vereador fez críticas ao discurso feito por Ernesto Maia contra o governo Vieira, destacando o pagamento de R$ 60 mil / mês em parcelamento de dívidas deixadas, segundo ele, de gestões taboquinhas.

“Recebemos essa herança maldita e estamos pagando erros de outras gestões e que esse dinheiro poderia ser revertido para outras áreas.”, disse Luciano.

Klemerson Pipoca destaca avanços do Governo Vieira e rebate críticas feitas por Ernesto Maia

.

O vereador Klemerson “Pipoca” (PMN) fez sua defesa ao Governo Vieira, se contrapondo as críticas feitas pelo oposicionista Ernesto Maia (PSL).

 

Pipoca citou avanços conquistados na infraestrutura e na Saúde, como a criação do AME e a reativação e reforma de PSFs. Na educação, citou a melhoria da qualidade da merenda municipal, que foi amplamente criticada nos últimos dias.

 

O vereador destacou que, em outras gestões, ela só chegava às escolas em março, fator que foi modificado, segundo ele, no atual governo e endureceu as críticas a Ernesto.

 

“Eu não costumo vir para esta tribuna e falar mentiras à população, eu venho para cá trazer uma discussão positiva em prol da sociedade”.

 

O vereador agradeceu ao presidente da Casa, Afrânio Marques (PDT), pelo empenho em afirmar que implantará a Comissão Permanente de Enfrentamento a Seca e destacou o convênio realizado entre a prefeitura e o Governo do Estado, no valor de R$ 450 mil, para ações que amenizem os efeitos da longa estiagem.

 

Ronaldo Pacas afirma que classe estudantil foi enganada com promessas de Dilma Rousseff

.

No seu discurso, o vereador Ronaldo Pacas (PSDC) focou na classe estudantil, mais precisamente aquela que tem seus cursos superiores financiados pelo FIES.

 

De acordo com Ronaldo, milhares de estudantes em todo o país, que dependem do financiamento, tem sido prejudicados devido ao corte de recursos do mesmo.

 

Para o vereador, em Santa Cruz do Capibaribe, cerca de 130 estudantes estão sendo prejudicados por não conseguirem mais fazer seu recadastramento ao programa, fator que pode fazer com que eles não mais consigam recurso que paga as mensalidades as instituições privadas.

 

“Nós fomos enganados e a classe estudantil paga um preço altíssimo por isso.”, frisou.

 

Zezin Buxin destaca trabalho realizado por associações rurais no enfrentamento a seca em Santa Cruz do Capibaribe

.

No seu discurso, o vereador Zezin Buxin (PSDB) focou sobre a seca que assola o município e destacou o trabalho desempenhado por associações rurais no enfrentamento ao problema.

 

Uma das associações destacadas pelo vereador foi a Associação das Produtoras Rurais, tidas segundo ele como a principal que auxiliou na implantação da Feira da Agricultura Familiar, realizada todos os sábados no Parque Florestal.

 

O vereador destacou uma participação em um seminário realizado no sítio Pindurão, que contou com a participação de vários profissionais na discussão de ações que visem o enfrentamento aos efeitos da estiagem.

 

Helinho Aragão destaca visita ao prédio da Escola Técnica, que ainda não foi inaugurado

.

Em seu discurso, o vereador petebista destacou uma visita realizada ao prédio da Escola Técnica Estadual, que ainda não foi inaugurado.

 

De acordo com Helinho Aragão (PTB), 95% das obras já foram concluídas e elogiou a estrutura que será oferecida aos alunos, mas mostrou incredulidade no novo prazo dado para a inauguração do espaço, que é até o dia 20 de março.

 

“Só espero que os alunos estejam no prédio tendo aulas, pois quem ganha é Santa Cruz do Capibaribe e eles.”, disse o vereador.

 

Helinho também aproveitou para destacar uma matéria publicada no site do jornal Folha de São Paulo, que coloca Santa Cruz do Capibaribe como uma das cidades que estão concorrendo com o Polo de Moda na Capital Paulista e atraindo novos compradores.

 

Alguns dos fatores para essa fuga de sacoleiras de São Paulo é a falta de infraestrutura, transporte e segurança naquele município e aproveitou para cobrar melhorias, especialmente a retomada das obras de duplicação da PE-160 e BR-104.

 

Junior Gomes faz discurso apaziguador após duras críticas a Galego de Mourinha

.

No seu discurso, o vereador Junior Gomes (PSB) respondeu as críticas feitas pelo vereador Galego de Mourinha (PTB), que respondeu as afirmações feitas por ele na semana anterior de uso da tribuna.

 

Na semana anterior, Junior Gomes citou que Galego de Mourinha foi um dos responsáveis pelas doações de terrenos irregulares no município durante a gestão de José Augusto Maia (PROS), quando ocupava a pasta de Infraestrutura.

 

O vereador disse que não tiraria uma linha sobre o que falou dele e dos vereadores Deomedes Brito (PTB), Zé Elias (PTB) e Ernesto Maia (PSL), mas destacou que essas críticas seriam no campo político do vereador, mas não no campo pessoal, já que ambos são amigos de longa data.

 

“Eu não retiro uma vírgula do meu discurso anterior, pois entendo que só falei a verdade e jamais falaria algo que pudesse denegrir a imagem pessoal de Galego”.

 

Ao fim do discurso, o vereador pediu para Galego um abraço, de forma a selarem a paz entre ambos, como forma de dizer que a discordância de ideias políticas não interfere na amizade. O pedido de Junior foi atendido e provocou aplausos no plenário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores