14
fevereiro

Resumo da Câmara


Uso indevido de Máquina do PAC II e impasse entre prefeitura e Guardas Municipais predominam discursos dos vereadores

 

Em mais uma reunião ordinária, os vereadores puderam fazer o uso da tribuna. Entre as polêmicas, dois assuntos predominaram a pauta: o uso indevido de uma máquina do PAC II para o nivelamento de um terreno particular e também o impasse entre GCMs e prefeitura.

 

Outros assuntos também chamaram a atenção, especialmente nos discursos de Junior Gomes (PSB) e Jessyca Cavalcanti (PTC). Em dados momentos, os dois chegaram a confirmar o nome de Alessandra Vieira (PSB) como pré-candidata a deputada federal.

 

Já pelo lado da Oposição, Ernesto Maia (PSL) trouxe a retirara, por parte de Carlinhos da Cohab (PSL) da ação contra a Câmara para obrigar o início das CPIs e também Fernando Aragão, que desejou o detalhamento dos recursos para o calçamento de 27 ruas, anunciado ontem (13) pelo prefeito Edson Viiera (PSDB).

 

As ausências registradas, e justificadas, foram a dos vereadores Francisco Ricardo (PSDB) e Carlinhos da Cohab (PSL). Confira o que destacou cada um dos parlamentares:

.

“Essa máquina vem tendo seu uso desvirtuado”, afirma Ernesto Maia sobre uso de motoniveladora do PAC 2 em terreno particular

 

.

A denúncia de uso indevido de uma das máquinas cedidas pelo Governo Federal foi a primeira pauta do discurso do líder da Oposição. Para Ernesto Maia (PSL) a retroescavadeira e a motoniveladora cedidas ao município através do programa PAC II vem sendo usadas, com frequência, de maneira irregular.

 

O vereador citou que que as mesmas já teriam sido alugadas para um treinamento de pilotagem privado, no valor de R$ 800,00 por pessoa e apresentou um DVD que conteria vídeos desse curso.

 

Outra denúncia apresentada é que as máquinas teriam sido utilizadas para nivelar um terreno de propriedade da família Vieira, mas não especificou o local das obras.

 

“Parece que a prefeitura não tem mais medo de nada, que a impunidade vai continuar”, ironizou o político.

 

No segundo ponto principal, o vereador fez uma revelação de que a ação impetrada por Carlinhos da Cohab (PSL), junto ao Ministério Público, seria retirada para que não houvessem mais argumentos que impedissem o início das CPIs da KMC e Teclados.

 

Outra novidade é que o líder da Oposição citou que entrará na Justiça contra o vereador e presidente Junior Gomes (PSB), alegando prevaricação ou seja: crime em que o funcionário publico retarda ou procede com algum ato para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.

 

Klemerson “Pipoca” fala sobre programa implantado na cracolândia e critica Taboquinha Fest

 

Na primeira parte do discurso, o vereador Pipoca (PMN) falou sobre os trabalhos de ordem social, que estão sendo realizados na área da cracolândia.

 

De acordo com o vereador, reuniões com representantes dos programas “Atitude” e o “Pernambuco Presente” serão continuadas e citou recentes ações naquela área.

 

“Visitamos todas aquelas famílias carentes e fizemos o cadastramento. Estamos batalhando para incluir aquelas pessoas na sociedade”, frisou, citando que esse cadastramento revelará a real situação em que vivem as famílias das Travessa Vera Cruz e Favela Beira Rio.

 

Pipoca também destacou a assinatura da ordem de serviço feita pela atual gestão para a pavimentação de 27 ruas no município e depois teceu críticas para o evento da Oposição, o Taboquinha Fest.

 

 

“Uma hora eles não acreditam na Câmara e, em outra, não acreditam na Justiça”, afirma Junior Gomes a Oposição

 

No principal ponto do discurso do vereador Junior Gomes (PSB), foi tocado o ponto em que Ernesto Maia (PSL) afirmou que Carlinhos da Cohab (PSL) retiraria, da Justiça, a ação para que as CPIs fossem iniciadas.

 

Junior rechaçou a Oposição, afirmando que tal decisão mostraria que os aniversários estariam atrapalhados.

 

“Uma hora eles não acreditam na Câmara e, em outra, não acreditam na Justiça”, frisou.

 

O vereador continuou as críticas a Ernesto Maia, citando o episódio ocorrido na semana passada, em que não foi convidado para compor a mesa no cerimonial da assinatura da ordem de serviço para a construção da agência do INSS, organizado pelo grupo adversário.

 

“Isso mostra o atraso do pensamento político desse grupo”, destacou, completando que a Oposição poderia entrar com a ação contra ele por prevaricação, que ele não estaria preocupado com isso.

 

No fim, Junior Gomes criticou o deputado federal José Augusto Maia (PROS) dizendo que ele não se reelegeria e ratificou o projeto de pré-candidatura de Alessandra Vieira (PSB), citando que ela estaria em Brasília em janeiro de 2015.

.

..

“Agora chegou o tempo da decadência”, dispara Jessyca Cavalcanti contra deputado José Augusto Maia

 

Dona de um discurso forte, a vereadora continuou as críticas a família Maia. Para Jessyca Cavalcanti (PTC), o grupo de oposição representaria o atraso e disparou.

 

“A flexibilidade é renovação e reflexão de vida; a rigidez, a inflexibilidade, é sinônimo de morte. Foi assim que Santa Cruz do Capibaribe ficou nesses 12 anos”.

 

Continuando as críticas contra Ernesto, a vereadora citou que ele não tem visitado as obras do calçadão e também a praça de alimentação e, contra o deputado federal José Augusto Maia (PROS), a vereadora disparou:

 

“Agora chegou o tempo da decadência porque, de fato, vão chegar candidatos que representam a história política de Santa Cruz”.

 

“Não importa quem seja o pai da obra e sim que ela seja construída”, afirma Zé Elias sobre agência do INSS

 

No principal ponto do discurso, o vereador petebista amenizou as polêmicas em torno da paternidade da agência do INSS.

 

“Não importa quem seja o pai da obra e sim que ela seja construída”, frisou. Em seguida, o vereador falou sobre caso do uso indevido de uma máquina patrol do PAC II, no nivelamento de um terreno particular.

 

“Faço um apelo para que, em vez de colocar essas máquinas em obras particulares, vamos colocá-las na zona rural”, frisou.

 

No fim do discurso, o vereador pediu união dos vereadores para solicitar de Diogo Moraes (PSB) mais empenho para o início de uma operação tapa buracos na PE-160 e citou requerimentos seus que foram atendidos pela atual gestão.

..

Zezin se posiciona a favor de internações obrigatórias para dependentes de drogas da área da cracolândia

.

O discurso que o líder da bancada de situação trouxe para a tribuna tratou da polêmica questão sobre como deve ser o atendimento destinado aos dependentes químicos da área da cracolândia.

 

Para Zezin Buxin (PSDB), casos de internação de pessoas para tratamento estão sendo realizados, mas a ausência de obrigatoriedade na continuidade do tratamento fazem com que essas pessoas retornem ao vício.

 

“Deveria existir uma lei que obrigasse a essas pessoas a continuar esses tratamentos, mas a lei ainda garante que eles tem a liberdade de sair. (…) eu não entendo o porque dessa liberdade se eles voltam a usar drogas”, destacou.

.

Galego de Mourinha considera autoritarismo suspensão de guardas municipais e denuncia perseguições a agentes de saúde

 

O vereador petebista focou o impasse entre o prefeito Edson Vieira (PSDB) e os guardas municipais.

 

Para Galego de Mourinha (PTB) o prefeito estaria perseguindo os GCMs e estaria sendo autoritário quando a decisão de suspensão preventiva por 30 dias, sem vencimentos salariais.

 

“O prefeito manda dentro da lei, do limite, mas ele não pode pregar o autoritarismo em Santa Cruz”, pontuou.

 

Os problemas da PE-160 também foram abordados. Para o vereador, o governador Eduardo Campos (PSB), juntamente com o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) estariam desrespeitando a população de Santa Cruz.

 

Já no tema perseguição política, Galego fez a denúncia que a atual diretora presente na Secretaria de Saúde estaria perseguindo os agentes de saúde.

 

“Mandam eles pedirem licenças para que se tragam agentes de Caruaru”, emendou.

 

Dida de Nan solicita investigações sobre flagrante de uso indevido de máquina do PAC II em obra particular

 

No principal ponto ao usar da tribuna, o vereador tucano cobrou a apuração do caso do uso de uma motoniveladora, cedida a prefeitura através do Governo Federal, para nivelar um terreno de propriedade privada.

 

Dida de Nan (PSDB) também criticou o discurso feito por Ernesto Maia (PSL) quanto ao uso dessa mesma máquina para nivelar o terreno presente no campo municipal do Arizão, citando que, mesmo sendo pré-candidato a deputado estadual, estaria desmerecendo as pessoas que gostam de esportes.

 

Por fim, Dida fez elogios ao anúncio do prefeito Edson Vieira (PSDB) quanto a assinatura da ordem de serviço para pavimentação de 27 ruas e destacou também a chegada, prevista para junho, do sinal de celular para o distrito de Poço Fundo, criticando, mais uma vez, o grupo adversário.

 

“Eu quero ver, aqueles que tiraram onda de mim, onde vão colocar a cara”, frisou.

 

“Acho que faltou diálogo entre o comandante e os comandados”, afirma Helinho Aragão sobre impasse entre GCMs e prefeitura

 

A suspensão preventiva dos guardas civis municipais que se recuaram a ficar no trailer de apoio instalado na área da cracolândia foi um dos pontos focados pelo petebista.

 

Helinho Aragão (PTB) citou que faltou diálogo entre o comandante da Guarda municipal, coronel Donizete e seus comandados, citando também que a prefeitura deveria rever a suspensão preventiva dos 18 guardas envolvidos.

 

O vereador também citou os problemas na  PE-160, cobrando para que o deputado Diogo Moraes se pronuncie sobre quando será iniciada a operação tapa buracos na via.

 

Em seguida, Helinho falou sobre os horários de saída das crianças das creches, cobrando para que seja criado um tempo de tolerância de meia hora na saída de forma a que os pais possam ter mais tempo para encerrar seu expediente de trabalho.

.

Vânio Vieira destaca problemas urbanos provocados pela falta de planejamento em loteamentos

 

.

O vereador tucano destacou o anúncio do prefeito Edson Vieira (PSDB) quanto a pavimentação de ruas e enfatizou os problemas urbanos como a falta de calçamento e problemas no saneamento presentes em loteamentos que não cumpriram com as exigências mínimas nos bairros da Palestina e Neco Aragão.

 

“Esse dinheiro que será gasto (nas obras de pavimentação) poderia ter sido revertido na construção de escolas no município”, completando que outras áreas importantes seriam beneficiadas.

 

Afrânio Marques critica posicionamento da Oposição quanto ao impasse entre prefeitura e Guardas Municipais

 

O vereador pedetista criticou o posicionamento da Oposição quanto a denúncias feitas contra a atual gestão e também ao impasse gerado entre guardas municipais e prefeitura.

 

Afrânio Marques (PDT) criticou Ernesto Maia (PSL), indagando se ele teria “quilate moral para essas denúncias” quanto aos pedidos de CPIS de sua bancada, dos próprios guardas municipais e também dos professores.

 

O vereador destacou que, segundo ele, Ernesto teria chegado a filmar o comportamento desempenhado pela guarda e que a sua mãe, a ex-secretária de Educação Socorro Maia só teria audiências com a classe dos professores mediante ordens judiciais.

 

Sobre a CPI dos terrenos, realizada anteriormente na Câmara em 2009, Ernesto teria sugerido para que a CPI fosse arquivada “quando estava chegando nos terrenos que foram doados por seu tio”, o deputado federal José Augusto Maia (PROS).

 

Narah Leandro destaca “Projeto Transformar” na área da cracolândia e defende novas negociações entre GCMs e prefeitura

 

A vereadora socialista destacou a repercussão, a nível de estado, do “Projeto Transformar”, de sua autoria.

 

De acordo com Narah Leandro (PSB), o projeto foi destaque na pauta de discussões da reunião do Pacto pela Vida do governo do estado.

 

“Hoje, estou muito feliz. Estamos juntos e o desafio é muito grande, mas que será referência para Pernambuco e o Brasil”.

 

A vereadora destacou o cadastramento das famílias na Travessa Vera Cruz e nas proximidades, como também o mesmo processo para moradores que ficam na Favela Beira Rio, por trás do Mercado de Farinha, para inserir aqueles moradores em projetos sociais de habitação, tanto federais como municipais.

 

Sobre o impasse entre embora da Guarda Municipal e Prefeitura, a vereadora pontuou que defende que negociações sejam abertas e que só vão para o trailer de apoio instalado na cracolândia os GCMs que realmente quiserem, sem a necessidade de retaliações.

 

 .

.

Deomedes Brito aborda o não pagamento do terço de férias, polêmica da Patrol e impasse dos GCMs e Prefeitura

 

O vereador petista enfatizou três pontos no uso da tribuna. O primeiro deles foi a cobrança para que o terço de férias dos professores da rede municipal de ensino seja pago, promessa, segundo ele, não cumprida desde o ano passado.

 

Sobre a suspensão preventiva pela prefeitura dos Guardas Municipais que se recusaram a permanecer no trailer instalado na cracolândia, Deomedes Brito (PT) pontuou que eles deveriam ter tido o treinamento adequado, assim como equipamentos de segurança.

 

Já sobre o uso indevido da motoniveladora do PAC II em terreno particular, o político citou que Edson Vieira (PSDB) não teria pulso para impedir tal atitude.

 

“Infelizmente  vemos a máquina fazendo serviços em locais particulares, mas ele (o prefeito) tem pulso para perseguir os guardas”, pontuou.

 

.

Ronaldo Pacas afirma que críticas vindas de emissoras de radio quanto a constantes quebras da máquina de raios-x é desnecessária

 

Penúltimo orador da noite, Ronaldo Pacas (PSDC) destacou as críticas vindas de alguns radialistas quanto as constantes quebras da máquina de raios-x.

 

O vereador chegou a afirmar que pessoas estão sendo atendidas na policlínica de São Domingos em busca do procedimento, mas frisou que pessoas daquele distrito também são atendidas, sem distinção, nas unidades hospitalares de Santa Cruz.

 

“Só hoje foram 18 pessoas atendidas”, frisou. Ronaldo também parabenizou Dida de Nan (PSDB) por sua luta em busca do sinal de celular para o distrito de Poço Fundo, do anúncio de novas pavimentações de ruas pelo atual governo e elogiou as mudanças na área da cracolândia, graças ao “Projeto Transformar”.

 

“Quando se fala em Santa Cruz do Capibaribe para Eduardo Campos, ele só se interessa pelos votos”, desabafa Fernando Aragão

 

.

O alvo de Fernando Aragão (PSB) foi Eduardo Campos (PSB) através da má conservação da PE-160 e também o lançamento de pré-candidaturas de quatro primeiras-damas em todo o estado para ganhar corpo eleitoral, incluindo-se aí Alessandra Vieira (PSB).

 

“Ele se esquece que está fazendo política com o dinheiro do povo. É uma maldade tremenda o que estão fazendo.

 

Outro ponto abordado pelo vereador é a quantidade de projetos, vindos da prefeitura! em caráter de urgência para votação. De acordo com o político, tais projetos nesse formato tiram o pleno entendimento e análise profunda dos projetos.

 

No último ponto, Fernando cobrou do presidente da Casa, o vereador Junior Gomes (PSB) que sejam apresentadas todas as emendas e demais recursos que serão usados pela prefeitura no novo projeto para pavimentação de 27 ruas.

 

O argumento do vereador é que a prefeitura está com seu funcionalismo inchado, o que, graças a uma possível falta de dinheiro para a contrapartida, cerca de R$ 1 milhão, faça com que as obras não sejam concluídas.

 

5 Comentários

  1. LUIZ BEZERRA (LULU) disse:

    Vamos relembrar aos “três patetas” que qualquer cidadão Santacruzense pode solicitar da Prefeitura Municipal os serviços para retirada de metralhas ou coisa semelhante, desde que paque uma taxa de expediente.

    1. LUIZ BEZERRA (LULU) disse:

      “ACEITEM QUE DÓI MENOS”

      1. SILVIA CARLOS disse:

        NÃO PODE! VEJA A LEGISLAÇÃO!
        A PREFEITURA NÃO É UMA EMPRESA! A PREFEITURA SÓ PODE COBRAR TAXAS DE EXPEDIENTE, IPTU, INSS, ETC MAS NÃO PODE ALUGAR MÁQUINAS DO PAC II. DUVIDAS??? PERGUNTE AO MINISTÉRIO PÚBLICO. “ACEITA QUE DÓI MENOS… …KKKKKKKKKKK”

    2. José disse:

      FICHA SUJA, kkkkkkkkkkkkk, aceita que doí menos, FICHA SUJA

  2. Marcelo Aragão disse:

    Essas máquinas do PAC não podem estar recolhendo metralhas ou coisa semelhante e sim a finalidade específica determinada pelo governo federal. No mais é aceitar os desmandos e os desvios de finalidade das administrações pública que dói menos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores