08
novembro

Resumo da Câmara


 Tema da Merenda marca mais uma noite de discursos dos vereadores

 

Em mais uma noite de discursos, os vereadores focaram principalmente as denúncias feitas pelo vereador Galego de Mourinha (PTB) quanto a qualidade da merenda servida na escola da Palestina.

 

Outros pontos importantes como a audiência pública com servidores municipais, marcada para manhã da próxima segunda-feira (11) e que tratará sobre a adoção do plano de previdência própria, assim como a assembleia que decidiu pelo fechamento do Moda Center aos domingos ficaram em segundo plano.

 

Um ponto que chamou a atenção foi que quase um terço dos políticos estavam ausentes ou não usaram da tribuna, em sessão que também foi votada as contas do exercício 2011 do ex-prefeito Toinho do Pará (PHS).

 

Confira o que falou cada um dos vereadores:

Galego de Mourinha volta a denunciar descaso com merenda oferecida em escola do Bairro da Palestina

.

Primeiro a usar a tribuna, o vereador Galego de Mourinha trouxe novamente a denúncia feita contra a escola do Bairro da Palestina. De acordo com o vereador, não estariam servindo a merenda de maneira adequada e sim bolacha com suco durante a maioria dos dias do mês de outubro.

 

“Isso é lamentável para quem diz que se tem merenda de qualidade”, destacou, citando que o problema estaria acontecendo em várias escolas da rede municipal. Galego ainda ironizou a defesa apresentada pelo vereador Vânio Vieira, que afirmou que a merenda não estaria sendo servida corretamente porque a mesma esteve com problemas de saúde.

 

“Ele diz que a merendeira estava doente, mas ela passou vinte dias doente?!”, pontuou.

 

O vereador ainda levou para a tribuna mais duas denúncias. A primeira foi de um suposto caso de perseguição política por parte de um funcionário da prefeitura na Vila do Pará. O funcionário, identificado como “Buga”, estaria privilegiando eleitores do grupo de situação quanto a distribuição da água de um poço comunitário, fato ocorrido no último sábado (02).

 

Galego também denunciou que casos de mal atendimento estão ocorrendo no Hospital Municipal.

Narah Leandro fala da implantação da CEAPA em Santa Cruz

 

A vereadora Narah Leandro (PSB) comemorou a chegada em Santa Cruz de uma Central de Apoio às Medidas e Penas Alternativas. Segundo Narah, a Central, que funcionará no Fórum Naércio Cireno, possibilitará que infratores de pequenos delitos possam pagar sua pena servindo a sociedade ao invés de ir para um presídio conviver com homicidas e estupradores.

 

Narah ressaltou a vinda da secretária estadual de desenvolvimento e direitos humanos, Laura Gomes à câmara de vereadores para apresentar a Central e se colocar a disposição dos vereadores. A socialista afirmou que solicitou a secretária Laura Gomes, a implantação também de uma Central de Mediação de Conflitos na Comunidade.

 

“Temos altos índices de crimes de proximidade por causa de um passarinho, um som, briga de trânsito e não podemos fechar os olhos para isso e continuar banalizando a vida” pontuou.

 

A vereadora também garantiu que a Cadeia Pública será entregue no início de 2014.

 

Ao final do discurso, Narah anunciou a implantação da Polícia Amiga Itinerante para a próxima segunda-feira (11). Será um trailer com um guarda municipal e um policial militar ligados com a polícia civil.

 .

.

Vânio Vieira rebate denúncias de Galego de Mourinha e dispara: “O vereador veio faltar com a verdade aqui na tribuna e correu; foi embora!”

 

O vereador tucano rebateu as denúncias feitas por Galego de Mourinha, em relação à qualidade da merenda ofertada na Escola da Palestina. De acordo com Vânio Vieira (PSDB), o petebista desconhece a situação das escolas da rede municipal por não ter ido visitá-las e ironizou o caso.

 

“Eu acho que ele pensa que está no governo de José Augusto Maia”, destacou, completando que Galego de Mourinha, que se ausentou da Câmara depois de discursar, teria fugido para não responder o vereador de situação.

 

Vânio citou que todas as escolas que ele visitou estariam oferecendo merenda de qualidade e afirmou que, em outras gestões, a água servida aos alunos daquela escola era acondicionada em uma caixa de água suja, servida em baldes de plástico e endureceu as críticas.

 

“O vereador (Galego de Mourinha) veio faltar com a verdade aqui na tribuna e correu; foi embora!”.

“As gratificações que são pagas aos funcionários estão sendo cortadas”, afirma Ernesto Maia

 

O vereador Ernesto Maia (PSL) começa criticando o discurso do vereador Vânio Vieira em afirmar que o problema da merenda na Palestina foi por conta de uma vereadora doente. Segundo Ernesto, as escolas Orlandina e João Maia também passam pelos mesmos problemas.

 

Em aparte, o vereador Vânio Vieira (PSDB), reafirma que o motivo da merenda na Palestina ser apenas suco com bolacha, deve-se a uma merendeira que estava doente e critica Ernesto alegando que no governo de José Augusto Maia faltava merenda.

 

Ernesto responde que a falta de merenda em gestões anteriores aconteciam no começo do ano por falta de licitação.

 

O ponto forte do discurso do vereador foi quando ele falou da audiência pública que será realizada na segunda-feira (11) para tratar da Lei da Previdência Própria.

 

De acordo com Ernesto, a audiência acontecerá sem tempo para divulgação e sem a participação dos servidores, que estarão trabalhando no momento. Ernesto ainda faz um apelo ao líder do governo na câmara, Dida de Nan (PSDB), para se articular uma nova e desconfia que a prefeitura não queira a participação do servidor público municipal.

 

“As gratificações que são pagas aos funcionários estão sendo cortadas, ameaças de demissões… Se está acontecendo isso agora imagine com o fundo próprio gerido pela prefeitura municipal.”

 .

.

Fernando Aragão denuncia que audiência pública com servidores, que tratará sobre a adoção da previdência própria, está marcada em horário para prejudicar servidores municipais

 

O vereador do PROS trouxe, para a tribuna, mais críticas a atitudes tomadas pelo atual governo.

 

De acordo com Fernando Aragão (PROS), uma audiência pública que será realizada com o quadro de servidores da prefeitura, para tratar sobre a aplicação da previdência própria, foi marcada de maneira inadequada de modo a evitar que a maioria dos servidores não possa conhecer a importância do assunto.

 

“Como é que os empregados e servidores públicos, em uma plena segunda-feira, às 9h, vão estar aqui presentes para fazer uma audiência pública tendo que trabalhar. Eu acho que está havendo certa incoerência”, frisou.

 

Em seguida, o vereador elogiou a importância da inauguração, no novo fórum, da Central de Apoio às Medidas e Penas Alternativas (CEAPA), que irá acompanhar as punições e penas alternativas dadas a pessoas que cometeram pequenos delitos no município.

 

No final, Fernando Aragão falou sobre a próxima quarta-feira (13), dia em que fará uma coletiva de imprensa para anunciar se continua ou não com seu projeto de candidatura a estadual nas eleições de 2014.

 

“Este é resultado de um grupo que está sendo destruído por um ditador”, afirma Jessyca Cavalcanti

.

A vereadora Jéssyca Cavalcanti (PTC) bateu no discurso do vereador Ernesto Maia em relação à audiência do fundo próprio de garantia.

 

“O vereador fez parte de um governo que de forma mais cínica do mundo passou a mão nos recursos do INSS dos servidores. Onde muitos, como foi o meu caso, foram ao INSS e nem o nome estava registrado“ disse.

 

Jessyca firmou que Ernesto não acompanhou as reuniões para debater as propostas do fundo próprio. Segundo Jéssyca, faz cinco meses que o assunto vem sendo tratado com as lideranças sindicais e vereadores.

 

A vereadora lembrou de um momento onde segundo ela, foi a escola do bairro Santo Agostinho participar de uma reunião de pais e mestre, mas os professores foram proibidos de participar da reunião e foram escoltados pela policia. “A prefeitura queria colocar os pais contra os professores que estavam em greve” falou Jéssyca.

 

Por fim a vereadora situacionista acusou o deputado José Augusto de ser um ditador e disse que Ernesto não tem o apoio do tio.

 

“Este é resultado de um grupo que está sendo destruído por um ditador” finalizou.

 .

.

Deomedes Brito denuncia que prefeitura cortou gratificações e demitiu funcionários para equilibrar contas

 

Corte de gratificações e demissões no atual governo. Foram estas as principais temáticas abordadas pelo vereador petista. Para Deomedes Brito (PT), faltou planejamento ao governo municipal quanto as suas contas.

 

“Já dizem que teve demissão na área de saúde e vai ter mais demissões. É isso que eu vejo, muitos coitados que me procuraram diziam: “Mas Deomedes, eu já fiz contas, empréstimos e agora tenho que sair”. Porque colocam os coitados e com sete, oito meses tiram de novo?! É melhor não ter colocado”, frisou.

 

Deomedes também rebateu as afirmações feitas pelo vereador Vânio Vieira (PSDB) sobre a polêmica da qualidade da merenda servida nas escolas da Palestina. Para o petista, as denuncias de que foram servidos apenas bolacha com suco aconteceram e que o vereador de situação parasse de comparar o assunto a outras gestões.

 

“Temos que saber que a partir de primeiro de janeiro de 2013 o prefeito é Edson Vieira. Se teve alguma coisa boa, méritos pra ele; mas se teve coisa errada, tem que se começar a falar”, destacou o político.

 

Oposição precisa ter cuidado com as denúncias que faz, afirma Zezin Buxin

 

Zezin Buxin (PSDB) falou do crescimento da feira do Santo Agostinho e elogiou a existência da barraca cultural, onde artistas regionais se apresentam na feira. O vereador também tocou no assunto da previdência própria e demonstrou preocupação.

 

“Essa questão da previdência própria realmente é preocupante. Espero que ela, acontecendo ou não, beneficie as pessoas e não aconteça o que aconteceu no passado prejudicando o futuro de pessoas que têm trabalhado a vida toda” disse Zezin.

 

Zezin ainda comentou as denúncias de vereadores oposicionistas sobre a qualidade da merenda escolar. Para o vereador, a oposição precisa ter muito cuidado com denúncias e que  quando ele fazia oposição, investigava todas as denúncias que recebia, antes de leva-las a tribuna.

 

O vereador finalizou falando da implantação da CEAPA. Segundo ele, um infrator de pequenos delitos indo para o presídio sairia pior.

 .

.

Klemerson Pipoca elogia inauguração da CEAPA e solicita a Secretária Laura Gomes uma unidade do programa de acessibilidade “PE Conduz”

.

O vereador do PMN focou as iniciativas de ordem social. O primeiro ponto foi à inauguração, no novo fórum do município, da Central de Apoio às Medidas e Penas Alternativas (CEAPA), que irá acompanhar as punições e penas alternativas dadas a pessoas que cometeram pequenos delitos no município.

 

Para Klemerson Pipoca (PMN) a iniciativa será de grande valia para o município e para as pessoas que cometeram pequenos crimes, já que serão punidas de maneira adequada, sem se envolver com criminosos de periculosidade maior.

 

“Esse CEAPA vem trazer justamente isso”, destacou o vereador.

 

O segundo ponto foi a sua solicitação feita a Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Pernambuco, Laura Gomes.  O vereador destacou a necessidade de implantação no município de uma unidade do programa estadual “PE Conduz”, que proporciona veículos adaptados para pessoas com deficiência poderem se deslocar para centros como a AACD e o IMIP.

 

“Esperamos que ela veja com carinho esse programa para Santa Cruz do Capibaribe”.

Afrânio comemora decisão de condôminos em fechar o Moda Center aos domingos

 

O vereador Afrânio Marques (PDT) comentou o resultado da assembleia do Mada Center que decidiu por maioria absoluta, fechar o parque aos domingos.

 

“O Moda Center foi feito com intuído de vender para o atacadista. No domingo 60% são compradores de varejo, ao olhar inicial parece ser uma coisa positiva, mas a compra no varejo tira os clientes da sacoleira, então ela deixa de vir comprar aqui” pontuou.

 

Afrânio falou também da forma como a assembleia foi realizada e aproveitou para criticar as gestões anteriores do parque.

 

“A diretoria não impôs. Não era aquelas assembleias de 13 pessoas que aconteciam numa quarta feira de cinza. Foram mais de 2000 mil pessoas que decidiram” concluiu Afrânio.

 

O vereador tocou no assunto do fundo próprio de previdência e considerou que deve se aprofundar as discussões o máximo possível e  que assim o foi feito com os sindicatos.

 .

.

Dida de Nan rebate críticas de Deomedes quanto a não instalação de antenas de celulares prometidas a Vila de Poço Fundo

 

No seu discurso, o líder do governo na Câmara rebateu as acusações afirmações feitas por Deomedes Brito (PT) na última terça-feira (06). O vereador petista afirmou que Dida de Nan (PSDB) não cumpriu com sua promessa de instalar as antenas que viabilizassem o sinal de celular para o distrito de Poço Fundo.

 

Dida citou que, na época de sua campanha a vereador, chegou a ir ate Brasília para conversar com o deputado federal Bruno Araújo para viabilizar o projeto, mas que a resposta prometida pelo deputado, que disse que viabilizaria a colocação das antenas, foi demorada e decidiu procurar Eduardo da Fonte (PP),mas sem sucesso, partindo para custear por conta própria.

 

“Em alguns lugares pegava e em outros sumia (o sinal). Nessa brincadeira, foi embora nove mil reais, eu pagando por mim. Pensei na ajuda do prefeito Edson, do deputado Diogo Moraes (PSB), mas eles não mandaram eu colocar o aparelho lá na vila de Poço Fundo. Então não teve resultado, pra que cobrar de nossos colegas. Eu pergunto ao vereador Deomedes: Onde foi que eu errei?! O senhor prometeu também”, frisando que Deomedes teve o governador e o governo ao seu lado e não cumpriu a promessa.

 

Dida também citou que a Oposição fazia pouco caso do problema, pedindo para que pessoas fizessem ligações de celular da Praça de Poço Fundo, com o sinal das antenas que Dida de Nan teria colocado.

 

Zé Minhoca faz defesa ao governo e afirma que gestões anteriores não ouviram as entidades sindicais

 

Em seu discurso, o vereador tucano saiu em defesa do atual governo, rebatendo críticas vinda da Oposição. Para Zé Minhoca (PSDB), a audiência pública para a manhã da próxima segunda-feira (11), que abordará com os servidores municipais a temática da previdência própria não poderia ser em outro dia.

 

“Quanto ao assunto da previdência própria, tenho três pontos merecem destaque. Primeiro, todos os dias da semana que vem essa Casa estará ocupada, sendo utilizada em diversas solenidades. Segundo, o especialista que é responsável pela elaboração deste projeto só poderá vir a cidade na segunda. Por último, ao contrário do que acontecia nas gestões passadas, o prefeito Edson Vieira ouviu os sindicatos, que nunca foram ouvidos para nada”, destacou o vereador.

 

Zé Minhoca também defendeu os novos contratos feitos pela prefeitura para a locação de veículos, citando que a gestão está agindo de forma transparente em relação aos valores com a população.

 

“Quem tiver dúvidas, é só consultar a prefeitura”, disse.

.

.

Fernando Aragão não deve abrir mão de sua pré-candidatura a estadual em 2014, afirma Ronaldo Pacas

 

.

Último orador da noite, Ronaldo Pacas (PSDC) falou sobre as denuncias levantadas pelo vereador Galego de Mourinha (PTB) sobre a qualidade da merenda servida na Escola do bairro da Palestina.

 

O vereador citou que falhas existem quanto à distribuição da merenda, mas que o assunto não deveria ser levado tão a sério, já que o município, durante a gestão de José Augusto Maia (PTB) teria sido destaque nacionalmente com esse problema.

 

Quando o assunto foi a discussão sobre a adoção da previdência pública, que será debatido em audiência pública na próxima segunda-feira (11), Ronaldo Pacas rebateu afirmando que a discussão não teria sido mal divulgada, já que a discussão já teria sido levada dentro do poder legislativo, assim como em outras entidades.

 

“Quero reforçar o convite para que todos participem na próxima segunda da audiência pública em torno da previdência própria, pois é um tema importantíssimo. É bom que possamos debater esse assunto para que os funcionários não sofram qualquer tipo de prejuízo”.

 

No ponto principal do discurso, Ronaldo Pacas falou sobre a importância de Fernando Aragão manter sua pré-candidatura ao posto de deputado estadual. Para o vereador, o petebista não deveria abrir mão, já que números revelados em pesquisa revelariam que Fernando Aragão teria um índice baixo de rejeição em relação aos demais pré-candidatos.

Um Comentário

  1. Eiinstein disse:

    o que me impressiona é que a situação não consegue mudar o discurso, todos os descasos deles é sempre comparado as gestões anteriores, esse povo só vive de passado. Eles devem lembrar que foram eleitos para consertar e não para se desculpar com os erros do passado, acordem vereadores, por favor todos mudem seus discursos, porque o povo não aguenta mais esses discursos enfadonhos e desculpas esfarrapadas. parabéns para zezim quando diz que deve se olhar melhor a questão da previdência privada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores