10
abril

Resumão da Câmara


Zé Minhoca acusa Ernesto de apontar falhas da administração com “dedo sujo”

 

O parlamentar tucano focou a polêmica causada pela falta de funcionamentos dos geradores, principalmente o que fica no Hospital Municipal que, segundo o vereador, estaria quebrado há pelo menos dois anos.

 

“Os ladrões que roubaram Santa Cruz ao longo dos últimos doze anos deixaram o gerador do hospital quebrado”, destacou o vereador.

 

Zé Minhoca saiu em defesa do atual governo e direcionou suas críticas para o vereador Ernesto Maia (PTB), que teria culpado a administração de Edson Vieira pela morte da senhora Maria do Céu, falecida durante atendimento médico, no último domingo (07).

 

“Não aponte o seu dedo sujo para a administração de Edson Vieira, nunca mais”, falou.

 

Ao final, o parlamentar cobrou a união dos poderes para que um novo gerador seja comprado para o Hospital Municipal.


Carlinhos da Cohab denuncia falta de funcionamento de Raio-X no hospital Materno Infantil


O vereador Segundo Carlinhos (PSL), falou sobre a falta de funcionamento da maquina de raio-x do Hospital Materno Infantil, citando que uma senhora levou seu para realização do exame, mas teve que ser encaminhada para outro local.

“Quero ver se nesses 100 dias ele consertou o raio-x do Materno Infantil”, referindo-se ao prefeito Edson Vieira (PSDB).

 

O vereador também denunciou problemas no PSF do bairro Rio Verde. Segundo ele, faltam seringas para aplicação de insulina em diabéticos e que funcionários do local teriam sugerido para que uma senhora reutilizasse as seringas descartáveis.

 

Ao final, Carlinhos fez críticas ao secretário de saúde Marlos Ferreira sobre a polêmica dos geradores quebrados nos dois hospitais de Santa Cruz do Capibaribe.

 

“Vendo a nota (divulgada na imprensa pela prefeitura) o secretario fala que desde novembro o gerador está quebrado. Passou-se janeiro, fevereiro, março e abril e continua quebrado. Não deu tempo para ajeitar?!”, finalizou.


 

Fernando Aragão denuncia má prestação de serviços em Policlínicas


O vereador petebista falou de sua visita às instalações presentes no Materno Infantil e também na policlínica presente naquele local.

Fernando (PTB) chegou a tentar marcar uma consulta com uma nutricionista, mas lhe foi dito que a profissional de saúde só atenderia as sextas-feiras, fato que causou tristeza ao vereador tamanha demora pelo atendimento.

Fernando também salientou que a quantidade de médicos presentes Nas unidades de saúde diminuiu desde a última gestão de José Augusto Maia (2008), mas que na atual gestão o caso era mais grave.

“Infelizmente no governo de Toinho houve baixas. A policlínica não teve médicos como no outro governo, mas hoje ela está de fazer pena”.

Fernando continuou as suas denúncias, mas focando a nova policlínica. Segundo o vereador, a AME (Assistência Médica Especializada) estaria com longas filas e incapaz de acomodar decentemente as pessoas que vão ao local como também faltam médicos na policlínica do Materno Infantil.

 

Helinho Aragão mostra preocupação com a dengue em Santa Cruz

O vereador falou de sua preocupação ao ler uma matéria veiculada no Portal MaisAB.com, que mostrava que foram notificado mais de 1502 casos de suspeita de dengue no estado.

De acordo com o texto, houve mais de 300 confirmações e que Santa Cruz do Capibaribe se encontrava entre as cidades com maior percentual de doentes.

Nesse momento, o vereador Carlinhos da Cohab pediu uma aparte afirmou que a cidade poderia estar com índices bem maiores, acusando o secretário de saúde Marlos Ferreira de manipular os dados de sorologia para identificação dos casos.

Helinho também afirmou que os agentes de endemias não estavam prestando serviços adequados e cobrou do secretário de saúde as providências.


“Gostaria de saber quem é o responsável pelo combate à dengue em nosso município, pois me preocupo com os números da doença em Santa Cruz do Capibaribe”.

 

Afrânio Marques afirma que problemas nos geradores já eram discutidos desde 2009

Especificamente sobre os geradores, o vereador afirmou que essa discussão já não era nova, mas que a bancada de vereadores de oposição (na época situação), não tinha se pronunciado sobre o problema.  

“Se o pessoal da situação buscar nos blogs, essa questão do gerador não era de hoje. Em 2009 eu alertava sobre esse fato. São problemas recorrentes de como se administrou essa cidade”, destacou.

Afrânio (PDT) também aproveitou para criticar o deputado federal José Augusto Maia (PTB). Segundo o vereador, José Augusto, mesmo possuindo mais de 20 mil votos nas ultimas eleições, não trouxe nada de concreto para Santa Cruz do Capibaribe.

“Qual foi o benefício trazido pelo deputado federal, filho da terra, para a saúde publica do município?! E olhe que, mesmo sendo perdedor, ele teve mais de 20 mil votos”, destacou o vereador.

Segundo Afrânio, o que Zé trouxe de concreto foram 300 mil reais para a saúde e que Paulo Rubem, mesmo tendo menos de 500 votos nas últimas eleições, teria destinado emendas para o município no valor de R$ 1,3 milhão para a construção de uma policlínica, além de 500 bolsas para projetos de capacitação de jovens.

 

Narah Leandro fala sobre requerimento para implantação da Unidade de Saúde da Mulher em Santa Cruz

A vereadora socialista demonstrou a sua preocupação com a falta de um local específico para atendimento a saúde da mulher no município.

Segundo Narah (PSB) já foi encaminhado um requerimento para o prefeito e para o secretário de saúde Marlos Ferreira para que seja implantada uma Unidade de Saúde da Mulher, que realizará exames específicos como àqueles usados para descobrir diversos tipos de câncer.

“Aquela que gera a vida, merece uma atenção especial”, destacou a vereadora.

Narah também falou de uma audiência que será realizada na próxima segunda-feira (15) pela UVP com o Secretário Estadual de Transportes Isaltino Nascimento.

A pauta será a retomada das obras da BR-104, paralisadas há mais de um ano.

 

Galego de Mourinha afirma que prefeito deve parar de jogar a culpa em Toinho pelos problemas enfrentados no seu governo

O vereador partiu para o ataque direto ao prefeito Edson Vieira (PSDB).

Segundo Galego (PTB), o prefeito deve parar de colocar a culpa no governo do ex-prefeito Toinho do Para (PTB) pelos problemas que surgem na atual gestão.

“Quero dizer uma coisa, todo governo, independente do que for, tem acertos e erros”, destacou o vereador.

Galego também dirigiu suas palavras ao vereador Zé Minhoca, sobre o polêmico caso dos geradores que não funcionaram nas unidades de saúde durante a queda de energia do último domingo (07).

“Se o gerador estava quebrado, o governo de Edson foi eleito para consertar. Vamos acabar de dizer que, tudo o que tem de erro no governo de Edson, é culpa do Governo de Toinho”, destacou.

.

 

Zezin Buxin afirma que pareceres técnicos distorcidos dificultam ações do estado para resolver o problema da falta de água

O vereador relatou que participou de uma reunião na Secretaria de Recursos Hídricos do Estado.

Chegando lá, geólogos teriam dito ao vereador que a água armazenada no subsolo do rio, onde existe areia, é inútil e que a compesa tem água suficiente para abastecer a cidade.

Segundo Zezin (PSDB), esses peritos estão levando uma mensagem errada para o Governo do Estado.

Isso dificultaria a chegada de ações que resolvessem o problema da falta de água a médio e longo prazo em Santa Cruz do Capibaribe.

“Creio que uma das dificuldades que temos em conseguir água para Santa Cruz, é pelo fato de pessoas e líderes de órgãos imaginarem que nossa cidade tem água suficiente para o seu abastecimento”, destacou o vereador.


Dida de Nan afirma que reunião taboquinha serviu para “um puxão de orelha” na bancada de oposição

O líder do governo na Câmara falou sobre a reunião realizada entre o grupo taboquinha, ocorrida no último domingo (07).

Segundo Dida (PSDB), a reunião serviu para que a bancada levasse “um puxão de orelha” o deputado federal José Augusto Maia, especialmente na hora dos discursos da bancada adversária.

“Vocês sofreram um puxão de orelha do deputado federal, porque os discursos de vocês estão diferentes”, destacou o vereador.

Dida de Nan também mostrou a sua insatisfação quanto ao caso dos geradores que não funcionaram durante a falta de energia elétrica do último domingo (07).

Para ele, o caso é inadmissível, mas ressaltou que em 2009, durante a gestão taboquinha, nada foi feito para solucionar o problema.

O vereador enfatizou as soluções encontradas para resolver os problemas presentes com os proprietários de barracas e ressaltou outras obras começadas na atual gestão.

Klemerson Pipoca fala sobre projeto de lei que garante a meia entrada para pessoas com deficiência em Santa Cruz

O vereador falou sobre os recentes avanços conseguidos na saúde no município, mesmo com a polêmica gerada em torno do não funcionamento dos geradores de energia nos dois hospitais da cidade.

Para Pipoca (PMN), o número de cirurgias aumentaram como também a quantidade de médicos presentes no Hospital Municipal e a chegada das novas ambulâncias.

Sobre o caso do gerador do Hospital Municipal, o vereador foi enfático.   

“O gerador do Hospital Municipal foi entregue a administração de Edson Vieira totalmente desmontado, sucateado e várias peças foram roubadas”.

Ao final, Pipoca destacou o projeto de lei de sua autoria, que garante o direito a meia entrada para as pessoas com deficiência em Santa cruz do Capibaribe.

“Estamos colocando esse projeto de lei que não foi pensado antes e vai estimular essas pessoas a ter acesso à cultura, ao teatro e a jogos de futebol”, destacou.

Ernesto Maia critica Narah e acusa Diogo Moraes de se promover irregularmente com uso de propaganda feita pela prefeitura

O vereador iniciou falando sobre a polêmica dos geradores quebrados. Ernesto (PTB) rebateu o discurso de Zé Minhoca, afirmando que ele nunca tinha falado que o óbito da senhora Maria do Céu, ocorrido no último domingo (07), foi causado pela falta de energia.

O vereador leu um texto escrito pelo advogado Moacir Pontes, que fala sobre a situação de abandono enfrentada pelas unidades de saúde.

Ernesto também criticou as atitudes tomadas pela vereadora Narah Leandro (PSB) em relação a materiais usados na campanha do Conselho da Paz, na qual a vereadora é presidente interina.

Segundo Ernesto, uma cartilha que falava sobre os riscos do cidadão possuir arma de fogo, distribuída nas atividades realizadas pelo Conselho, possuía uma propaganda considerada irregular do deputado estadual Diogo Moraes (PSB).

Para o vereador, o político estaria tentando se promover politicamente com material impresso pela prefeitura caracterizando crime eleitoral, o que fez com que o petebista, por meio de um requerimento verbal, solicitasse a Narah que fossem apresentadas notas fiscais dos materiais impressos.

“Vamos ver os motivos que o deputado Diogo Moraes está usando de propaganda da prefeitura para se promover”.

Luciano Bezerra solicita que Ernesto Maia esclareça possíveis irregularidades na compra de merenda escolar em 2011

O vereador partiu para o ataque, dirigindo suas palavras contra Ernesto Maia.

Segundo Luciano (PR) a possibilidade de Santa Cruz perder recursos federais destinados a merenda escolar se deve por falhas presentes nas contas dos anos de 2011 e 1012, durante as gestões do ex-prefeito Toinho do Pará (PTB) e de Socorro Maia, a frente da Secretaria de Educação.

De acordo com o vereador, um relatório feito pela Controladoria Geral da União falava que, no ano de 2011, houve um sobrepreço de mais de R$ 40 mil na compra de alimentos que compunham a merenda escolar na época, tendo como base um valor apontado em R$ 234 mil.


“O relatório da Controladoria Geral da União mostrou que, em 2011, foram detectadas várias irregularidades na compra da merenda escolar do nosso município, como por exemplo, o sobrepreço dos alimentos”, destacou o vereador, que cobrou para que Ernesto explique tais fatos na tribuna da Câmara.   

Deomedes Brito cobra a implantação do projeto “Expresso Cidadão” em Santa Cruz do Capibaribe

O vereador petista falou incialmente sobre a reunião realizada entre membros de seu grupo político no último domingo (07).

Segundo Deomedes (PT), tal reunião serviu para consolidar o grupo e não para que fossem levados “puxões de orelha” como indagou Dida de Nan (PSDB).

O vereador falou também de sua reunião com o senador Humberto Costa (PT) e de sua cobrança de ações pontuais como canalização do canal de Poço Fundo e a vinda de outros recursos federais para o município.

Outra solicitação feita pelo vereador à prefeitura, por meio de requerimento, foi para que haja a implantação do “Expresso Cidadão” em Santa Cruz do Capibaribe.

 Segundo ele, a colocação desse projeto em prática irá dar agilidade à confecção de documentos como carteira de trabalho, identidade, habilitação entre outros.

“Encaminhei um Requerimento ao prefeito, no qual sugiro a ele que seja implantado aqui em nossa cidade o projeto Expresso Cidadão, que serviria para a expedição de documentos para a nossa população”, destacou.

Ronaldo Pacas solicita que seja aberta uma sindicância pelo sumiço de peças do gerador no Hospital Municipal

O vereador focou como ponto principal do seu discurso a polêmica que envolveu o não funcionamento dos geradores nos dois hospitais da cidade durante a falta de energia do último domingo (07).

Segundo Ronaldo (PSDC), em visita ao Hospital Materno Infantil realizada na segunda-feira (08), ficou-se constatado que o gerador presente naquele local está em situação precária e praticamente irrecuperável.

“Sou contra a Prefeitura tentar recuperar o gerador do Hospital Materno Infantil. Defendo a ideia de que seja comprado um novo, que fará parte do patrimônio da Prefeitura do nosso município”, destacou.

Outro ponto abordado pelo vereador foi à falta de médicos na policlínica presente no Materno Infantil, falada por Fernando Aragão. Segundo Ronaldo, isso se deve pelo local estar passando por reformas e que a unidade voltará a ter os médicos quando as obras forem concluídas.

Já sobre o gerador do Hospital Municipal estar praticamente desmontado, o vereador pediu para que seja instaurada uma sindicância para apurar o caso.

Vânio Vieira solicita implantação de uma UTI no Hospital Municipal

Fechando os discursos da noite, o vereador tucano focou em uma grande necessidade de melhoria da saúde em Santa Cruz: a implantação de uma UTI no Hospital Municipal.

Segundo Vânio (PSDB), muitos pacientes necessitariam desses tratamentos em casos de urgências e que a única UTI presente em Santa Cruz está condicionada ao Samu.

Vânio também alertou sobre o risco enfrentado pelos pacientes graves quanto a questão do transporte para outras cidades e cobrou para que haja uma união entre os vereadores para que essa ação possa ser conseguida junto ao Governo do Estado.

“O Hospital Municipal de Santa Cruz necessita de uma UTI, pois a única que temos na cidade é a da SAMU. Existe uma grande demanda de pacientes, que no dia-a-dia têm que procurar Caruaru ou Recife”, destacou o parlamentar.

13 Comentários

  1. jana disse:

    Hoje pra vc fazer um simples exame de sangue o prazo é de no mínimo 30 dias. Não acreditei e fui verificar. Quero solicitar ao competente jornalista Ney Lima, que com a sua credibilidade verifique esse fato.

  2. jana disse:

    Tenho muito respeito pelo vereador Afrânio. Hoje ele fala que o problema do gerador do hospital é desde 2009, mas e daí, a nova administração vai justificar os seus erros se norteando pelas falhas passadas? Então não precisaria de mudança, deixava-se como estava que tava bem demais.
    Grandes EDIS, a função de Vossas Excelências não é defender grupos ou partidos políticos,mas sim o povo contra os desmandos de políticos irresponsáveis, o que evidentemente não é o caso de Vossas Excelências!!!!!!

  3. Ediberto disse:

    Ao meu ver esses políticos de Sta cruz devem nos achar idiotas ou retardados, ou na pior das hipóteses abestalhados,. Só pode! essa corja de ladões que ficou durante doze anos, que se diz competente e nos entrega a cidade no caos, digo nos entrega, porque quem sofre toda roubalheira e incompetência somos nós e principalmente nossos familiares, como uma gangue desta tem a audácia de vir a publico e apontar o mesmo dedo que matou uma criança no ano passado, acusar que está faltando isso ou aquilo, não estou aqui pra defender Edson Vieira, ele é meu empregado, fui eu e você que colocamos ele no poder de nossa cidade, agora esses canalhas que perderam o mandato querer culpa uma gestão que tem apenas 100 dias, é atirar no próprio pé, pois até que se faça dois anos de mandato de Edson Vieira, tudo que for achado e descoberto com relação a erros e desmandos ,será culpa de Zé Augusto ,Toinho do Pára e sua corja, se eles fossem inteligentes (se fossem não teriam perdido a eleição), estariam calado e bem quietinhos, para que desse tempo de esquecermos das merdas que fizeram quando estavam na gestão de nossa cidade! Como sei que existem apaixonado político em nossa cidade, que não vai entender isso, mas que reflita sobre o tema. Mas nós que lemos e nos informamos, vamos sempre combater estes safados, se eles falarem 10 mentiras, basta 1 verdade nossa, pois estão colocando a culpa em alguém que ainda não podemos dizer que é culpado, ou 12 anos é menos tempo do 100 dias? Eles pensam que tumultuando vão conseguir alguma coisa, se fosse eles tomaria conta melhor de meu mandato, pois se continuarem com esta farsa, a maioria da população vai encher o saco, e isso vai refletir nas próximas eleições, com certeza! Se Edson der errado, nós o Povo elegeremos outro, mas jamais esta corja com os mesmos safados, não sei como uma família pode ter a honra de ter estes mesmos como familiares, estes senhores são hoje uma vergonha para uma família de bem! Inclusive no meio desta sujeira, tem um ex-prefeito que tem uma filha e uma neta, que nem visita-las vai! e todos sabemos que é o sujeito que faz isso com sua filha e sua neta, ou seja se ele faz este tratamento com os seus ,imagine com nó o Povo!

    1. NANDA disse:

      parabens ediberto,vc disse tudo,pena q a paixão politica aqui em santa cruz e mas importante q a vida das pessoas, q nossa cidade,q a qualidade de vida q a politica verdadeira pode nos propor,sem aquela politicagem barata.

  4. Marcos Antonio disse:

    16 homens e 01 mulher, brincando com o destino de Santa Cruz, sempre que leio o resumo da reunião da camará eu mim pergunto, “foi esse o resultado de tanto dinheiro gasto, de tantos debates, malas e discussões em nossa cidade” pergunto, quando foi que algum desses ai já saíram de suas casas para fazer uma visita com o único interesse de fiscalizar o que se passar em nossa cidade, nunca, nunca nenhum desses ai pensaram no povo, querem o povo apenas para aplaudirem eles, nenhum deles jamais cumpriu o papel deles, são vereadores, incompetentes e desonestos, incompetentes , sim incompetentes pois aquele que não faz o que esta recebendo pra fazer no mínimo e por falta de competência, e desonestos já que sem ter competências se colocaram a disposição de uma vaga no poder legislativo sem se que ao menos saber qual o papel que teria que desempenha.

    1. Ediberto disse:

      Parabéns Marcos, é muito difícil encontrar pessoas com seu senso crítico!

  5. Thiago disse:

    Carlinhos so sabe fazer denúncia! u.u

  6. Jânio Nunes disse:

    Sei ñ viu, mas, acho que nessas duas próximas semanas, o Vereador Carlinhos da Cohab, como é mais conhecido talvez tenha uma surpresa na câmara de vereadores ñ muito agradável pra ele, é esperar pra ver, rsrsrs. é isso…

    1. NANDA disse:

      janio espero q ele quebre a cara logo logo

  7. walmir jose disse:

    Ney, eu acho que o vereador Vânio Vieira está delirando.Eu que passei 8 dias em uma UTI, sei como é que funciona. É necessário ter médicos intensivistas e dedicaçãopraticamente exclusiva, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas e equipamentos de última geração. Onde é que Santa Cruz do Capibaribe, notadamente no Hospital Municipal tem condições de implantar isto? Outra coisa, o quê que ele quer dizer com UTI DO SAMU? O que a realidade demonstra é que o SAMU tem Unidades (veículos) de Suporte Básico, que não compõem médico na Equipe e de Suporte Avançado que tem o médico como componente da Equipe, informo ainda que esta Unidade de Suporte Avançado, conhcida popularmente como USA, é para transportar os pacietes em estado crítico até a Unidade Hospitalar que tenha uma UTI para receber o paciente. Então, Vereador, você que iludir quem? Essa sua proposta é fruto do seu desconhecimento do que é SAÚDE. Parece até que você quer derrubar o seu próprio Prefeito. Que diga-se de passagem, está fazendo de tudo que é possível para dar melhores condições à Saúde do município. Por fim, quero lhe dizer que é necessário que Santa Cruz tenha um Hospital Regional, ou um Hospital Filantrópico, acho até, melhor dizendo, acredito piamente que os empresários desta cidade poderiam financiar esta obra, com o apoio do governo municipal, estadual e federal. Dessa forma um projeto dessa magnitude traria realmente o qu for necessário em saúde para Santa Cruz e região. O resto é falácia. Ou seja, uma mentira repetida várias vezes.

  8. Bruno disse:

    Se em nosso país, os verdadeiros ladrões politicos que nos roubaram, pagassem em dinheiro vivo, ou se nosso regime fosse igual ao da China (politicos ladrões são fuzilados) nossa cidade, nosso estado e nosso país seria outro. LUGAR DE LADRÃO É NA CADEIA, MAS PRA POLÍTICOS NÃO FUNCIONA. MAS DEVERIAM PELO MENOS PAGAR EM DINHEIRO, E QUEM DEFENDE LADRÃO, É PIOR QUE ELE!

  9. Mauricio disse:

    Venho acompanhando as reuniões da câmara e no meu ver 4 vereadores tanto situação, quanto oposição merecem o meu aplauso. Luciano Bezerra, Narah, Helinho e Fernando Aragão. Os demais deveriam pensar mais no que vão levar para tribuna. Carlinhos da Cohab, Vanio Vieira e Zé Elias, não disseram pra que foram eleitos. Afranio deria mudar seus discursos. Ernesto continua irônico como sempre. O jovem Pipoca até que estar se esforçando. É isso ai pessoas, valeu.

  10. Ediberto disse:

    Vanio Vieira é muito fraquinho, por isso que a nossa cidade não cresce, a maioria vota em personagem e não em ser humano com capacidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores