29
julho

Para refletir


Vale a pena se ler e refletir

 

A estudante Daniela Ferreira Ramos, 17 anos, produziu um texto que reflete o sentimento de boa parte da população sobre o modelo da política brasileira.

Confira:

 

Eu como eleitora, cidadã e ser humano posso esperar algo?

 

Meu voto não será conquistado pelo “carro de som” que passa mais vezes pela minha rua ou com o volume mais alto, com a musiquinha mais animada ou emocionante, o slogan mais melódico, ou os números mais fáceis de decorar, tão pouco “Oba-Oba”, encher as ruas na véspera de eleição de papeis (coisa totalmente desnecessária, falta de respeito com quem limpa as ruas, com os moradores e com o ambiente, com tanto desperdício e sujeira), políticos que só vemos em tempos eleitorais, que vivem em bolhas e tem pouco contato com a realidade e as necessidades da maioria das pessoas.

 

Voto é coisa séria, não pode ser confiado a qualquer um. Quero propostas reais e consistentes, nada mirabolante, propostas que o povo possa cobrar e serem cumpridas. Todavia não me sinto representada, tenho a sensação de ser tola, de que dificilmente algo vai mudar. Não há, de forma alguma, uma relação de confiança, de ser ouvida e atendida, mesmo nos direitos mais básicos, estamos cansados de sermos lesados.

 

Somos nós que elegemos os políticos. Eles recebem muito além do que a massacrante maioria das pessoas, tem inúmeros privilégios. O dinheiro que eles recebem não vem do “além”, somos nós, cada um de nós que pagamos, mesmo aqueles que não pagam impostos diretamente à Receita Federal, por exemplo, pagam impostos (altíssimos) por cada produto que consomem.

 

Dessa forma, as prestações de serviços públicos e dos políticos não são caridade, são DIREITOS nossos. Todos os seres humanos merecem ter acesso ao conhecimento, educação, saúde, saneamento básico, segurança, ter o que comer. Não é pedir demais. Gostaria de sair na rua e me sentir segura, não ser assaltada ou agredida. Não adianta culpar apenas políticos, governos e os outros. A mudança tem que partir de cada um de nós. Exigir e reagir, não com violência ou arrogância, mas com atitudes positivas, ao menos tentar reduzir esse mal que nos consome.

 

Será que sou sonhadora? Que conseguirei viver até os 83 anos de idade como no Japão, e nada mudará no decorrer desse tempo? A política, neste país continuará a ser um jogo de poder entre caciques, com pouca seriedade?

 

Daniela Ferreira Ramos – 17 anos

Estudante da Escola Menino Jesus

 

 

Fotos feitas pela própria autora do texto nas ruas de Santa Cruz do Capibaribe

 

20 Comentários

  1. Sérgio disse:

    Parabéns pelo texto. Devo-lhe ainda dizer que os apenas os reboques de som estão
    sendo alugados por um preço de R$ 30.000,00 cada e tem candidato que só aqui já está com três prontos para estrear e ensurdecer as pessoas. Além disso , agora a nível estadual, tem candidato que não tendo patrimônio compatível e sendo funcionário público está gastando uma verdeceria fortuna em sua campanha em todo estado. Dai perfuramos: que está bancando isto? Em troca de que? De onde está saindo tanto dinheiro? Por que se gastar tanto em uma eleição ?

  2. André Ferreira disse:

    Senhor fazei com que estas palavras cheguem ao conhecimento de pessoas que ainda vivem correndo atrás deste bando de enganadores que são os políticos. Parabéns Daniela.

  3. Marcos Antonio disse:

    Excelente texto para reflexão. Parabéns para a estudante, me senti representado por ela, pois a sua angústia também é a minha angústia, quando vejo políticos paraquedistas que aparecem de última hora sem que saibamos de onde vieram querendo o nosso voto.

  4. Edísio Vieira disse:

    Concordo com você Daniela e, acho que deveria haver uma reforma política profunda neste país. Rios de dinheiro serão gastos, um certo Deputado que teve o patrimônio aumentado em vinte vezes. Concordo com Joaquim Barbosa que disse que os partidos políticos no Brasil são de mentirinha, penso da mesma forma que você Daniela,parabéns!

  5. susi disse:

    Meus parabéns para o texto,boas palavras e pura verdades,faço das suas palavras Daniela a minha também.

  6. jose mota disse:

    É pra se refletir mesmo, porque os caras estão gastando dinheiro de montão e proposta para o povo nada, agora seria muito bom e louvavel se fazer um debate entre eles e se fazer essa pergunta de onde vem tanto dinheiro assim pois um salario de um vereador não se dá pra fazer uma campanha tão grande e não se fazer nada para o povo…

  7. jose disse:

    Parabéns Dani é isso aí! Se todos estudantes estivesse com esse olhar, não teríamos certos problemas com Saúde, Educação, infra-estrutura e tantos outros que, nossa sociedade necessita. Mas, por enquanto a realidade é essa, “os milhões só aparece” para ser gasto com esse modelo de campanha que, existe atualmente. Sem distinção de cor e números isso realmente tem que mudar.

  8. gilson satto disse:

    o q mais me revolta é a mobilização
    os esforsos, as brigas que eles travam em prol de suas benfeitorias.
    o autoritarismo, por exemplo,axo q diogo moraes nao devia ser candidado a deputado não, ele devia ser candidato a governador por que eu ninca vi tanta obra atribuida ale.
    1° absurdo em sua propaganda, a duplicação da BR 104, ale se refere a que trexo?
    de caruaru ? de pao de açucar a santa cruz? cara o obra ainda não existe.
    2° a cadeia publica. algen sabe me dizer se algun preso lá?
    3°o calsadão; o nobre prefeito diz que é a maior obra realizada pela prefeitura maaaaas diogo diz que é dele, naaaaão meus senhores, nao é assim; vc deixou de ser legislativo e num passe de mágica virou executivo para executar tanta obra? e o estado, e o governo federal não tem participação?
    ta bom já chega desse pose de bom mosso. não me sinto representado por essa classe.
    lembrando que o minímo q vcs fizerem nada mais é do que reversão dos nossos atributos e impostos, inclusive ja paguei o IPTU mais um ano e rua em que moro continua uma buraqueira danada (rua josé moraes aragão, DONA LICA)!!!! E PARABÉNS PELO TEXTO CITADO.

  9. Raquel teles disse:

    Parabéns Daniela, fico feliz por saber que você de forma consciente se preocupa com sua cidade, e Daniele você já observou a poluição visual que tomou conta de nossas ruas? um absurdo!

  10. Cléa Nobre disse:

    Parabéns pelo texto. É sempre bom saber que em meio a massa de jovens que estão correndo atras desse carros de som, existem ainda, jovens pensante nesta cidade. Muito boa colocação que segue:
    “Voto é coisa séria, não pode ser confiado a qualquer um. Quero propostas reais e consistentes, nada mirabolante, propostas que o povo possa cobrar e serem cumpridas. Todavia não me sinto representada, tenho a sensação de ser tola, de que dificilmente algo vai mudar. Não há, de forma alguma, uma relação de confiança, de ser ouvida e atendida, mesmo nos direitos mais básicos, estamos cansados de sermos lesados”.
    Que este texto sirva também, aos comentaristas de nossas rádios, que se fala muito dos politeicos e nada de propostas desses políticos.

  11. veronilda Ferreira disse:

    Será meu DEUS, que essa menina e sua geração estão despontanto a geração do avivamento intelectual?
    Dos que percebem que a política brasileira desde os seus primordios tem sido apenas para acomodar políticos em luxuosos gabinetes,com salários exorbitantes e privilégios que nem em fixão nunca se viu.

  12. Admilson Gomes disse:

    Só que não adianta em nada ler esse texto, se sensibilizar e sair correndo atrás do primeiro carro de som que passar na rua…

  13. veronilda Ferreira disse:

    E se a política fosse diferente?Se ao invés de os políticos colocarem seus carros de som nas ruas dizendo todas as inverdades que dizem,fossem as pessoas dizendo das suas necessidades,angustias,decepções,mau atendimentos, etc.Afinal quem está sofrendo é quem deveria ter o (direito) de voz!É só pra descontrair!!

  14. Mariaa viana disse:

    Parabéns Daniela!nossos pensamento a respeito da política são compatíveis…E espero que sua atitude possa mudar a ideia de pessoas que ainda vive a mesmice de idolatrar políticos…Mas uma vez parabéns!!!

  15. Jânio Nunes disse:

    E ainda vai ter um ou outro quem vem aqui defender os “nobres políticos” de nossa cidade e dizer que a garota Daniela está exagerando, será que ela está mesmo exagerando ou são os “nobres políticos” que ao longo de muito tempo vem enganando a população inclusive a mim nas últimas eleições é claro, por que errar pode até ser humano, mas, jamais permanecer no erro que ai torna-se BURRICE, é notório que hoje um desses políticos com pouquíssimas exceções se aliam até com o SATANÁS para chegarem ao poder, mas, se pelo menos tivessem respeito pelas pessoas que o elegeram, no entanto, nem sempre é assim, a prova é tanto que eles quando conseguem ser eleitos a primeira coisa que vem na cabeça deles é, pensar na próxima eleição nunca jamais pensam na cidade 10 ou 20 anos a frente, são essas e outras situações em quem uma garota de 17 anos (não subestimando a inteligência da Daniela e nem muito menos pela pouca idade é claro) mas, para mostrar que nossos políticos e governantes ainda estão anos luz atrasados e, que infelizmente as nossas expectativas são poucas ou quase nenhuma, então senhores vocês tem que engolir e refletir bem como aprenderem com a garota Daniela, espero que a aula sirva de algo pra vocês. é isso…

  16. EDIBERTO disse:

    PARABÉNS DANIELA, AINDA EXISTE VIDA INTELIGENTE AQUI EM SANTA CRUZ, ACHO QUE ESTE RESPEITÁVEL BLOG, JÁ DEVERIA SE MOBILIZAR E CONTRATAR ESTA JOVEM PROMESSA, TRATA-SE DA NOVA JUVENTUDE SANTA CRUZENSE, CULTA, INTELIGENTE E BEM INFORMADA! A NOSSA SITUAÇÃO É LAMENTÁVEL E VERGONHOSA COM RELAÇÃO AO NÍVEL DE TODOS OS POLÍTICOS DE SANTA CRUZ.NESTE FIM DE SEMANA, OBSERVAMOS QUANTOS IDIOTAS E COMPRADOS FICAM CORRENDO ATRÁS DESTAS ANOMALIAS, VEJA QUANTAS MOCINHAS E SENHORAS ESTÃO COM SEU SHORTINHO ATOLADO E SEU GRITINHO AFINADO, TAMBÉM NÃO TEMOS SHOPPING, SALAS DE CINEMAS, PRAIS, CASAS DE SHOWS, POR ISSO ATÉ UMA CADELA PARINDO É MOTIVO DE OBA-OBA, SOMOS UM POVO CARENTE , NOSSA CIDADE NÃO TEM NADA DECENTE PRA NÓS, QUEM É DE FORA E CHEGA AQUI, PENSA QUE É CARNAVAL FORA DE ÉPOCA, E COM MAIS MEIA HORA PERCEBE A ZONA ,BAGUNÇA QUE SE TORNA A CIDADE, E O PIOR A MAIORIA FELIZ,COMO UM PORCO NA LAMA, FELIZ POR QUE SEU DONO TROUXE A PIOR LAVAGEM PRA ELE COMER, ASSIM SOMOS NÓS! FAVOR PUBLICAR, AGRADEÇO.

  17. Adilma disse:

    Parabéns Daniela! pelo o texto bem elaborado.
    sei que se refere á todos os políticos do nosso pais e principalmente os do nosso estado(PE).
    Se 50% da população da nossa cidade pensasse assim as coisas seriam diferente,inclusive deixando de votar nesses deputados que estão no poder á muito tempo e não faz nada.
    Tá na hora das pessoas parar de votar por amor ao partido, isso não existe!

  18. NARA GOMES disse:

    Parabéns pelo o texto!!! Se 50% da população tirasse a venda dos olhos, teríamos uma CIDADE e um PAÍS melhor para TODOS!!!

  19. Maria José de Lima e Sila disse:

    Parabéns pelo o texto. Estou muito orgulhosa, sempre acreditei na juventude e acredito cada dia mais que eles é que vão construir uma politica limpa e séria neste país em especial aqui em nosso pedacinho de chão.Santa Cruz do Capibaribe

  20. Francisco Zacarias disse:

    Olá, Daniela! Parabéns por suas observações, mas tenho sim uma resposta. Na verdade, nossos políticos são reflexo da nossa própria sociedade, ou seja, de nós mesmos! Assim como apenas vemos os políticos aparecerem nos períodos de campanha eleitoral, os eleitores também apenas conversam sobre política e sobre os rumos de suas comunidades durante a eleição! Lembre-se: nós (eu também me incluo nessa) temos responsabilidade por tudo isso! Primeiro por que não votamos conscientemente (bons políticos surgem a partir de bons eleitores) e, por último, porque nos desviamos de nossa responsabilidade de assumir cargos políticos! Quando os homens e as mulheres de bem resolverem tomar as rédias da situação e se dispuserem a ocupar o lugar dos maus políticos, muita coisa vai mudar! Em vez de ficarmos reclamando, precisamos assumir nossas responsabilidades, enquanto pessoas honestas! Mas eu tenho uma grande esperança: estamos vivendo a era da democratização dos meios de comunicação e, tendo acesso a vários pontos de vista, certamente as pessoas estão mais atentas e menos ingênuas!! Precisamos seguir em frente e, acima de tudo, ter fé em nós mesmos; a mudança não será feita por nenhum político, mas pelo próprio povo!!! Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores