22
dezembro

Em Santa Cruz – Com quatro ausências, vereadores prestam contas do primeiro ano de mandato


Fotos: Thonny Hill

Na tarde desta sexta-feira (22) foi realizada, no plenário da Câmara, a prestação de contas dos vereadores em Santa Cruz do Capibaribe, onde 13 dos 17 vereadores estiveram presentes.

Com um clima cordial e sem os tradicionais embates, cada um falou um pouco sobre aquilo que fez ao longo desse primeiro ano da legislatura 2017-2020. Confira o resumo dos principais pontos de cada um dos discursos.

.

Zé Minhoca Elogia trabalho dos parlamentares e elenca solicitações importantes

Primeiro a discursar, o vereador Zé Minhoca (PSDB) fez elogios ao nível de produção dos vereadores nesse primeiro ano de mandato.

O vereador também destacou requerimentos e solicitações que julgou ser de maior  relevância e quanto ao seu mandato, ele citou a autoria de 188 requerimentos e também a parceria da Câmara com a prefeitura que resultará, segundo ele, no laboratório 24h de exames, sendo construido ao lado do Hospital Municipal.

“É com muito orgulho que faço essas afirmações aqui de que meu trabalho será sim divulgado, sem vaidade nenhuma, sem querer aparecer e com orgulho, mesmo com todas essas tempestades que passamos nesse ano. Demonstramos aqui que não somos o que dizem da gente” – frisou.

 

Toinho do Pará faz balanço de requerimentos e projetos de lei

Na sua prestação contas, Toinho do Pará (PSB) destacou a realização, segundo ele, de 131 requerimentos e 16 Projetos de Lei.

Uma dessas solicitações de destaque do político estão associadas a benfeitorias nos distritos, como os pedidos para quadras esportivas.

“São solicitações assim que vem para atender os interesses de nossa população” – disse.

Junior Gomes volta a mandar recado para grupo governista que não Paulo Câmara

Em um dos pontos de seu discurso, Junior Gomes destacou a autoria de 90 requerimentos, 23 ofícios e 06 projetos de Lei no ano de 2017, muitos deles, segundo o vereador, com foco em áreas como abastecimento de água, cultura, transporte, infraestrutura, transparência e valorização de classe.

No final, ele destacou as parcerias feitas com o Governo do Estado e também com o deputado estadual Diogo Moraes, elencando uma frase dita sessões antes, em tom de crítica a apoiadores de Edson Vieira e contrários a Paulo Câmara:

“Aqueles que dizem que não votam em Paulo Câmara podem dizer que não votam por algum motivo, mas não podem dizer que não votam porque ele não tem trabalho por Santa Cruz” – frisou.

 

Deomedes relembra cobranças por revitalização da Manhosa, restaurante popular e melhor abastecimento de água

No seu discurso, Deomedes Brito (PT) fez seu balanço de mais um ano de mandato.

Ele destacou solicitações para a construção de novos cemitérios, legalização de áreas e loteamentos que ainda não foram legalizados e as cobranças para a implantação do restaurante popular para famílias de baixa renda, a construção de um parque florestal na Barragem da Manhosa e por mais segurança.

Em seguida, ele destacou solicitações e participação em audiências públicas, reunião de comissões e da Câmara.

“Continuamos firmes e, em véspera de Natal, estamos todos aqui para dar satisfação a esse povo que nos elegeu” – frisou.

Irmão Val destaca solicitação da Praça da Bíblia, de UBS e também emendas a deputados

Durante suas falas, Irmão Val começou falando sobre projetos de Lei de sua autoria, como o Dia do Coração, Dia do Fisioterapeuta, o Programa Jovem Oportunidade entre outros, além de alguns requerimentos e recursos de emendas.

“Esses foram alguns dos projetos de nossa autoria e, quanto aos requerimentos, a construção de uma praça no Rio Verde e também, para o ano de 2018, possa ser executada a Praça da Bíblia, no bairro Cruz Alta e também uma UBS, além de emendas parlamentares que busquei, que somam 450 mil reais com pastor Eurico e Bispo Adauto Santos” – disse.

Ernesto Maia destaca projetos e enfatiza o que cria dispositivo de emendas parlamentares aos vereadores

Em suas falas, o vereador Ernesto Maia falou sobre a elaboração de 31 projetos de Lei.

Entre eles, o político destacou o que dispõe sobre a implantação de assistência psicopedagógica na rede de ensino quanto a detecção de problemas de aprendizagem, a semana de combate a corrupção, a obrigatoriedade de ferros velhos e afins a adotar medidas contra focos de mosquitos da dengue e a divulgação dos direitos da pessoa com câncer.

Outros projeto destacado pelo vereador está relacionado a transparência quanto aos recursos no Calçadão Miguel Arraes e também de conscientização como o Dezembro Vermelho.

“Além disso, estamos colocando também o Janeiro Branco, para tratar das doenças e transtornos mentais e o Abril, vamos conversar, além do dispositivo de emendas impositivas para que os vereadores possam indicar ações feitas pelo município – frisou.

Quanto aos requerimentos, ele enfatizou pedidos de informação que não teriam sido atendidos pelo Governo Vieira.

.

Dr. Nanau destaca projetos e requerimentos voltados para a pasta da Saúde

Nas duas falas, Dr. Nanau quantificou 16 projetos de lei e cinco de resolução, enfatizando alguns.

Entre eles estão a inclusão no calendário oficial “O dia do médico”; a obrigatoriedade do transporte pelo município de pacientes que fazem tratamento com hemodiálise e também com câncer e a separação do lixo para coleta seletiva nas repartições públicas.

Ele também falou de requerimentos e cobranças para a pasta da saúde.

“Temos que fazer todos esses projetos para que o Poder Executivo se sensibilize e os coloque em práticas. Também tive 96 requerimentos aprovados e me sinto com o dever cumprido esse ano. Em desses requerimentos é para que a prefeitura voltasse a realizar as cirurgias eletivas, algo que não posso admitir que não aconteça e temos a condição de fazê-las” – frisou.

Por fim, ele enfatizou reportagens desta semana em que Santa Cruz foi destaque, matérias estas que tiveram como foco a força econômica local.

,

Jessyca Cavalcanti destaca projetos de proteção aos animais e promoção de iniciativas de conscientização e discussão de temas ainda polêmicos

Na sua prestação de contas, a líder de governo destacou projetos em defesa dos animais, como as ações de castração; e a promoção de debates com temas como a gravidez na adolescência, de prevenção ao suicídio e também sobre os detentos.

“No próximo semestre, vamos tratar outros temas de responsabilidade com a nossa juventude, a exemplo do uso responsável das mídias. Também temos o tema da discussão de gênero, onde promovemos um debate sobre o tema” – disse.

A vereadora enfatizou sua participação nas comissões de Finanças e Orçamento e também na que promoveu a reforma do regimento da Câmara, citando isso como uma de suas prioridades.

Outro projeto enfatizado por ela foi o “Comunidade em debate”, com foco segundo ela na visitação a bairros de Santa Cruz para ouvir demandas e promover solicitações, além de pontuar a elaboração de 50 projetos de Lei e 150 requerimentos.

.

Joab do Oscarzão destaca solicitações atendidas pela Gestão Vieira e luta pela habitação

No seu discurso, Joab (PSD) pontuou sol citações que, segundo ele, teriam sido atendidas pela gestão municipal.

Entre elas estão a Reforma e cobertura da quadra do Oscarzão (citando que os recursos já estariam disponíveis para início das obras), além de projetos de Lei que deram, segundo o mesmo, a conquista de casas populares do programa Minha Casa, Minha Vida.

“Quero falar do valor dessas obras e isso é muito importante, eu que cheguei a esta casa como militante da luta pela moradia. Para mim, é motivo de muita alegria ter alcançado esse nosso propósito” – disse.

Ronaldo Pacas destaca solicitações para áreas de saúde, inclusão e infraestrutura

No seu discurso, ele citou a confecção, segundo ele, de 150 requerimentos e quatro projetos de Lei.

Entre as solicitações, enfatizou a reforma do AME Infantil e a informatização da UPA 24h, além de outros requerimentos para saúde e infraestrutura e também para a saúde, tanto para a contratação de novos profissionais especialistas para unidades de saúde e também implantação de UBS no Malaquias.

Outros requerimentos enfatizados por Ronald Pacas (PR) estão a construção de uma creche no Loteamento Portal Santa Cruz, Instalação de brinquedos adaptados no Parque Florestal para crianças com deficiências, implantação do curso de libras e também a criação de um banco de dados para instituições que necessitem de trabalho voluntário.

Ronaldo também deu destaque ao projeto “Dia do Azul”, com foco na prevenção e conscientização sobre o Diabetes entre outros.

“Mais uma vez, somos presença 100% aqui nas sessões desta casa, valorizando o voto de quem nos elegeu. Em 2018, nós vamos fazer muito mais” – disse.

Pipoca destaca solicitações por mais publicidade ao Moda Center e Calçadão e também por mais políticas para juventude

No seu discurso, o vereador frisou a autoria de 10 projetos de lei e 154 requerimentos realizados em 2017, além da presidência da Comissão de Legislação e Justiça.

Além disso, Pipoca (PSDB) frisou a solicitação de praças como a que foi construída em frente a Central de Feiras e também a revitalização das praças na Avenida Padre Zuzinha e o pedido do Cartão Reforma para famílias de baixa renda, assim como a solicitação para construção de quadras.

“Ontem foi dada a ordem de serviço para a construção da quadra da Escola de Poço Fundo e isso foi um requerimento nosso. Temos outro também muito importante que é a inclusão da compra da merenda escolar aos agricultores de nossa cidade. Ano que vem, estaremos ainda com mais força nesses requerimentos para que se possa implantar a Escola de Idiomas e mais propaganda para nosso Moda Center e Calçadão” – concluiu.

Marlos da Cohab relembra cobranças quanto a aplicação dos recursos do Baile Municipal

Começando suas falas, Marlos da Cohab (Podemos) destacou a elaboração de 16 projetos de Lei e 59 requerimentos. Quanto a sua atuação parlamentar, ele destacou a solicitação para construção da praça em homenagem ao piloto Bruno Rafael (já concluída) e também para a segurança, como a reativação do Conselho da Paz e a implantação de um segundo Conselho Tutelar.

“Cheguei aqui nesse primeiro mandato e sei que posso fazer ainda mais. Estou sempre vendo as demandas da população” – disse.

Também sobre a prestação de contas, citou a cobrança quanto a solicitação de informações sobre as doações que deveriam ter sido destinadas as entidades com o Baile Municipal e também do requerimento que solicita que seja feita a fiscalização, pelo Corpo de Bombeiros, de todas as escolas do município para instalação de extintores.

,

Nailson Ramos fecha prestação de contas destacando solicitações para área da saúde

Último a fazer sua prestação de contas, Nailson Ramos (PMDB) citou a elaboração de 130 requerimentos e também 25 projetos de Lei, enfatizando que 30 de suas solicitações tiveram a pasta da saúde como foco.

Entre eles, está a criação da semana de conscientização sobre a microcefalia e a prevenção a gravidez na adolescência, assim como o pedido por garantia de realização do parto humanizado em unidades públicas de saúde.

Quanto a educação, ele frisou a solicitação para o projeto Turismo Escolar, com foco no conhecimento pelos estudantes de áreas turísticas locais e também a solicitação para compra de carteiras para os estudantes.

Quanto a o problema da segurança, falou da solicitação para melhoria na iluminação de vias públicas na área urbana e rural e também na urbanização, em especial o tombamento das gameleiras da Avenida Padre Zuzinha.

“Foi ali que Santa Cruz começou que lá teve a feira de gado, o começo da Sulanca e agora tudo está sendo revitalizado, se fazendo outras praças. Tenho requerimentos também requerimentos para pavimentação de ruas e só tenho a agradecer a esse trabalho que é e tem sido feito por nosso grupo político” – concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores