23
novembro

Discussão e ânimos acirrados em Santa Cruz do Capibaribe


Discussão e ânimos acirrados marcam definição de membros da CPI do Calçadão na Câmara

 

Fotos: Thonny Hill

vereadores Ernesto Maia e Luciano Bezerra protagonizam discussões mais acaloradas – Fotos: Thonny Hill

Na manhã desta segunda-feira (23) foi realizada a reunião na tentativa de definir quem seriam os membros titulares e o suplente da CPI para apurar supostas irregularidades na distribuição de pontos comerciais no Calçadão Miguel Arraes de Alencar.

 

A reunião foi presidida pelo vereador situacionista Zé Minhoca (PSDB), que foi um dos indicados pelas bancadas juntamente com Luciano Bezerra (PR), Ernesto Maia (PSL) e Carlinhos da Cohab (PSL). Com os trabalhos abertos, muita discussão aconteceu entre os quatro edis.

 

No momento para a escolha dos membros, os ânimos se acirraram ainda mais, especialmente entre os vereadores Luciano Bezerra e Ernesto Maia, que tinham interpretações diferentes sobre o que dizia o regimento da Câmara quanto ao direito de voto para a escolha dos membros.

 

Para Ernesto, os quatro vereadores solicitados pela mesa diretora para a escolha de quem seria o presidente, relator, secretário e o suplente da comissão teriam direito a voto. Além disso, Ernesto fez a defesa de que, caso a Situação ficasse com a presidência, a relatoria ficaria com a Oposição e vice-versa.

 

A ideia dos quatro terem direito a voto foi rebatida por Luciano Bezerra, que afirmou que só teriam direito de votar apenas os 03 vereadores titulares previamente escolhidos de modo a seguir, segundo ele, o critério de proporcionalidade, já que a bancada de Situação detém a maior parte dos vereadores da Câmara. Um pouco antes, Luciano se posicionou em ocupar o cargo de relator da CPI e Zé Minhoca a presidência.

 

“O regimento não diz que já vem indicados os quatro membros pela Câmara. O regimento diz que nós quatro, os indicados, é quem vamos decidir essa comissão. Proporcional que diz é que são indicados os membros e você não pode comparar Comissão de Inquérito com Comissão Permanente” – disse Ernesto.

 

“Os membros da Comissão são indicados seguindo a proporcionalidade. Então, no caso, podemos indicar dois e a Oposição um. O artigo 115 (do regimento) não vale não? Tá vendo que você não me responde? Não seja inconveniente… O artigo 115 não vale? Você está fugindo dele” – disse Luciano.

 

A reunião chegou a ser suspensa, para que os advogados das duas bancadas se reunissem e dessem, em conjunto, um parecer jurídico sobre o impasse. Após quase meia hora de discussões, o impasse continuou, mas a sessão foi reaberta por Zé Minhoca, que seguiu a ideia proposta por Luciano Bezerra e pelo advogado de Situação de que apenas os membros titulares – Ernesto, Luciano e Zé Minhoca – teriam direito a voto, o que excluía Carlinhos da Cohab.

.

Advogados de Oposição e Situação não chegam a um consenso quanto ao regimento

 

Com a composição definida em meio a protestos dos Oposicionistas, foi decidido que, para apurar as denúncias de supostas irregularidades na distribuição de pontos no Calçadão, os membros da CPI seriam os seguintes:

 

Presidente: Zé Minhoca (PSDB)

Relator: Luciano Bezerra (PR)

Secretário: Ernesto Maia (PSL)

Suplente: Carlinhos da Cohab (PSL)

 

Para Carlinhos e Ernesto, Situação não quer que governo seja investigado

 

Claramente chateados, o vereadores Carlinhos da Cohab e Ernesto mostraram a insatisfação pela distribuição dos cargos para as investigações da CPI do Calçadão.

 

Carlinhos, por duas vezes, chegou a dizer que a Situação se porta como um “rolo compressor” e que quer blindar o atual governo de qualquer investigação.

 

Já o mesmo posicionamento foi dito por Ernesto, que também voltou a enfatizou que os quatro deveriam ter votado na escolha dos membros.

 

Para Luciano Bezerra e Zé Minhoca, não houve incoerência na escolha dos cargos

 

No fim da reunião, Luciano citou que não houve incoerência no fato de a Situação ter ficado com os cargos de Presidente e Relator, já que o critério da proporcionalidade teria sido seguido de acordo com o que diz o regimento.

 

O mesmo posicionamento foi seguido por Zé Minhoca.

 

Comissão se reúne na semana que vem

 

Também foi definida a data da primeira reunião da comissão proposta. Será na próxima segunda-feira (30), a partir das 10h.

 

Confira o que diz o regimento interno que trata da instauração das CPIs:

.

Capturar

Um Comentário

  1. João do Nascimento disse:

    MAS QUE PIADA! ZÉ MINHOCA PRESIDENTE E LUCIANO RELATOR? KKKKKKKKKKKKK É PRA RIR OU PRA CHORAR?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores