04
abril

Resumo da Câmara


“Estou sabendo que pessoas fortes do governo vão acompanhar Dimas Dantas”, afirmou Deomedes Brito

 

Primeiro a usar a tribuna, o vereador petista cobrou para que o governo estadual faça o convênio com a COMPESA para a  distribuição de água em bairros carentes do município.

 

De acordo com ele, famílias estariam deixando de comprar comida para poder comprar a água a ser usada em seus imóveis.

 

Já no segundo ponto, o vereador fez um requerimento verbal para que a prefeitura municipal possa continuar com o convênio com as policias militar e civil, fornecendo apoio auxiliando em algumas áreas, inclusive na alimentação dos policiais durante os plantões mais conturbados.

 

No ponto mais forte do discurso, Deomedes (PT) falou sobre o pedido de exoneração de Dimas Dantas (PP) da pasta de Educação, como forma de continuar a manter seu apoio a Eduardo da Fonte (PP).

 

“Estou sabendo que tem muitas pessoas fortes no governo que vão acompanhar Dimas. Não vou dizer porque não chegou a hora de dizer, mas Dimas não vai sozinho e muita coisa vai acontecer. Esperamos que o prefeito deixe de politicamente e trabalhe mais pela população”, pontuou o vereador.

 

Zé Minhoca denúncia que supermercados estão comercializando alimentos estragados e cobra visitas da vigilância sanitária

 

Dois pontos foram destaques no discurso do vereador tucano. No primeiro, Zé Minhoca (PSDB) citou que recebeu denúncias em sua rede social sobre que supermercados do município estariam cometendo irregularidades na estocagem de alimentos que precisam ser refrigerados.

 

“Tem alguns supermercados que estão desligando os freezers a noite para economizar energia, estragando os alimentos que vamos comprar no outro dia. Vendem produtos com etiqueta vencida e eu gostaria que o prefeito, com a acessibilidade que ele tem, para que a vigilância sanitária possa tomar as providências cabíveis”, citou.

 

No último ponto, o vereador destacou as denúncias Feitosa pelos toyoteiros do município, sobre as denúncias de aumento nas taxas de alvarás a serem pagos anualmente. De acordo com o vereador, o fato é uma inverdade e que o prefeito não estaria punindo a classe.

 

Ernesto Maia fala sobre exoneração de Dimas Dantas e faz críticas a política de alugueis de imóveis por parte do poder municipal

 

O líder da Oposição destacou dois pontos em suas falas na tribuna. Ernesto Maia (PSL) iniciou destacando o pedido de exoneração de Dimas Dantas (PP) do cargo de Secretario de Educação.

 

Ernesto citou que a exoneração aconteceu coincidindo com o fato de muitas pessoas estarem insatisfeitas com os destinos que estão sendo tomados no município.

 

O vereador aproveitou para falar sobre a candidatura de Alessandra Vieira (PSB). Para ele, essa candidatura a federal foi uma imposição feita por Eduardo Campos (PSB) como forma de arrancar votos de outros políticos apoiadores de Armando Monteiro.

 

“Essa estratégia sacrifica, e muito, Santa Cruz do Capibaribe e foi exatamente isso que o secretário Dimas Dantas disse na coletiva. Uma questão que ele tematizou era que ele não estaria saindo do grupo político e sim da administração por que o prefeito foi bem claro: quem não votasse em Alessandra, estaria fora do Governo, já mostrando os porquês de não botar nela”, frisou.

 

O vereador citou que a situação está dividida e que esse rompimento deverá acontecer com mais pessoas ligadas a base governista. No outro ponto, Ernesto destacou a política de alugueis de imóveis para abrigar serviços a população e também departamentos.

 

“A chance mesmo que veio é para os alugueis”, frisou, referindo-se as inaugurações de programas sem que haja a construção de imóveis próprios no município.

 

 

Klemerson Pipoca destaca Dia do Autismo e inaugurações de programas sociais por parte da prefeitura

 

O vereador destacou o seu projeto de lei, no qual fala sobre a realização de atividades anuais voltadas para o Dia Internacional do Autismo, citando que, mais uma vez, houve a mobilavam das famílias com a realização de diversas atividades realizadas no Parque Florestal.

 

Em seguida, o vereador fez críticas a Ernesto Maia (PSL), falando que as críticas pelas residências alugadas que abrigam projetos sociais no município vinham somente daqueles que faziam parte do círculo de amizades do vereador de Oposição, mas não do restante da população.

 

Entre a defesa de Pipoca (PMN) estão as inaugurações desta quinta-feira (03) do Telecentro, a Casa da Cidadania e outros dois programas, entre eles o Pernambuco no Batente, destinado para cursos profissionalizantes para pessoas que sofrem de dependência química no município.

 

“Os desmandos que o vereador Ernesto Maia vê é só nas redes sociais que ele comanda”, frisou.

 

Jessyca Cavalcanti faz críticas a postura de suposto protesto Taboquinha realizado durante visita de Paulo Câmara a Santa Cruz do Capibaribe

 

Dona de palavras fortes, a vereadora Jessyca Cavalcanti (PTC) fez duras críticas a maneira como foi constituído o protesto durante a vista de Paulo Câmara (PSB) ao município.

 

Jessyca chegou a apresentar, na tribuna, diversas mensagens impressas de um suposto grupo do Whatsapp pertencente ao vereador Ernesto Maia (PSL), que faz a convocatória de militantes do grupo Taboquinha para o protesto, que não surtiu o efeito esperado.

 

“São essas as ações feitas pelo vereador, que se cólica candidato a estadual. Nós temos o nosso deputado Diogo Moraes que, quem quiser vero que é concreto, pegue seu carro e vá até o gigante que vai ter em Santa Cruz muito em breve, para beneficiar cinco mil famílias”, referindo-se as obras do Calçadão.

 

Jessyca continuou falando sobre recursos chegados ao município, recursos do FEM estadual, que serão, segundo do a vereadora, revertidos para obras de pavimentação de ruas e outras ações ainda não anunciadas, que deverão começar após a chegada da segunda parcela do recurso.

 

Dida de Nan elogia festa do Pará e fala sobre inaugurações de programas sociais no atual governo

 

.

No seu discurso, o vereador Dida de Nan (PSDB) falou sobre as críticas feitas por Galego de Mourinha (PTB) de que a atual gestão estaria acabando com a tradicional festa.

 

Em seguida, ele fez sua defesa ao governo municipal, em relação a polêmica relacionada a não contratação da Banda Brasas do Forró, contrato quebrado pela prefeitura a poucos dias dos festejos.

 

“Se não foi Brasas do Forró, foi Bidinga do Acordeom que deu um show e, em seguida, foi a super banda Forró Pegado”, frisou.

 

Galego de Mourinha pediu um aparte e rebateu Dida, citando que a prefeitura teria arrecadado, em fevereiro, mais de 12 milhões de reais e que não teria dinheiro nem para pagar 10 mil, que era o preço do contrato da banda.

 

Em seguida, Dida fez elogios sobre as inaugurações de programas sociais realizados pela atual gestão.

 

“Eu acho que a Oposição não acha bom quando estamos trabalhando, mas eles tem que reconhecer o esforço feito pelo prefeito Edson Vieira”.

 

Já sobre a polêmica do grupo dos insatisfeitos com a atual gestão, que se especula fazer uma terceira via no município, Dida afirmou que isso ocorre essas pessoas pretendiam que o prefeito suas prioridades ao invés de atender os anseios da população.

 

 

Galego de Mourinha faz duras críticas à política de aluguéis adotada pela atual gestão

 

No uso da tribuna o vereador galego de Mourinha falou sobre anúncio feito acerca do início das obras da PE-160, marcada para maio.

 

De acordo com petebista, essa obra já deveria ter sido iniciada a bastante tempo, fazendo referência ao não-cumprimento da assinatura da ordem de serviço, prometida pelo governador Eduardo Campos para dezembro de 2013.

 

“Quando falamos da PE-160, temos que mostrar que ela é a maior vergonha que governador Eduardo Campos está deixando para Santa Cruz do Capibaribe”.

 

Galego também fez referência em relação a obras prometidas pelo governador, citando a estação de tratamento de esgoto e rede de saneamento prometidas para Santa Cruz do Capibaribe, com orçamento estimado em 28 milhões de reais e que nada foi executado.

 

O vereador citou que, mesmo com assinatura da ordem de serviço, isso não seria garantia para que as obras fossem iniciadas. Em seguida o vereador citou que outros pontos deveriam voltar a entrar na pauta de debates na Câmara de vereadores.

 

Entre eles estão os problemas no abastecimento e o crescimento da violência, assim como fez críticas a atual gestão em relação à política de aluguéis que, segundo ele, estão caminhando em número dobrado em relação aos governos anteriores José Augusto também do ex-prefeito Toinho do Pará.

 

Zezin Buxin rebate críticas sobre política de aluguéis para implementação de serviços públicos pela atual gestão

 

No uso da tribuna, o líder da bancada de situação fez do descritas aos opositores, no ponto em que eles tocaram sobre a política de aluguéis de imóveis para implantação de serviços públicos pela atual gestão.

 

Zezinho citou sobre os benefícios que seriam conseguidos através das novas no coração esse realizadas pelo prefeito Édson Vieira, que inaugurou nesta quinta-feira diversos programas sociais, todos eles alocados em residências imóveis alugados.

 

“A culpa não é do prefeito atual se a cidade não dispõe de prédios públicos “, referindo-se ao que tinha acontecido em outras gestões e que o município precisa de mais 20 anos de boas gestões para que ela possa ser melhorada.

 

Ele fez referência as dificuldades enfrentadas pela atual gestão uma falta de infraestrutura maquinário também outros produtos que faça com que o município possa se desenvolver acompanhando seu crescimento econômico.

Narah Leandro fala sobre a série inaugurações realizadas pela atual gestão nesta quinta-feira

 

Em seu discurso, a vereadora socialista falou sobre a série de inaugurações de programas sociais que foram realizadas pela atual gestão.

 

Entre elas estão a casa da cidadania, o Telecentro e as ações que são tomadas pelo atual governo no enfrentamento combate ao uso e ao tráfico de drogas.

 

“Isso vai fazer com que aquelas pessoas deixem de ser chamadas de “noiadas” e recuperem os seus nomes e sua cidadania”, pontuou.

 

A vereadora aproveitou para citar também a importância do seu primeiro mandato, fazendo referência de que se faz necessário que se ouça as demandas da população que as transforme em projetos de lei que possam ser convertidos em benefícios para a mesma.

 

 

 

Zé Elias solicita fiscalização de merenda nas escolas e limpeza para terreno provisório da área do calçadão

.

O primeiro ponto do discurso do petebista foi uma denúncia de que que estudantes da escola Senador, localizada próximo ao bairro Santo Agostinho, não estariam recebendo merenda adequada.

 

De acordo com ele, a denuncia afirmava que que só foi oferecido como merenda apenas bolachas, onde o político aproveitou para cobrar que fossem feitas fiscalizações nas escolas para verificar se a merenda estaria sendo servido de maneira adequada para os alunos.

 

“Se for só uma vez ou outra isso pode até acontecer, mas se estiver acontecendo quase toda semana, peço a Secretaria de Educação que corrija isso”, destacou.

 

O vereador também aproveitou para solicitar, por parte da prefeitura municipal, que seja realizada a limpeza no terreno provisório da área do calçadão.

 

De acordo com Zé Elias, o local não é limpo há duas freiras, fato que estaria prejudicando o comércio dos pequenos feirantes.

 

“Depressiva, esse é um título que merece Santa Cruz do Capibaribe”, afirma Helinho Aragão

 

Com um dos discursos mais fortes da noite, o vereador petebista aproveitou para fazer críticas sobre problemas que segundo ele são enfrentados pelo município.

 

Entre os problemas que estão a crise no abastecimento de água, a constante presença de buracos nos calçamentos, a insegurança crescente com número de assaltos especialmente para os pequenos sulanqueiros e o problema das muriçocas, além do aumento de taxas no município.

 

Entre essas taxas, está um aumento do alvará para tropeiros, o preço cobrado pelos moto-taxistas e também na taxa de IPTU que, em alguns casos ultrapassa a marca de 200%, segundo ele.

 

“Santa Cruz do Capibaribe se encontra em uma profunda depressão. Depressiva, esse é o título que merece Santa Cruz do Capibaribe”, pontuou.

 

O vereador aproveitou também para cobrar promessas de campanhas feitas pelo atual prefeito. Entre elas, estão os tablets aos estudantes, a internet gratuita também a construção do novo hospital.

 

Fernando Aragão endurece as críticas de falar sobre emendas perdidas pela atual gestão na área da saúde

 

Em seu discurso, o vereador Fernando Aragão falou sobre as inaugurações que foram realizadas nesta quinta-feira.

 

O Vereador solicitou explicações sobre qual a prefeitura municipal teria dinheiro para poder bancar os aluguéis desses imóveis, você teria perdido no valor de R$ 2.400.000,00 de emendas vindas de José Augusto Maia para construção do Centro de imagens entre outras de políticos que possuem representatividade aqui no município.

 

“Isso sim é o que o povo tem direito de vocês tem o dever de explicar”, pontuou. Em seguida, Fernando Aragão comentou no seu posicionamento sobre a saída do subsecretário de Educação Dimas Dantas.

 

“O que nos deixa triste é que os acordos que foram feitos para que Dimas se tornasse vice-prefeito, hoje, o ditador Edson Vieira simplesmente anuncia que não sobe no palanque dele os que não apoiarem a sua mulher”, destacou.

 

 

Afrânio Marques fala sobre as conquistas políticas da população após o fim do golpe militar

 

O vereador pedetista usou da tribuna para falar sobre as conquistas atribuídas à população após a queda do regime da ditadura militar.

 

Entre essas conquistas estão voto aberto, a liberdade de expressão, a força desempenhada pelos movimentos estudantis em prol dessa liberdade e também a liberdade do voto também da escolha.

 

Afrânio falou de sua militância quando era estudante durante os anos de chumbo e falou que irá publicar em seu blog pessoal fotos dessa época em que era militante, mostrando que sua entrada na Câmara de Vereadores não foi simplesmente por acaso e sim uma conquista devido aos seus anos de dedicação em prol da classe estudantil. .

 

.

Ronaldo pacas faz duras críticas protesto orquestrado por simpatizantes da Oposição na visita de Paulo Câmara

 

Último orador da noite, operador Ronaldo pacas destacou um protesto realizado durante a visita do pré-candidato ao governo do estado, Paulo Câmara (PSB).

 

O protesto teve adesão de poucas pessoas, muitas supostamente ligadas ao grupo de oposição, protesto esse que foi organizado através do whatsapp, que não teve o resultado esperado.

 

Ronaldo Pacas também fez referência as mensagens que foram apresentadas no plenário pela vereadora Jessyca Cavalcanti entre pessoas supostamente ligadas ao grupo de oposição que seria simpatizantes do vereador Ernesto Maia, citando que essa forma não seria correta de se fazer política.

 

“Vi papéis que a vereadora Jéssyca mostrou hoje a noite aqui na Câmara, onde mensagens de celulares flagraram a armação de um movimento contra o secretário Paulo Câmara, que esteve em nossa cidade na última semana. Isso é lamentável. Definitivamente está não é a maneira certa de se renovar a política”, pontuou.

Um Comentário

  1. Marcos Antonio da Silva disse:

    Quando se oferecia condições a essa vigilância sanitária para que trabalhasse em benefício do povo e a equipe tinha o respeito da população, muitas das aberrações que vemos hoje não aconteciam. Já faz alguns anos que a fiscalização da vigilância Sanitária deixou de ser prioridade aqui nesse município.
    Me coloco a disposição dos Agentes da Vigilância Sanitária para fazer uma matéria e divulgar na imprensa, para fazermos um comparativo numa retrospectiva de ações desenvolvida por esse órgão, e olha que desse assunto eu conheço…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores