24
abril

Resumo da Câmara – Toritama


Abertura do processo de cassação do prefeito Odon e coletiva de Lucinha dominam a noite de debates na Câmara de Toritama

 

Fotos: Arquivo.

 

A reunião da Câmara de Vereadores de Toritama desta quinta-feira (23), contou com a presença de apenas nove parlamentares e a Casa completamente vazia de público. As falas mais aguardadas ficaram por conta dos vereadores Fábio Araújo e Zé Boim (PSDB), que na semana passada votaram a favor da abertura do processo de cassação contra o atual gestor Odon Ferreira (PSB), quando na ocasião os parlamentares faziam parte da base governista.

 

Uma cena que se repetiu, foi o pedido para se retirar da sessão feita pelo vereador da base, Marcos Serafim (PSB), que votou contra a abertura do processo e esta a um bom tempo sem usar a tribuna. A saída dele durante as reuniões tem sido repetitivo.

 

Dioclécio Raimundo (PTC)

 

O parlamentar destacou a escuridão que se encontra a cidade e apresentou na Câmara um relatório adquirido por ele junto a Celpe, com os valores repassados pela empresa a Prefeitura Municipal de Toritama.

 

“Nos últimos dias eu estive em uma rádio local falando sobre os repasses da Celpe para Prefeitura, repasses esses que até então toda Toritama não tinha conhecimento, o que tínhamos conhecimento de fato é que a cidade se encontra as escuras, inclusive aqui em frente da Câmara, os postes estão todos apagados (…), escutem bem, você que paga sua taxa de iluminação pública, essa taxa é repassada para prefeitura, para que ela preste serviço na sua rua, no seu bairro, para colocar postes e lâmpadas que estejam faltando, mas  quando se vai à Prefeitura e pede para colocar um poste ele diz que não tem dinheiro e não tem recursos”, alertou.

 

 Loló (PTB)

 

 

O vereador Loló relatou em seu discurso que está com um Loteamento situado no município, onde o mesmo visitou e contou que o saneamento está começando a ser feito. Loló também destacou a construção da quadra poliesportiva no bairro Independente.

 

“Essa semana visitei o Loteamento novo alvorecer que estava precisando de saneamento e graças a Deus, fiz a minha parte e o povo está satisfeito. Naquela localidade, os esgotos se encontravam a céu aberto e hoje o povo está feliz e tranquilo, é um trabalho que está sendo feito e, se não agrada a um, mas agrada a dez. Também estive visitando a quadra que também logo será entregue à população”. Concluiu.

 

Morica (PSL)

 

O líder da Oposição começou seu discurso dizendo que a cidade respira um ar de alivio após a Casa aprovar a abertura do processo de cassação e disse que os parlamentares devem fazer valer o papel de vereador e afirmou que estaria ansioso para ouvir a coletiva da vice-prefeita Lucinha e disse está de braços abertos para recebê-la no grupo da Oposição.

“Quero dizer que Toritama respira um pouco mais de aliviada com o acontecimento da semana passada nessa Casa, onde os nobres vereadores mostraram a postura de homens de bem e deram uma resposta à sociedade. Vamos ouvir o que Lucinha tem a dizer, quais são seus projetos e que rumo tomará, quero dizer que se ela quiser vir para o nosso grupo, será bem vinda, será bem aceita, iremos somar e nos unir de fato e quem sabe ela seja nossa futura prefeita”, declarou.

 

Fábio Araújo (PSDB)

Em seu discurso o vereador Fábio Araújo, comentou sua saída da base governista e explicou porque votou a favor da abertura do processo.

 

“Eu quero deixar claro à população que fomos escolhidos para ser os seus representantes e afirmo mais uma vez e quantas vezes for preciso, que fui eleito pelo povo e é a esse povo que devo explicações…além de trabalho, ações e serviços e uma postura ética. Depois de ter analisado aqueles detalhadamente cheguei a conclusão de que o correto naquele instante seria votar a favor do pedido, ou seja votar a favor da lei e do povo, pois os que nos regem são as Leis. Eu fui muito mais que um aliado, fui amigo paciente e acreditei até onde pude, não só eu, mas os demais vereadores que faziam parte daquela base, porém as suas atitudes e ações, mostraram que não tinha compromisso com o povo”, frisou.

 

Fábio Florentino (PT)

 

Fábio usou a tribuna para lembrar as mortes dos políticos Manoel Santos e Pedro Eugênio e de suas importâncias para o estado de Pernambuco.

“A política pernambucana está de luto, perdemos duas pessoas importantíssimas do Estado. Manoel Santos contrariando o sistema, conseguiu ser um homem de sucesso, lutou contra a Ditadura Militar, foi um dos fundadores da central única dos trabalhadores, em 2010 conseguiu ser eleito deputado estadual, foi reeleito em 2014 com quase cinquenta mil votos. Outra figura importante foi Pedro Eugênio, que não foi reeleito por questão de legenda, mas, prestou grandes serviços a classe industrial e ao estado de Pernambuco. Eu finalizo as palavras fazendo essa reflexão, de que as nossas ações durante o mandato nessa Casa, faça valer a pena, para que um dia quando o Senhor nos chamar para um plano superior as pessoas só tenham coisas boas para falar de nos”, pontuou.

 

Zé Boim (PSDB)

 

O vereador Zé Boim foi outro que estava na base, porém votou a favor do processo e usou a tribuna para esclarecer a sua decisão. Ele afirmou está convicto de sua decisão e aproveitou para cobrar do prefeito mais agilidade nas obras do campo de futebol.

“Eu votei consciente, meu pai me ensinou que nós temos que andar com a verdade e eu estou caminhando com ela. Se nós erramos, temos que pagar pelo nosso erro, um exemplo eu digo, nós temos habilitação e se infligirmos as Leis seremos multados, é a mesma coisa, votei com convicção e fiz o que é melhor para nossa cidade, a justiça é quem irá julgar. Também quero dizer que hoje estive lá no campo de futebol, ou pelo menos dizem que vai ser, e está do mesmo jeito, quero pedir mais esforços porque o povo está me cobrando”, relatou.

 

Birino  (PSB)

 

Birino iniciou o discurso dizendo que essa gestão é uma copia da gestão Flavio Lima, onde segundo ele, Odon está contratando as mesmas pessoas que trabalharam com Flávio e que não deram certo.

“O que vemos da semana passada para cá é uma copia da gestão passada, onde vai de encontro com os princípios morais do senhor prefeito, que dizia que se elegesse essas pessoas não passavam nem na porta da sua casa, são pessoas que ele dizia que era desonesto, e a gente fica triste porque ouvimos que iram demitir secretários que deram certo para colocar pessoas que eu não falo por mim e sim por ele que falava que era falho, secretária que deixou hospital fechado por dois meses  sem pagar os funcionários, hoje voltou, ai eu pergunto ao senhor prefeito do município, cadê seus princípios morais?”, indagou.

 

 

 

 Com informações de Evandro Balla, correspondente do Blog em Toritama.

 

 

 

 

 

 

Um Comentário

  1. AROLDO BOTA disse:

    Bom mesmo seria que o nobre Serafim aproveitasse o embalo do Odon ferreira e desse um fim ao seu pífio e inexpressivo mandato.TORITAMA ja esta cheia de bajuladores medíocres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores