17
abril

Pernambuco contabilizou 89 cidades sem homicídios em março, diz SDS


Arte; FolhaPE.

Dos 184 municípios pernambucanos e mais o arquipélago de Fernando de Noronha, 89 não registraram assassinatos no mês de março. Dessas, 17 estão há dois meses (fevereiro e março) sem registrar homicídios sendo, neste recorte, a maioria no Sertão (6) e Agreste (6).

O balanço da Secretaria de Defesa Social (SDS)sobre os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) também demonstra que 37 cidades contabilizam apenas uma morte dessa natureza desde janeiro. Além disso, a Região Metropolitana comemorou o primeiro dia de homicídio zero depois de 541 dias. Os dados corroboram a tendência de queda na criminalidade em Pernambuco como aponta o Governo. No mês passado 366 pessoas foram assassinadas, o menor volume em uma série de 19 meses.

Houve ainda 17 cidades que estão sem crimes violentos letais desde fevereiro. Entre elas, estão Afrânio, Belém de São Francisco, Cabrobó, Carnaíba, Ibimirim e Moreilândia, no Sertão; e Caetés, Iati, Passira, Taquaritinga do Norte, Vertente do Lério e Venturosa, no Agreste.

Foto: Diego Nigro

Segundo o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, 76 municípios computaram queda nos índices em relação a fevereiro, um desses destaques foi São José da Coroa Grande, na Mata Sul. A cidade que teve dois assassinatos em janeiro foi para 11 em fevereiro e em março caiu para zero. Outro exemplo foi Escada, na mesma região, com redução de 71,4% dos assassinatos no mês passado. Outro índice comemorado pelas autoridades de segurança foram as datas zero homicídio no Grande Recife e na Diretoria Integrada do Interior 2 (Dinter 2).

Pádua credita que a redução dos índices aos investimentos que vem sendo feito nas policias. Ele reforçou que a ampliação dos quadros da Civil trouxe aceleração e melhora na qualidade das investigações. Já o incremento da PM ampliou a polícia preventiva nas ruas. Outro ponto importante apresentado foi a integração com forças de segurança de estados que fazem fronteira com Pernambuco.

“São mais de 4,5 mil policiais militares nesses últimos três anos, além dos 1.280 policiais civis contratados em fevereiro. Isso repercute diretamente na operacionalidade das policias”, finalizou.

 

Com informações da Folha PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores