14
outubro

Grupo que visa preservar patrimônio de Santa Cruz se manifesta contra possível demolição de gruta, e Prefeitura responde que irá apenas mudá-la de local


Na tarde desta quinta-feira (14), alguns representantes do projeto Patrimônio Histórico de Santa Cruz do Capibaribe usaram suas redes sociais, para se manifestar e demonstrar preocupação sobre uma possível demolição da “Gruta do Ginásio” que compõe a estrutura arquitetônica da atual escola municipal Ivone Gonçalves, antigo Colégio Cenecista, que fica localizado na Avenida 29 de Dezembro, Centro da cidade.

Marivaldo Andrade, um dos representantes do projeto que visa preservar o patrimônio de Santa Cruz, participou na noite desta quinta-feira (14) no Programa independente, veiculado pelo Santa Cruz Online, e falou como tomou conhecimento sobre o fato.

“Recebemos há um mês essa informação da suposta demolição da gruta, checamos e nos informaram que passava apenas de uma especulação, ontem eu estava conversando com representantes da secretaria de educação, e foi confirmado que essa gruta iria ser demolida para ampliação de algumas áreas da escola, e isso nos preocupou muito porque aquela gruta representa muito para o nosso povo, e essa fala partiu diretamente da própria secretária de educação, e disse também estava planejando sim, e que iria fazer uma réplica” – disse Marivaldo.

Durante a sua participação, ele pediu sensibilidade ao prefeito Fábio Aragão em relação a esse ato.

“Espero que o prefeito seja sensível a isso ai, reveja esse pensamento e acreditamos que ele irá rever, até porque na época ela foi construída por um de seus familiares que foi o ex-prefeito Raymundo Aragão, e que Fábio respeito toda a história que essa gruta tem” – pontuou.

Nossa equipe de reportagem entrou em contato com a assessoria da Prefeitura Municipal, a qual informou que ela será realocada para outro espaço dentro da própria instituição de ensino. Confira a nota abaixo:

Nota da Prefeitura

Com relação as informações que circulam nas redes sociais sobre a gruta, localizada na Escola Municipal Ivone Gonçalves de Araújo, a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe informa que não procede a informação da demolição da gruta e esclarece que, irá apenas mudar ela de local, permanecendo dentro da própria escola.

A mudança se dá pelo fato de que, acontecerá uma reforma na escola, no qual, serão construídas novas salas de aula, laboratórios e uma nova quadra padrão FNDE. Para que todas essas ações sejam realizadas, é necessária uma realocação da gruta, sem danificar características do local. Caso não haja essa mudança, as reformas precisarão ser reavaliadas e a escola perderá essa quadra padrão FNDE.

Diante disto, a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe ressalta que não há nenhuma intenção de acabar com esse elemento cultural, apenas uma mudança de local para que a escola Ivone Gonçalves receba essa reforma e ofereça uma estrutura de qualidade para seus estudantes.

Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores