04
fevereiro

Reportagem Especial – Blog do Ney Lima


“10 anos da tragédia em Timbaúba” – Parte 4

 

01 10 Anos

 

O Blog do Ney Lima segue nesta quinta-feira (04) contando um pouco sobre a campanha do Ypiranga em 2006 que culminou em uma “tragédia” ocorrida no Estádio Ferreira Lima em Timbaúba, após um pênalti perdido por Júnior Amorim contra o Estudantes, no dia 05 de fevereiro daquele ano.

 

A equipe do Blog entrou em contato com os personagens que vivenciaram os momentos de alegrias e tristezas ocorridos durante o torneio. A série traz depoimentos exclusivos de torcedores, ex-jogadores, empresários, radialistas e de pessoas que fizeram parte direta e indiretamente daquela campanha.

 

Neste quarto episódio destacaremos os bastidores da imprensa e expectativas de torcedores e ex-jogadores, durante os dias que antecederam o duelo contra o Estudantes em Timbaúba.

 

Ypiranga e Santa Cruz do Capibaribe na mídia

 

“Tivemos uma semana inteira de muito “oba-oba”, muitas televisões, jornais, rádios e notícias a nível nacional” – afirmou Flávio Pontes

 

18 Foto

Foto: Jornal do Commercio.

 

O município de Santa Cruz do Capibaribe vivenciou no início de fevereiro de 2006, algo inédito em sua história. Por vários dias, a cidade foi a principal do estado a ser destaque diariamente nos órgãos de imprensa de Pernambuco. O motivo do grande destaque era a campanha inédita feita por uma equipe do interior na história do estadual.

 

Em relação ao grande destaque da grande mídia na equipe, o ex-presidente, Flávio Pontes relatou que o “oba-oba” não fez bem ao grupo na decisão.

 

“Se fosse hoje e pudéssemos voltar no tempo, com a experiência que tenho, as coisas seriam diferentes e não teriam acontecido daquela forma. Nós tivemos uma semana inteira de muito “oba-oba”, muitas televisões, jornais, rádios e notícias a nível nacional, passamos no Esporte Espetacular no domingo pela manhã, também no Globo Esporte do sábado. Se fosse hoje, numa situação daquela, nós blindaríamos mais o grupo e tentaríamos de alguma forma segurar um pouco mais a cabeça dos jogadores” – pontuou Flávio.

 

Globo Esporte faz comparação entre equipes e cidades do interior

 

19 Foto

Imagem: Reprodução/Globo Esporte.

 

Em uma de suas reportagens apresentadas na Rede Globo de Televisão, no Globo Esporte do sábado (04/02/2006), o destaque na matéria, era uma comparação entre equipes do interior e que estavam se destacando em seus estados, o Ypiranga em Pernambuco e o Brusque de Santa Catarina. Outro tema citado durante a reportagem, é que os municípios de Santa Cruz do Capibaribe e Brusque, tinham algo em comum, um polo têxtil como seus principais pilares na economia.

 

Empolgação da população santa-cruzense é destaque na mídia estadual

 

“Cidade veste de azul e branco” – destacava o Diário de Pernambuco

 

20 Foto

Foto: Diário de Pernambuco.

 

Destaque também na mídia estadual, os jornais Diário de Pernambuco e Jornal do Commercio destacaram a empolgação da população santa-cruzense durante a semana decisiva e o turno indo para o interior do estado.

 

Na reportagem do Diário de Pernambuco, a equipe de reportagem relatou as movimentações da população de Santa Cruz do Capibaribe em torno de uma possível conquista inédita para o município. Foi destaque também nas matérias, o hino oficial do clube em carros de sons e no comércio local, além de bandeiras do clube em vários veículos. Outro ponto citado era a grande movimentação de torcedores aos treinos.

 

O Jornal do Commercio destacava em sua página principal, a grande campanha realizada até então pela equipe santa-cruzense. O título principal da matéria trazia “Ypiranga perto de conquista histórica”. Durante a reportagem, o conceituado jornal pernambucano relatava o investimento financeiro feito pela diretoria na equipe, os destaques do elenco, a campanha no torneio e os preparativos dos torcedores em relação a partida contra o Estudantes.

 

Preparação da equipe para o duelo contra o Estudantes

 

21 Foto

Foto: Jornal do Commercio/JC Imagem.

 

Com o estádio cheio nos treinamentos da semana decisiva, o elenco do Ypiranga realizou o último coletivo da semana na sexta-feira (03/02/2006). O técnico Edson Leivinha armou uma equipe bastante ofensiva, com as chegadas dos meias Mazinho Brasília e Wilson Surubim ao ataque, para reforçar o setor ao lado de Júnior Amorim e Jessuí, além das subidas do lateral-esquerdo Jorge Guerra e do volante Tony ao ataque, como homens surpresas.

 

O meia Mazinho Brasília alertou que o elenco viveu uma semana tensa e uma sensação de ansiedade para o jogo decisivo, o mesmo falou sobre os bastidores durante os treinos.

 

“Foi uma semana de muito trabalho, apesar do duelo ser contra uma equipe que estava brigando para não cair, mesmo assim não parávamos de se dedicar aos treinamentos. Lembro muito bem que, o treinador Leivinha, pedia pra gente fazer tudo certo, com seriedade e que tivéssemos os pés no chão, e nós estávamos muito confiantes” – frisou Mazinho.

 

Chamamento da torcida e invasão em Timbaúba

 

“Foi verdadeiramente uma invasão fenomenal em Timbaúba” – relembra Lulu

 

23 Foto

Foto: Arquivo do clube.

 

O torcedor Jeferson Lulu, falou da organização e do chamamento que a torcida fez durante a semana para invadir o município de Timbaúba, além da busca para a aquisição de alguns veículos para realizar o deslocamento dos torcedores até ao local da decisão.

 

“Na semana que antecedeu o jogo, eu e alguns membros da torcida, nos disponibilizamos e fomos atrás dos políticos da cidade, comerciantes, diretoria do clube, fomos até as rádios para que pudéssemos conseguir ônibus, visando a locomoção dos torcedores até Timbaúba. Na ocasião, conseguimos seis ônibus, na ida também tivemos várias pessoas em carros pequenos, vans e particulares” – falou.

 

Cerca de 600 veículos e três mil torcedores do Ypiranga se dirigiram de Santa Cruz do Capibaribe até Timbaúba, confiantes na vitória e na conquista da vaga para a final do Campeonato Pernambucano e para a disputa da Copa do Brasil de 2007.

 

O torcedor Lulu falou da invasão da torcida em Timbaúba e a surpresa que teve os comerciantes de lanchonetes, que resultou na rápida falta de alimentos para os clientes visitantes.

 

“Foi verdadeiramente uma invasão fenomenal em Timbaúba. Eles (os comerciantes) não esperavam essa invasão toda, muitos torcedores ficaram sem almoçar, os restaurantes não tinham mais comidas, as lanchonetes não tinham mais água e nem refrigerante, eu mesmo não almocei, lembro até que comi apenas uma coxinha, a água mineral também acabou durante a partida. Eu acho que Timbaúba nunca viu tanta gente de uma torcida de fora, como viu a do Ypiranga naquele dia” – finalizou.

 

Na reportagem desta sexta-feira (05), o Blog do Ney Lima encerrará a série da reportagem especial e, será destaque a partida que resultou na perca do título da equipe, após um chute para fora de Júnior Amorim em uma cobrança de pênalti.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores