05
novembro

Coluna


O Evangelho em Máxima Consideração

 

“Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Romanos 1:16)

.

O apóstolo Paulo tem o Evangelho em máxima consideração. O texto sagrado, por si só, traz luz quanto à eficácia e funcionalidade do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo:

 

1. Paulo entendia que o Evangelho era o próprio Cristo – Para Paulo o Evangelho não era um conjunto de normas, mas uma pessoa, Jesus Cristo (I Co.2:2). Disse que lhe “foi dada a graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo” (Ef.3:8).

 

O conteúdo e essência do evangelho passa obrigatoriamente pelo Filho de Deus (sua vida, sua obra, sua natureza, seus ensinos). Ele é a mola mestra do evangelho, o tema central das Escrituras. Ele é também o centro da história, e à partir d’Ele olhamos para trás (a.C.), ou para frente (d.C.);

 

2. Paulo entendia que o Evangelho era loucura para o mundo – O homem cético considera insana nossa atitude de confiança e defesa do evangelho. O homem natural ignora a mensagem da cruz.

 

Dizia o apóstolo, “Certamente a palavra da cruz é loucura para os que se perdem”, e ainda, “pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios” (I Co.1:18,23). O evangelho se opõe aos interesses escusos e banais deste século, portanto, esse sistema embebido pelo prazer não consegue enxergar a luz do evangelho de Cristo (II Co.4:3,4);

 

3. Paulo entendia que o Evangelho era digno de todo seu empenho – Ele não hesita em dizer “tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele” (I Co.9:23), disse também, “estou pronto até para morrer em Jerusalém, pelo nome do Senhor Jesus Cristo” (At.21:13).

 

O evangelho em toda sua nobreza e sublimidade estava tão entrelaçado em sua vida que podia, naturalmente, dizer, “vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim” (Gl.2:20). O apóstolo abnegou-se ao evangelho colocando constantemente sua vida em risco;

 

4. Paulo entendia que o Evangelho era o poder de Deus – Esta é a sua confissão: “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Rm.1:16).

 

Paulo se mostra destemido com o Evangelho, (“não me envergonho”), em seguida, ele descreve e conceitua o Evangelho, (“é o poder de Deus”), para depois falar da eficácia e funcionalidade do evangelho (“para a salvação de todo aquele que crê”).

 

Gostaria, ainda, de considerar alguns aspectos fundamentais do Evangelho:

 

1. Ele é caracterizado por sua Autenticidade – Ele é legítimo, tem sua originalidade, não deixa dúvida e tem como autor o próprio Deus.

 

O Evangelho tem sua marca registrada garantida pelos céus, não imita nada, nem ninguém, não se vê nele plágio ou cópia do que quer que seja. Deus é o criador e sustentador desta verdade celestial;

 

2. Ele é caracterizado por sua Verticalidade – Ou seja, aponta para cima, para o poder de Deus, para a glória de Deus, nos faz olhar para o alto e coloca Deus como centro das atenções.

 

O Evangelho não faz o homem olhar para o seu próprio umbigo, pelo contrário, leva-o a compenetrar-se nos céus, fitando o Pai das luzes;

 

3. Ele é caracterizado por sua Praticidade – Isso não compromete em nada sua profundidade, ou conteúdo. É possível ser substancial e ao mesmo tempo aplicável à vida.

 

O Evangelho não é teoria, coisa de papel, discurso vazio, ou letra morta; Ele tem o seu caráter empírico, é experimental, pode ser vivido, provado pela graça, mediante a fé.

 

4. Ele é caracterizado por sua Realidade – Jesus nunca prometeu vida fácil, sombra e água fresca. Não simpatizamos com a religião vida mansa.

 

O Evangelho é pé no chão e realidade de vida. Todo dia morremos com Cristo, e ainda há o desafio da missão. Embora nosso coração esteja no céu, os nossos pés estão na terra.

.

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador e não refletem, necessariamente, a opinião deste blog.

Um Comentário

  1. Simone disse:

    Parabéns ao Blog do Ney Lima por esse espaço para explanação da Palavra de Deus. Atualmente as atenções estão apenas voltadas para coisas seculares, precisamos atentar para as coisas espirituais. Pastor Josilton, como sempre, coerente com as verdades bíblicas. Deus abençoe seu ministério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores