08
maio

‘Motivos naturais’ argumenta prefeitura sobre queda de Gameleira centenária em Santa Cruz


 

A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe informou, através de nota, que a queda da Gameleira registrada na terça-feira (07), na Av. Padre Zuzinha, se deu em virtude de ‘motivos naturais’, argumentando ‘pragas no interior e raízes’.

A administração acrescenta que ‘será realizada uma análise técnica de todas as Gameleiras e outras árvores que estão apresentando pragas’. A gestão ainda enfatizou que tem realizado o plantio de novas árvores, inclusive da mesma espécie que tombou.

A avenida onde aconteceu o incidente passou por uma reestruturação recente. Moradores alegam que as raízes foram cortadas. Imagens registradas por nossa equipe mostram sinais aparentes de cortes em raízes.

Confira a nota da prefeitura, na íntegra:

O Poder Executivo de Santa Cruz do Capibaribe informa que por motivos naturais (pragas no interior e raízes) a centenária árvore Gameleira da Avenida Padre Zuzinha, localizada em frente à Prefeitura, veio a cair.  

Ao longo da atual gestão, foram realizadas algumas intervenções e acompanhamentos das Gameleiras. A Prefeitura iniciou, recentemente, a reprodução de novas árvores, inclusive Gameleiras, aumentou a produção de mudas que estão sendo utilizadas para arborização urbana do município e possíveis substituições.

O poder público municipal relata ainda que será realizada uma análise técnica de todas as Gameleiras e outras árvores que estão apresentando pragas. O intuito é evitar o comprometimento da saúde fitossanitária dessas árvores centenárias.

Como todo cidadão santa-cruzense, a gestão pública municipal lamenta a situação do tombamento da Gameleira, símbolo da nossa terra. Infelizmente, ao longo dos anos, outras arvores Gameleiras também tombaram na Capital da Moda, todas acometidas por fatores naturais.  

Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe 

Um Comentário

  1. Paulo Macedo disse:

    Muito triste ver uma situação dessa em nossa amada cidade santa cruz do Capibaribe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores