06
agosto

Impasse


Temendo ficar sem trabalho, ex-moradores da Favela do Papelão cobram espaço para triagem de materiais recicláveis e dos animais usados para realizar as coletas

Embora felizes com o novo lar, possibilidade de ficar sem trabalho por conta da burocracia gera dúvidas no futuro dos ex-moradores da favela do papelão. Fotos: Thonny Hill.

 

Na tarde desta terça-feira (06), nossa equipe acompanhou a mudança de algumas famílias que começaram a retirar seus pertences da Favela do Papelão (que fica as proximidades da Avenida Teonilo Silvestre) em destino as novas casas do “Minha Casa Minha Vida”.

 

Mesmo com a felicidade da ida para a nova casa, um impasse tem causado receio aos ex-moradores da favela que, de acordo com eles, dificulta o exercício de seu trabalho diário como catadores de recicláveis: a impossibilidade de levar, para os novos imóveis, os animais, produtos e carroças usados para coleta dos materiais por conta de ser um dos requisitos exigidos pela Caixa Econômica Federal para evitar a deterioração dos imóveis.

 

Sacos com materiais recicláveis estão sendo acumulados provisoriamente em área cedida pela prefeitura.

 

Um dos nove animais usados para transportar os reciclados está amarrado dentro da área cedida pela prefeitura.

Damião foi um dos vários moradores que relataram as suas apreensões para nossa equipe.

De acordo com Damião Bezerra da Silva, um dos catadores que vivia há 16 anos na favela, são nove os animais de grande porte existentes (jumentos, cavalos) e há uma reivindicação da Associação dos Catadores para que a prefeitura conceda um espaço definitivo para colocação dos animais, das carroças e dos produtos coletados (garrafas pet, papeis, papelão, latinhas etc.).

 

“Queremos que a prefeitura nos conceda um local permanente para que possamos trabalhar e gerar renda. Estamos preocupados, pois precisamos pagar as casas e ganhar o alimento de nossas famílias”, enfatizou Damião.

Damião relatou também que a prefeitura, através da diretoria de Meio Ambiente, cedeu em caráter provisório um espaço no terreno por trás da favela para colocação dos animais, carroças e materiais coletados.

 

Neste local, também se encontra a nova central de abastecimento, o que deixa inviável uma ocupação em caráter definitivo. Em entrevista concedida ao blog por telefone, o Diretor de Meio Ambiente Pablo Ricardo falou sobre o impasse com os catadores.

 

Carroças usadas no transporte dos produtos coletados estão amarradas próximas ao terreno onde ficam as máquinas e a futura central de abastecimento.

De acordo com ele, o terreno será ocupado provisoriamente por dez dias e que um galpão está sendo viabilizado para que seja implantado um centro de triagem dos produtos coletados, de modo a dar continuidade e melhores condições aos catadores.

 

Diretor Pablo Ricardo falou sobre as iniciativas que serão tomadas pela prefeitura para resolver o impasse.

Já quanto aos animais, o que poderia causar a proliferação de currais clandestinos no município, o diretor relatou que a prefeitura também está na busca de uma área e, indagado se essa solução seria alocada em tempo tão curto, Pablo afirmou:

Há chances desse prazo não ser cumprido. Isso é uma meta interna, mas que pode mudar (…). Queremos avisar aos catadores que eles tenham um pouco de paciência. Nós já tivemos algumas reuniões e eles perceberam a preocupação nossa de estarmos nos reunindo e debatendo. Está chegando ao momento crucial que é, exatamente, o que fazer com o ganha-pão deles”, destacou.

 

 

 

 

.

3 Comentários

  1. sandra disse:

    como sempre o governo de Edson Vieira é um governo irresponsável, governo de aparência, marketing, sempre tomando atitudes impensáveis, foi desse jeito com os barraqueiros, tirou-os de seus lugares sem ter relocado as pessoas, agora tira os favelados sem ter dado um lugar para eles colocarem seus materiais de trabalho, para poder comer e fiquem alerta ele vai mexer no calçadão e vai fazer a mesma coisa com os feirantes! Até quando as pessoas vão aguardar com tanta paciência essas loucuras desse menino?

  2. Jânio Nunes disse:

    quando posto algum comentário aqui seja ele “irônico” ou ñ é com o sonho de um dia ver mais e mais famílias com esse lindo sorriso, sorriso esse de conquista, de vitória, e tendo a certeza de que NINGUÉM ESTÁ LHE DANDO NADA, Ñ TEM NINGUÉM COMPRANDO OU MESMO ROUBANDO SUA DIGNIDADE, ISSO SIM ME DEIXA FELIZ, ao povo carente que antes só fazia parte de uma “MERDA DE DADOS ESTATÍSTICOS” hoje podem ter o prazer de dizerem sou CIDADÃO BRASILEIRO RESIDENTE EM UMA CASA, agora isso pessoal, ñ foi Dilma, nem muito menos foi Eduardo Campos e nem o Prefeito de santa cruz Edson Vieira, foram vcs com seu verdadeiro trabalho, tirando SANGUE DO ROSTO NO DIA-A-DIA, isso sim foi fez com que vcs hoje possam olharem seus filhos e deitarem com o sentimento e com a certeza de dias melhores, vcs ñ devem satisfação à NENHUM POLÍTICO, ñ se sintam com a obrigação de “PÔRRA NENHUMA”, nem muito menos de votar em ninguém, vcs são livres pra fazerem de suas vidas o melhor pra vcs e seus filhos. desculpas pelos meus ERROS, rsrsr, mas, falo dos “ERROS” de PORTUGUêS. que o nosso Senhor Jesus Cristo o nosso DEUS todo poderoso esteja sempre com vcs, povo trabalhador HONESTO e merecedores do LAR DE CADA UM.
    “O homem, resumi-se em HUMILDADE”

    Oscar Niemeyer

    braZil, país rico é país sem CORRUPÇÃO.

    rsrs, ñ poderia esquecer.

    é isso…

  3. Marcos Antonio disse:

    Ta na hora deste seccretario do meio anbiente , para de brincar de fotografo e comercar a TRABALHAR, ”em dez dias vai ta reaolvido esse problema”, foi assim com o parque florestal e no final agente virmos a merda que foi feita, cortaram arvores, machucaram plantas para colocarem fios suspenso, so pra fazer aquela reforma ilusionaria, agora pra limpa uma rua olha so oque foi feito com o pessoal da favela, ta na hora de o prefeito Edson Vieira da uma chance a Santa Cruz, uma chance para os mais carentes que ele virou as costas, lembrei agora de uma cena muito vista na ultima semana onde uma Dama muito importante na nossa cidade brincava de pinta meio fio, seria bom esse governo parase de fantasia e comercase a trabalhar de verdade. Mais e so dizer a essepessoal que nao tem obde trabalhar pra eles aceitarem que vai doer menos….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores