Foto: Thonny Hill.
O radialista Hamilton França, mais conhecido por “Palhaço Pitombinha”, foi condenado a pagar R$ 7 mil de multa por calúnia e difamação, cometida contra o vereador Ernesto Maia (PT). O valor total foi corrigido monetariamente pela tabela de referência (ENCOGE) a partir da data da intimação que foi em 2012.
De acordo com os documentos do processo, o radialista Hamilton França, que na época exercia a sua função na Rádio Vale do Capibaribe, teria proferido durante a apresentação de seu programa matinal, “ofensas verbais de cunho depreciativo e desrespeitoso contra o requerente”.
Segundo o processo, as palavras utilizadas durante a fala de Hamilton foram: “pilantra”, “vereadorzinho”, “insignificante”, “ladrão”, além de afirmar que o parlamentar teria a “boca porca e nojenta”.
A decisão ainda cabe recurso.
Confira parte do que afirma os autos do processo:
“(…) Agora o senhor está fazendo papel de PILANTRA o VEREADORZINHO. O senhor pensa que essa moda vai pegar é? Sindicato não vai no dia 5 para os pés da justiça não. Quem vai é o seu chefe. Ele disse que não está sabendo não. O Deputado José Augusto disse que não sabe não que foi chamado pela polícia. Agora ele é surdo e cego também. Há espera aí, por favor, o VEREADORZINHO de meia tigela, para de PILANTRAGEM rapaz. O senhor não tem hombridade não? O mais simples componente do sindicato dos trabalhadores é mais limpo do que essa BOCA PORCA e NOJENTA que o senhor tem. Se recolha a sua insignificância o VEREADORZINHO DE MEIA TIGELA (…) Esta lançado o desafio viu? E eu vou me comportar educadamente. Agora diante de PILANTRAGEM fica difícil eu falar educadamente está entendendo? O Brasil é interessante, um PILANTRA feito Ernesto está processando Bartôl Neves, um cidadão, eu estou estudando direito, mas agora eu vou te falar viu Manoel, a podridão no Brasil bandido, LADRÃO está cheio de direito (…).”.