Volume morto da barragem de Jucazinho começa a ser extraído nesta sexta-feira
Está marcado para a próxima sexta-feira (06) o início das operações para captação de água do chamado “volume morto” da barragem de Jucazinho.
A informação foi publicada pela assessoria de imprensa da Compesa e, segundo a empresa, uma bomba submersa será usada para promover a captação de até 250 litros de água por segundo.
Ainda restam pouco mais de 8 milhões de metros cúbicos na barragem, que tem total de armazenamento de 327 milhões de metros cúbicos.
Segundo a Compesa, até a sexta-feira, o sistema de abastecimento por carros-pipa aos 12 municípios atendidos será ampliado de 40 para 60 e o colapso total da barragem para os próximos quatro ou cinco meses não está descartado.
“Estamos nos preparando para essa realidade porque as previsões não são animadoras. Todas as projeções indicam que o El Niño virá com ainda mais força em 2016 e que, por isso, teremos chuvas abaixo da média em todo o Nordeste. Por conta disso, não descartamos o risco de colapso total de Jucazinho”, revelou o diretor Regional do Interior, Marconi Azevedo.
Essa é a situação mais crítica enfrentada pela barragem desde a sua inauguração, no ano de 1998.
Ainda de acordo com a Compesa, a quantidade de água que será extraída será suficiente para garantir o rodízio de abastecimento aos municípios de Cumaru, Passira, Riacho das Almas, Santa Cruz do Capibaribe, Salgadinho, Surubim, Casinhas, Santa Maria do Cambucá, Vertente do Lério, Frei Miguelinho, Vertentes e Toritama, além do distrito de Ameixas.