Disque Denúncia passa a oferecer recompensas até R$ 1000,00 para quem denunciar agressores
Uma novidade começou a entrar em vigor desde ontem (27). Trata-se de uma campanha promovida pelo Disque Denúncia, que dá recompensas de até R$ 1000,00 para pessoas que denunciarem, comprovadamente, casos de agressão e violência contra idosos.
Em entrevista concedida ao “Bom Dia Pernambuco”, veiculado pela Globo Nordeste e suas afiliadas, a coordenadora do órgão, Carmélia Galindo, citou que o alto índice estadual de violência cometida aos idosos levou a necessidade do Disque Denúncia encabeçar a campanha.
De acordo com Carmélia, foram 12 mil a quantidade de denúncias desse tipo feitas nos últimos 10 anos, sendo que desse total, 55% dos agressores eram filhos da vítima. Por ser, na maioria das vezes silenciosa, muitos desses casos passam despercebidos, o que gera também um grande índice de impunidade aos agressores.
Como funciona a campanha
Para receber a recompensa, o denunciante precisa comprovar suas declarações no caso se a denúncia for feita através do telefone. Casos de violência física, abandono e maus tratos, além de apropriação indébita de cartões de banco e senha dos idosos podem ser denunciados.
Já pela internet, através do site www.disquedenunciape.com.br, outras provas também podem ser anexadas como fotos, vídeos, áudios e outros elementos.
Todo o material colhido é enviado à polícia e, após as investigações e comprovação dos fatos, o denunciante pode receber a sua recompensa, em local público escolhido pelo mesmo e de maneira sigilosa.
O número do Disque Denúncia, para todo o interior do estado é o (81) 3719-4545.
.
.
.