Em entrevista a Rádio Polo na manhã desta quarta-feira (05), o vereador Nailson Ramos informou que foi protocolado um requerimento com objetivo de abrir uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Câmara de Vereadores Santa Cruz, para investigar o suposto sumiço de mais de 1 tonelada de sementes de milho e cerca de 130 quilos de sorgo.
Segundo Nailson Ramos, sete vereadores da oposição assinaram o requerimento desse documento que solicita a abertura da CPI. A denúncia sobre o possível sumiço dos produtos foi apresentada pelo próprio vereador Nailson, na reunião da Câmara do último dia 23 de março.
Já na manhã da terça (04) a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Meio Ambiente e Turismo publicou o resultado de uma sindicância que foi feita sobre o caso. O relatório apontou que o servidor responsável pela coleta das sementes, Israel Moura, não agiu com dolo, mas houve negligência no ato da coleta por não ter conferido o quantitativo das sementes.
Em vídeo publicado nas redes sociais ainda na terça, o servidor assumiu a responsabilidade pela ausência das sementes, e concordou em ser descontado do seu salário o valor correspondente ao volume faltante. Além disso, Israel foi suspenso de suas funções por um prazo de 15 dias, diz trecho do resultado da sindicância.