Estudo atesta a força da atividade confeccionista de Santa Cruz do Capibaribe em Pernambuco
Ambiente empreendedor é maior que o número de municípios de quatro estados brasileiros
Na manhã desta terça-feira (22) o secretário de desenvolvimento econômico Bruno Bezerra apresentou um estudo, de sua autoria, que mostra um mapeamento detalhado sobre o empreendedorismo de Santa Cruz do Capibaribe e do potencial econômico do Polo de Confecções do Agreste Pernambucano.
Com título “As fronteiras da atividade empreendedora baseada no Moda Center”, o estudo levou seis meses para ficar pronto e apresenta vários aspectos de nossa economia. Entre eles, feirantes de 54 cidades possuem empreendimentos no Moda Center e no Calçadão, sendo 38 delas em Pernambuco e 16 na Paraíba, em um raio de 150 km de abrangência.
Entre os dados apresentados, alguns pontos chamam a atenção:
- Uma em cada cinco cidades pernambucanas possuem empreendedores no Moda Center e Calçadão, o que corresponde a 20% dos municípios do estado;
- 7% dos municípios paraibanos possuem empreendedores no Moda Center;
- 93% dos produtos comercializados são de origem pernambucana;
- 59% deles são produtores de confecção;
- 97% dos feirantes comercializam produtos fabricados aqui no Brasil;
- 55% dos empreendedores residem em Santa Cruz e 45% deles em outras cidades;
- Ambiente empreendedor é maior do que o número de municípios presentes nos estados de Rondônia (52), Acre (22), Amapá (16) e Roraima (15).
- Influência chinesa representa apenas 2% dos produtos comercializados e 1% de outros países.
De acordo com Bruno Bezerra, esse mapeamento detalhado irá auxiliar o município em várias vertentes, dentre elas a busca por mais investimentos em conjunto com o governo estadual, buscar um regime tributário ideal para o Polo, como também em firmar parcerias de qualificação com outros municípios, especialmente aqueles em que há o maior envolvimento com a atividade comercial local.
Bruno enfatizou que pretende apresentar o estudo ao Secretário de Desenvolvimento Econômico do estado da Paraíba, afim que hajam cursos de qualificação para estes empreendedores em suas cidades de origem, além de que o mapeamento também tem a finalidade de ser apresentado para estrangeiros que queiram investir em Santa Cruz do Capibaribe, já que o mesmo está disponibilizado também no idioma inglês.
“Temos que aprender a usar isso em nosso favor, principalmente mediante os agentes públicos, como atrair investimentos”, destacou Bruno, frisando que esse mapeamento também pode ser levado pelos representantes políticos visando a captação de recursos.