Jornalismo independente

liderança absoluta!

UFPE oferece 775 vagas em cursos gratuitos de especialização a distância

Foto: TV GLOBO

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lançou edital para o processo seletivo para ingresso de cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade ensino a distância (EaD) com 775 vagas para cinco cursos de especialização: Ensino de Libras; Educação Escolar Quilombola; Direito, Gestão e Governança Pública; Gestão Escolar e Ensino de Ciências – “Ciência é 10!”.

As inscrições devem ser realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public/home.jsf#) por meio do portal GOV.BR.

O prazo para inscrição termina às 23h do dia 12 de março, conforme descrito no Edital Nº 01/2025 (https://www.ufpe.br/ead/editais).

A divulgação do resultado está prevista para o dia 23 de março.

Para concorrer a uma das oportunidades, o candidato deve ter diploma de conclusão de curso superior de graduação em alguma das áreas aceitas em cada uma das especializações e se enquadrar em um dos seguintes grupos:

  • professores da educação básica da rede pública de ensino municipal e/ou estadual em efetivo exercício;
  • ⁠gestores e demais profissionais da educação da rede pública municipal ou estadual;
  • ⁠agentes públicos (candidatos na área de gestão pública); ou
  • ⁠ampla concorrência (demais públicos).

No período de inscrição, é preciso apresentar diploma de conclusão ou ata de colação de grau de curso superior de graduação (ou de curso equivalente). As áreas de formação aceitas por cada curso de especialização são diferentes, conforme indicado na lista ao final do texto.

De acordo com a UFPE, as atividades dos cursos são remotas, mas há encontros presenciais que seguem o cronograma de cada curso. Não é permitida a inscrição em mais de um polo, nem mudança de polo durante o processo seletivo, ou após a aprovação.

ÁREAS DE FORMAÇÃO PARA CADA CURSO

Ensino de Libras – Graduação em Letras Libras, Pedagogia, Pedagogia Bilíngue, Licenciaturas. Professores graduados em Letras Libras, Pedagogia, Pedagogia Bilíngue, e professores licenciados que já trabalham com estudantes surdos e que tenham algum conhecimento na Libras.

Educação Escolar Quilombola – Pessoas licenciadas em qualquer área do conhecimento que atuem em escolas quilombolas ou em escolas que atendem estudantes oriundos de territórios quilombolas e que possuam carta de anuência de associações quilombolas ou organizações do movimento quilombola para cursarem a especialização.

Direito, Gestão e Governança Pública – Bacharel em Direito, Administração ou Administração Pública; ou graduado em qualquer área, desde que ocupante de cargo de gestão na Administração Pública direta ou indireta (Federal, Estadual ou Municipal) ou em empresas públicas e sociedades de economia mista.

Gestão Escolar – Pessoas licenciadas em qualquer área do conhecimento que atuam na gestão de escolas em redes públicas de ensino do estado de Pernambuco; Professores da educação básica, licenciados em qualquer área do conhecimento, que venham a atuar na gestão escolar em instâncias ligadas à educação pública nas esferas estaduais e municipais do estado de Pernambuco e que possuam vínculo com alguma instituição educativa.

Ensino de Ciências – “Ciência é 10!” – Professores graduados nas áreas das ciências naturais (Biologia, Química e Física), que estejam atuando em diferentes sistemas de ensino na rede pública de ensino, ministrando aulas na área das Ciências da Natureza na Educação Básica em Pernambuco. As vagas serão preenchidas prioritariamente por candidatos que atuam em Instituição da rede pública de ensino. As vagas não preenchidas poderão ser destinadas aos candidatos da rede privada de ensino.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

Facebook
WhatsApp

Outra notícias...