O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) inicia, na próxima segunda-feira (24), um dos processos operacionais mais importantes das Eleições: a preparação das cerca de 20 mil urnas eletrônicas que serão usadas pelos eleitores em todo o estado.
Pernambuco tem 20.049 seções eleitorais e 6.570.072 eleitores. Cada seção conta com uma urna e o TRE mantém equipamentos de reserva para substituição em caso de algum problema de ordem técnica.
Por meio da operação, feita urna a urna, são inseridas todas as informações necessárias à realização do pleito: os programas de votação, a relação de eleitores da respectiva seção eleitoral, os dados de partidos, coligações e os nomes e fotos de todos os concorrentes aptos a disputar a eleição, inclusive os que têm registros indeferidos e aguardam julgamento de recursos.
Depois de inseridas todas essas informações, as urnas eletrônicas são lacradas e estão prontas para serem utilizadas nas Eleições – a máquina lacrada só realiza operações em dia e horário predeterminados. O primeiro turno das Eleições acontece em 7 de outubro próximo.