O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) deu início a preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno das eleições em todo o estado, no próximo dia 28 de outubro. Todas as 23 mil urnas utilizadas no primeiro turno passam por uma reprogramação, com cerimônias em 18 polos do estado.
Em Pernambuco, as urnas são reprogramadas apenas com as opções de voto para presidente, já que a votação para governador foi decidida ainda no primeiro turno. Apesar disso, segundo o TRE-PE, todas as informações de votação do primeiro turno são mantidas nas urnas, caso seja necessário recorrer.
A cerimônia de operação de Carga e Lacre consiste na inserção de todos os dados necessários para o pleito: informações e fotos dos candidatos, além de partidos e coligações, programas de votação e relação dos eleitores de cada seção eleitoral.
Após a inserção das informações, as urnas são lacradas e estão prontas para serem utilizadas. Os equipamentos são programados para operarem apenas no dia e horário predeterminados.
Em Pernambuco, há 20.049 seções eleitorais e 6.570.072 eleitores. Cada seção conta com uma urna e alguns equipamentos são mantidos como reserva para substituição, caso algum problema técnico impeça a utilização da urna.
Os eleitores que não votaram no primeiro turno podem comparecer no segundo turno, mesmo que não tenham justificado o voto.