Os exercícios de relaxamento infantil desenvolvem a noção corporal, assim como proporcionam momentos importantes de descontração. Essa atividade faz com que os alunos interajam mais uns com os outros e fortaleçam o vínculo afetivo.
Toda criança precisa gastar energia e extravasar suas angústias, já que a criança não tem ainda facilidade e habilidade para expor o que está incomodando-a. Quando as crianças não fazem nada que proporcione um alívio, acabam guardando tudo o que incomoda e o resultado deste acúmulo normalmente é desastroso: ficam agressivos ou começam a “aprontar” (ex: riscar paredes, mentir, quebrar objetos, chutar , etc.). A escola então, deve ter um papel fundamental neste jogo de atenção e relaxamento para a criança.
Na Escola Dinâmica, o trabalho de relaxamento vem sendo desenvolvido com as turmas dos Maternais ‘C’ e ‘D’ supervisionado pelas professoras do Ensino Infantil, Carla Albuquerque, Mariana Camila, Rosiane Souza e Karina Rocha.
Ensinar as crianças a relaxar significa basicamente ajudá-la a ligar-se com o seu eu interior, incluindo a sua imaginação e a verdadeira essência do seu ser. O relaxamento pode ainda ajudar uma criança aborrecida ou frustrada a acalmar-se e a repensar uma situação, aperfeiçoando o comportamento.