Surto de Zika volta a lotar Hospital Municipal de Santa Cruz do Capibaribe
A manhã desta quarta-feira (04) está sendo, mais uma vez, de grande movimento no Hospital Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, graças ao surto da doença causada pelo vírus Zika.
Nossa equipe esteve na unidade e lá foi registrado que dezenas de pessoas aguardavam por atendimento na fila da recepção, no corredor que antecede os consultórios e também do lado de fora da unidade, algumas esperando até duas horas para serem atendidas.
.
Conversamos com funcionários da direção e também do departamento de enfermagem e, somente de domingo (01) a terça-feira (03) foram registrados 1654 atendimentos. Já nesta quarta-feira, até o fechamento desta matéria (por volta das 10h), 154 pessoas já tinham sido atendidas.
Ainda de acordo com as informações, mais de 50% deles são de casos de pessoas com sintomas de dor no corpo, inchaço em braços e pernas, febre, dor de cabeça e manchas vermelhas, características comuns a Zika.
Ainda de acordo com os funcionários, a demanda tem sido maior em virtude de pacientes vindos de diversas localidades como Toritama, Taquaritinga do Norte, Brejo da Madre de Deus e de Santa Cruz, além de pacientes da cidade paraibana de barra de São Miguel.
Vale ressaltar que a unidade trabalha com toda a equipe destinada, incluindo os três médicos (dois para atendimentos simples e um para urgência e emergência).
.
Também nos foi informado, por parte desses funcionários, o que tem sido dito por pacientes de algumas cidades que procuraram o Hospital Municipal.
- Taquaritinga do Norte: Falta de medicação a ser distribuída a população.
- Toritama: Excesso de demanda na busca por atendimentos.
- Distrito de São Domingos (de Brejo): Excesso de demanda e longo tempo de espera.
- Brejo da Madre de Deus (sede): Falta de médicos.
Conheça um pouco sobre o vírus Zika
Transmitida da mesma forma que a dengue, os sintomas da doença são febre, dores nas articulações e músculos, dor nos olhos, coceira na pele e também manchas avermelhadas espalhadas pelo corpo.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, em casos menos comuns, a doença pode vir acompanhada de diarreia, prisão de ventre, dor abdominal, tontura e outros sintomas. Depois que o vírus se manifesta no corpo, o tempo de cura pode variar de 03 a 12 dias.