Nesta quinta-feira (21) a Secretaria Estadual de Saúde confirmou a sétima morte causada pelo vírus da gripe H3N2. O caso foi registrado na cidade de Recife, onde uma idosa de 90 anos morreu em decorrência dos sintomas causados pelo vírus.
Até o momento, das sete mortes ocorridas em Pernambuco, cinco delas foram causadas pelo vírus Influenza H1N1 e outros dois pelo vírus H3N2.
Um fato que chama a atenção é que, dos sete casos, um deles foi um bebê de um mês de vida e dois deles estavam entre idosos, faixas etárias que fazem parte dos grupos prioritários da campanha de vacinação contra a gripe, que se encerra nesta sexta-feira (22).
.
Baixa taxa de imunização pode aumentar o número de mortes
Ainda de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, as quantidades de óbitos registrados pelos tipos de gripe não colocam o estado em um quadro de risco epidemiológico ou de surto, porém acende o alerta para um possível aumento no número de óbitos no futuro, graças a baixa taxa de imunização por parte daqueles que devem tomar as vacinas.
Em Santa Cruz, a vacinação pode ser realizada das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e também em dois pontos adicionais nesta quinta-feira: sede da AABB (na Avenida 29 de Dezembro) e na Quadra Poliesportiva do bairro Santo Agostinho, estes últimos onde ocorrem o mutirão de atendimentos médicos.