Fotos: Elivaldo Araújo
Em entrevista nos estúdios da Polo FM, o secretário de Agricultura de Pernambuco, Nilton Mota. O tema em questão é o que está sendo prometido para as regiões do estado que estão sendo castigadas pela estiagem. É o sexto ano de seca no estado.
Recentemente, a Agencia Pernambucana de Águas e Clima de Pernambuco (APAC) já deu um novo prognóstico, desta vez negativo, quando a previsão de chuvas para os próximos três meses: entre 60 a 70% menos daquilo que se esperava.
De acordo com ele, o governador Paulo Câmara (PSB) estaria atento a esses problemas, destacando que, no município, serão assinadas ordens de serviço na ordem de R$ 1 milhão para perfuração de poços artesianos.
Outra notícia, segundo ele, também voltada para o homem do campo, seria a venda de milho subsidiado na Conab (Companhia Naci0onal de Abastecimento) e que Santa Cruz teria uma maior facilidade de acesso.
“Uma saca de milho a R$33 é o que o agricultor quer para superar esse momento crítico. Estamos abrindo polos da Conab ao longo do estado. Só temos no Recife e em Arcoverde, mas a nossa meta é, ao longo desse mês, abrir nove ou 10. Busquei o prefeito Edson Vieira e estamos buscando esse espaço também” – disse.
Questionado sobre a questão da instalação de dessalinizadores nas comunidades, ele disse:
“Temos a implantação aqui em todo o agreste de 150 dessalinizadores, em parceria com os recursos hídricos. Vamos fazer essas parcerias conjuntas, articuladas, para que possamos disponibilizar mais águas a população” – frisou.
O mesmo ainda destacou que operações para limpeza de açudes e barragens também estão previstas, mas que isso só pode ser viabilizado com parcerias através dos consórcios de municípios e com as próprias prefeituras devido a crise financeira.
“Com a presidência do prefeito Edson Vieira a frente do Consórcio (Coniape), já iniciamos esse processo de parcerias e vamos disponibilizar equipamentos e máquinas para que possamos fazer ações articuladas” – pontuou.