Imagem meramente ilustrativa
A Secretaria de Saúde da de Toritama começou a vacinar os profissionais de saúde contra a gripe influenza e H1N1. A imunização para este primeiro grupo, começou nesta segunda-feira (18) e ocorre durante esta semana.
Logo após a imunização dos profissionais, os grupos de risco serão vacinados em uma pré-campanha a partir da próxima segunda-feira (25). São eles: Crianças de 6 meses a menores de 5 anos; Gestantes; Indivíduos com 60 anos ou mais de idade; Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis como doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e pessoas com trissomias.
A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e Influenza B).
De acordo com a Coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) da Prefeitura de Toritama, Maria Aparecida, a vacinação para os grupos de riscos vai até o dia 20 de maio. A meta é imunizar mais de 7 mil pessoas, que corresponde a 80% de cada faixa etária.
Ainda segundo a Coordenadora, até o momento não há nenhum registro de pessoa infectada pela gripe H1N1 em Toritama. A Secretaria de Saúde do município está mobilizada para imunizar a população.
A vacinação será realizada nos Postos de Saúde dos bairros: Centro; Fazenda Velha; Independente; Cohab; Coqueiral; Antão; Sítio São João e na unidade do PNI, por trás do Hospital Municipal Nossa Senhora de Fátima.
Contraindicações – A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.
Precauções – Em doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação, até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.
Como prevenir – Para evitar algumas doenças é imprescindível a higiene das mãos e dos ambientes. É importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Se isso ocorrer, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável, além de não compartilhar alimentos, copos ou toalhas de uso pessoal.
Pessoas com qualquer tipo de gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, como também não usar medicamentos sem orientação médica, além de procurar o médico ou unidade de saúde mais próxima.
.
Cronograma da campanha de vacinação:
De 18 a 22 de abril – Trabalhadores das Unidades de Saúde: Postos de Saúde; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Hospital Municipal.
De 25 de abril a 20 de maio – Grupos de risco.
30 de abril – Dia de mobilização nacional da Campanha de Vacinação – Haverá imunização para os grupos de risco nos Postos de Saúde de Toritama das 8h às 17h.