Jornalismo independente

liderança absoluta!

“Se anularem, fazemos de novo; mas ninguém vai mudar seu voto” – afirmam vereadores após polêmica na Câmara de Taquaritinga

cats
Fotos: Thonny Hill e Janielson Santos

Na tarde desta segunda-feira (01) o programa Patrulha do Agreste, da Polo FM, recebeu vereadores do grupo Calabar, de Taquaritinga do Norte. Estiveram nos estúdios o Professor Jurandi (PTB) e também o novo presidente da Casa de Leis, Eraldo da Pedra Preta (PTN).

Os dois foram protagonistas de uma reviravolta política no legislativo daquele município, onde uma articulação feita nos bastidores colocou Eraldo na presidência e Jurandir na vice, graças a contribuição substancial de vereadores oposicionistas.

O nome de Eraldo desagradou o prefeito Lero (PSB), que tinha como preferido a presidência o vereador Geovanne (PR). No momento da eleição e pela falta de um consenso, cinco governistas se retiraram do plenário e alegaram que não haveria quórum suficiente para a votação, que seguiu e resultou na nova composição.

img_4838.

A articulação e a insatisfação dos colegas

img_4832De acordo com o professor Jurandir, a eleição de Eraldo a presidência seria um desejo da população que votou em seu grupo e, segundo ele, ficou sem entender o porquê da resistência dos demais vereadores de sua bancada quanto à escolha.

“Dialogamos o suficiente; procuramos e pedimos para que houvesse o bom-senso de se enxergar o óbvio, o que o povo da rua pedia em cada recanto de Taquaritinga que era a eleição de Eraldo para a presidência da Câmara, mas isso não foi ouvido. Não sei quais questões que moveram, de tal forma, tão forte os colegas que não se teve acordo ou apelo. Então caminhamos. Eraldo tinha o mérito de pleitear essa candidatura; pela vez, seria ele” – disse.

Ainda de acordo com o vereador, o posicionamento foi declarado ao prefeito Lero e que outros caminhos seriam buscados para colocar Eraldo no posto.

“Ele foi o mais votado, deu tudo pelo grupo, rompeu com o prefeito (Evilásio) para ficar com Lero. Ele tinha todo o histórico, fizeram enquetes com a população e o povo queria, era um clamor geral para que ele fosse eleito” – pontuou.

Questionado se os votos da Oposição o colocariam como um integrante de oposição ao atual governo, ele foi enfático, negando a possibilidade. Jurandir citou que o restante da bancada irá recorrer na justiça sobre o resultado da eleição, alegando ilegalidade no processo.

“Se anularem, fazemos de novo, mas ninguém vai mudar seu voto” – pontuou.

.

Panos quentes e acordo com a Oposição para conseguir os votos

img_4847Em entrevista, o novo presidente da Casa falou de seu sentimento em relação a atitude tomada pelos colegas de bancada, contrários ao seu projeto na Câmara.

“Estou de braços abertos, até porque todos ali são colegas. O que temos que fazer é trabalhar, mostrar altura do que Taquaritinga espera: uma câmara competente, com todos trabalhando e o povo vai ver. Não guardo mágoas de ninguém” – disse.

O presidente citou também que fará uma reunião com o prefeito Lero e o ex-prefeito Evilásio para ajustar posicionamentos na Casa de Leis. Questionado se continuaria com a mesma postura no grupo e o que foi prometido para a Oposição dar seus votos ao projeto, o mesmo citou:

“Não vejo motivos para sair do grupo. Na condição, procurei nosso grupo, os cinco vereadores porque já estava com Jurandir, um homem de palavra. Foram praticamente dois meses de conversa, pedindo votos e apoio e que não houve consenso para se aderir o voto a minha pessoa, já que tinha o candidato Geovanne. Para que eu pudesse ter os votos da Oposição e agradeço aos quatro, foi feita a negociação, de última hora, para que o primeiro e segundo secretário na Mesa Diretora (fossem da Oposição), como aconteceu há quatro anos” – pontuou.

.

Negociação para a próxima presidência?

Questionado se o acordo firmado não soaria como uma negociação para a próxima presidência ser de um nome da oposição no biênio 2019-2020, os dois vereadores negaram a existência de tal acordo.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

Facebook
WhatsApp

Outra notícias...