Em mais uma noite de discursos no plenário da Casa Dr. José Vieira de Araújo, os vereadores mantiveram o nível do debate das duas primeiras sessões ordinárias.
.
A exceção foi a repreensão do presidente da Casa de Leis, o vereador Junior Gomes (PSB), em relação ao vereador Zé Minhoca (PSDB).
No uso da tribuna, o vereador tucano chamou Ernesto de “Deputado do Paraguai”, na tentativa de descredibilizar a veracidade da pré-candidatura ao posto de deputado, já anunciado por Ernesto.
Junior Gomes usou de sua autoridade como presidente para repreender com veemência o aliado, que ainda tentou justificar o uso do termo, mas foi novamente repreendido na ameaça de que se Zé Minhoca insistisse, atitudes mais enérgicas seriam tomadas contra ele.
Não discursaram Fernando Aragão (PTB) e Carlinhos da Cohab (PSL), que justificaram suas ausências.
Confira o que rolou no plenário no resumo on-line mais completo da imprensa santa-cruzense.
Narah Leandro destaca propostas elencadas na audiência pública e cobra mais iniciativas voltadas para crianças e jovens
Primeira a usar a tribuna, a vereadora socialista destacou a audiência pública realizada nesta quarta-feira (14).
Narah Leandro (PSB) falou sobre os crimes de homicídios que ocorreram em Santa Cruz, enfatizando que “em 80% deles são jovens matando jovens”, cobrando iniciativas que garantam o bem-estar dos mesmos.
Outro ponto tocado pela vereadora é a necessidade de se investir mais nas crianças, mediante a construção de creches e também nos adolescentes, com cursos profissionalizantes.
Por fim, a vereadora enfatizou o papel de disponibilidade do prefeito Edson Vieira (PSDB) na disponibilidade dos trailers da Guarda Municipal para o projeto da delegacia itinerante e da implantação da polícia comunitária começando pelo bairro do Santo Agostinho.
“O estrago que Edson fez foi na credibilidade política do senhor e de seu traquino tio”, afirma Zé Minhoca a Ernesto Maia
O vereador tucano iniciou seu ataque contra Ernesto Maia (PTB), focando suas palavras em relação a obras polêmicas que estão sendo realizadas em algumas das margens do Rio Capibaribe.
Zé Minhoca (PSDB) desafiou o vereador petebista a ir novamente aos locais das obras no rio, destacando que “Edson está fazendo pelo rio o que está fazendo em nossa cidade: transformações”, enfatizando que anseia que o rio volte a sua condição limpa de décadas atrás.
Continuando os ataques, Zé Minhoca usou o termo “Deputado do Paraguai” contra o vereador da Oposição, fazendo alusão a não acreditar na sua pré-candidatura a deputado para as próximas eleições e disparou também contra José Augusto Maia (PTB):
“O estrago que Edson fez foi na credibilidade política do senhor e de seu traquino tio”, destacou.
Ernesto Maia sai em defesa dos toyoteiros e cobra a construção de uma escola e uma creche no Loteamento Jaçanã I
O parlamentar falou sobre a audiência pública, no qual classificou como bastante produtiva e citou que o deputado federal José Augusto Maia (PTB) solicitou a criação do Fundo Constitucional de Segurança Pública para captação de recursos destinados a melhorar a segurança pública em todo o país.
Ernesto Maia (PTB) também enfatizou a sua participação em uma reunião com 90 toyoteiros locais, citando o mau tratamento dado à classe pela prefeitura de Caruaru em proibi-los de circular pela cidade a busca de passageiros, fato que não está sendo realizado aqui.
“Os toyoteiros de Santa Cruz estão, totalmente, impedidos de entrar em Caruaru, mas a reclamação é que os Toyoteiros de Caruaru estão invadindo Santa Cruz do Capibaribe”. Ernesto pediu união entre os vereadores para que saiam em defesa da classe na busca de soluções para o impasse.
Quando o assunto foram as 335 famílias contempladas pelo programa “Minha casa, Minha Vida”, Ernesto fez um requerimento verbal cobrando que o prefeito construa uma escola e uma creche no Loteamento Jaçanã I e cobrou do presidente da Câmara Junior Gomes (PSB) mais agilidade para a realização da audiência pública para discutir o projeto do calçadão, como também a indicação dos membros para as CPIs dos Teclados e da Farra das Locações.
.
Klemerson Pipoca solicita implantação de equipe multidisciplinar para diagnóstico precoce do autismo em crianças de Santa Cruz do Capibaribe
No principal ponto de seu discurso, o jovem vereador focou o tema do autismo. Para Klemerson Pipoca (PMN), se faz necessário o diagnostico precoce da síndrome, mas que nem sempre isso é fácil de acontecer em Santa Cruz do Capibaribe.
Para que isso aconteça, o vereador falou de um requerimento que solicita das secretarias Saúde e Inclusão Social a implantação de uma equipe multidisciplinar, com profissionais em várias áreas (psicólogos, médicos, professores etc.) para o diagnóstico precoce do problema.
O vereador também focou na audiência pública sobre a segurança no município. Pipoca falou da necessidade de se implantar, em Santa Cruz do Capibaribe, um comitê gestor de segurança, que englobe membros das polícias civil e militar, como também do poder público e a elaboração de um plano municipal de segurança no combate a criminalidade.
“Temos que fazer esses planejamentos, projetos e metas para que possamos cumpri-las e diminuir a violência”, enfatizou.
Projeto sobre nova pista para prática do Bicicross começará a ser elaborado na próxima semana, afirma Junior Gomes
O parlamentar socialista focou dois pontos principais em seu discurso: os resultados obtidos com a realização da audiência pública sobre a segurança no município e também a necessidade de construção de uma nova pista para a prática do Bicicross local.
No primeiro ponto, Junior Gomes (PSB) enfatizou as propostas que foram elencadas na audiência, enfatizando a necessidade de melhoria nas condições da iluminação pública, do programa “Escola Aberta” nos fins de semana, implantação dos trailers da Sispol em locais e pontos estratégicos de criminalidade e solicitou ao secretário de Educação Dimas Dantas (PP) que coloque em prática o Projeto de Lei já aprovado pela Casa, que trata do combate ao Bullying nas escolas.
No segundo ponto, o vereador enfatizou a necessidade da construção de uma nova área para os praticantes de Bicicross, “que tanto trazem resultados expressivos para Santa Cruz do Capibaribe”, enfatizou.
Junior afirmou também que participou de uma reunião com o secretário de Planejamento e Gestão Luciano Bezerra para que, já na próxima semana, seja elaborado o projeto de viabilidade financeira para construção da nova área para o esporte.
Zé Elias afirma sobre polêmica do Título de Cidadão não concedido ao desembargador Jovaldo Nunes: “Eu acho que era um título merecedor”
O vereador destacou as mudanças na cidade ocorridas com as saídas dos moradores das favelas do Papelão e da Cohab para as novas casas do loteamento Jaçanã I, do “Minha Casa, Minha Vida”, elogiando o prefeito Edson Vieira (PSDB) pela ação.
Zé Elias (PTB) tocou na polêmica do Título de Cidadão Santa-Cruzense que não foi concedido ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, Desembargador Jovaldo Nunes, na semana anterior, em projeto de autoria do vereador Junior Gomes e não aceito pela maioria da bancada de Oposição.
Zé Elias afirmou que, quando conheceu melhor a proposta, mudou seu voto na última hora pela aprovação do projeto e frisou: “Eu acho que era um título merecedor”.
O fato gerou um mal estar entre a bancada, inclusive com o pedido de José Augusto Maia (PTB) na possibilidade dos vereadores de Oposição rever a questão e voltar atrás na homenagem.
“O meu concurso é legítimo e o dela (Socorro Maia), vamos ver o que diz a Justiça”, dispara Jessyca Cavalcanti
Em um dos discursos mais fortes da noite, a vereadora continuou seus ataques ao sobrenome “Maia”. Jessyca Cavalcanti (PTC) saiu em ataque ao vereador Ernesto Maia (PTB), afirmando que ele não enxergava nada de positivo nas ações desempenhadas pela atual gestão por Santa Cruz do Capibaribe e que não apontava erros cometidos enquanto o grupo taboquinha estava no poder.
Sobre Socorro Maia, a vereadora trouxe à tona as acusações mutuas trocadas entre ela e a ex-secretária de Educação, no tocante a legalidade de seus concursos. A vereadora afirmou que já entrou com uma Interpelação Judicial para que Socorro Maia apresente documentos que comprovem que ela não estaria, de fato, a desempenhar suas funções como professora concursada de nível médio.
“Eu passei em 9º lugar (…) e que ela apresente todos os documentos. O meu concurso é legítimo e o dela, vamos ver o que diz a Justiça”, desabafou.
Galego de Mourinha fala sobre anúncio das obras da PE-160 na visita do governador e de expectativas após realização de audiência pública
O vereador petebista falou sobre a aposta feita com o vereador Zé Minhoca (PTB) no programa Rádio Debate da última sexta-feira (09).
No programa, Galego enfatizou que postaria seu salário caso a Ordem de Serviço da para a duplicação da PE-160 viesse a ser assinada até o mês de julho do ano que vem. Para o vereador, ele falou isso não por ser contra o governador, mas sim porque a questão demanda de tempo hábil para ser concretizada, já que envolve várias etapas como licitação, desapropriação de áreas e outros trâmites burocráticos.
“Fiz aquilo em tom de cobrança ao governador e vi que ele não faria (a assinatura da ordem de serviço). Mas queria sim perder a aposta”, destacou o parlamentar.
Já o segundo ponto foi a expectativa do mesmo após as discussões levantadas na audiência pública sobre segurança no município, realizada nesta quarta-feira (14).
“Não é uma audiência pública que vai por um fim no problema da segurança em nossa cidade, mas tenho certeza que ontem demos um grande passo no sentido de vencermos a violência”, frisou.
“Nós vamos trazer de volta a credibilidade desta casa, que está manchada”, desabafou Helinho Aragão
O jovem vereador petebista enfatizou na tribuna a importância da realização da audiência que discutiu a problemática da segurança pública em Santa Cruz do Capibaribe.
Para Helinho Aragão (PTB) “nessa audiência pudemos fazer e ouvir muitas propostas”, destacando maior cobrança de algumas iniciativas como a implantação de uma Delegacia da Mulher, do termino das obras da Cadeia Pública “que vem a passos lentos”, da Delegacia itinerante e mais ênfase para que a população conheça o serviço oferecido pelo Boletim de Ocorrência on-line.
Helinho também destacou a necessidade de implantação de politicas públicas para reduzir a criminalidade, citando o Projeto de Lei que está sendo feito em conjunto com a vereadora Narah Leandro (PSB) para ressocialização de menores infratores através da criação de oportunidades de emprego nas empresas que ganharem o direito de prestar serviços ao município.
“É isso que o povo quer, que os vereadores trabalhem unidos e focados. Nós vamos trazer de volta a credibilidade desta casa, que está manchada. (…) O povo quer ação”, desabafou o parlamentar.
Ronaldo Pacas enfatiza o papel democrático na gestão Vieira
No uso da tribuna, o vereador destacou a forma, segundo ele, democrática de como a gestão atual vem se comportando.
Para Ronaldo Pacas (PSDC), a maior prova disso é a manutenção de funcionários que eram remanescentes da gestão de Toinho do Pará (PTB) e que continuam a exercer bem os seus trabalhos na nova gestão.
Mesmo com os elogios, o parlamentar citou que muitos que integram o atual governo, mas sem citar nomes, seriam “verdadeiros espiões, lotados para apontar as falhas que acontecem em alguns pontos”, mas que isso incomodaria os setores da oposição.
No fim, Ronaldo saiu em defesa das ações tomadas pelo governo, citando a retirada das barracas, projeto da Bolsa Universitária, aquisição de veículos para vários setores e o calçamento de ruas já em andamento. “Isso dói na cabeça de alguém”, desabafou o parlamentar.
Afrânio Marques anuncia vinda de Paulo Rubem e também audiência pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias do município
Dois pontos do discurso do vereador pedetista chamaram a atenção na tribuna.
O primeiro deles tratou da realização de mais uma audiência pública na Câmara de Vereadores, desta vez para tratar sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias.
A audiência está marcada para acontecer no próximo dia 28 de agosto e servirá para dar a importância devida a questão para a sociedade.
Já o segundo ponto foi o anuncio da visita do deputado federal Paulo Rubem (PDT) ao município, fato que deve acontecer no dia 30 e 31 deste mês segundo Afrânio (PDT).
Na pauta da visita, a destinação de emendas parlamentares e outros assuntos inerentes à política santa-cruzense.
.
Vânio Vieira aborda problemas no saneamento do Bairro Bela Vista
O vereador tucano abordou a temática do saneamento em Santa Cruz do Capibaribe, mas antes ele falou sobre o patrolamento que está sendo realizado em ruas, dando destaque as que pertencem ao Bairro Malaquias Cardoso.
Já no tema principal, Vânio Vieira (PSDB) enfatizou um problema presente na Rua Maria Eunice Chagas, no Bairro Bela Vista, onde uma caixa de esgoto construída em cima de um cano da rede principal de água da Compesa coloca em risco a qualidade da água distribuída naquele bairro, fato também noticiado por este blog na quinta-feira (15).
Vânio criticou Ernesto Maia (PTB), destacando que o erro foi cometido na gestão anterior. “Foi uma irresponsabilidade de seu governo. Se não tivesse feito isso, não teria acontecido este problema”, pontuou.
.
.
Deomedes Brito cobra mais políticas públicas para juventude e critica valores destinados ao projeto Bolsa Universitária da Prefeitura
O vereador petista focou pontos em seu discurso. O primeiro deles foi a audiência pública que discutiu a problemática da segurança oferecida em Santa Cruz, destacando a importância do evento, das propostas levantadas e de sua cobrança para que sejam implantadas mais políticas públicas que beneficiem os jovens do município.
Já no segundo ponto, Deomedes Brito (PT) criticou os valores destinados ao atual projeto do Bolsa Universitária, que destina R$ 15.000,00 para estudantes que viajam para cidades de Campina Grande, Caruaru e Belo Jardim na busca do ensino superior.
“Nos anos 2000 eram R$ 18 mil e agora são R$ 15 mil. (…) Querem falar em avanço, mas o valor diminuiu”, destacou.
Dida de Nan destaca retomada equilibrada dos discursos pelos vereadores e critica oposição quanto ao projeto do Calçadão
O líder do governo na Câmara destacou a audiência pública sobre a problemática da segurança e as propostas que foram nela elencadas, onde parabenizou Ernesto Maia (PTB) por ter proposto a iniciativa.
Dida (PSDB) destacou propostas como aumento de viaturas, divisão de bairros mais próximos em setores e cobrou maior fiscalização dos pais as atitudes de seus filhos, focando as drogas e seu impacto entre os jovens. O parlamentar também afirmou que “voltamos com os discursos equilibrados” e com propostas mas quando o assunto foi o projeto do Calçadão por trás do Moda Center, o parlamentar fez críticas ao grupo de Oposição.
“Vocês são contra (…), mas não vamos esperar. Vamos incentivar para que esta oportunidade não passe”, frisou, completando que pessoas que não queriam a iniciativa do calçadão são comerciantes de lá que não simpatizam com a atual gestão.
Na mesma fala, Dida citou o preço de boxes na nova área, com valores de R$ 90,00 mensais, valor que julgou que qualquer pessoa teria condição de pagar. “Se você não pode pagar R$ 22,50 por semana, procurem uma pessoa e trabalhe para ela”, destacou.
Zezim Buxin sai em defesa dos toyoteiros, mas diz ser a favor do diálogo para resolver o impasse entre as prefeituras
O parlamentar saiu em defesa da classe dos toyoteiros que, segundo ele, “enfrentam problemas há anos” com as decisões tomadas pela prefeitura de Caruaru, que limitou a circulação deles em áreas do centro da cidade na busca por passageiros.
“A prefeitura de Caruaru cria regras absurdas e só falta criar um projeto que impeça de tirar os carros da garagem”, criticou o vereador.
Zezim (PSDB) criticou que a mesma atitude seja tomada aqui em Santa Cruz em relação a mesma rigidez ser aplicada a toyoteiros vindos da Capital do Forró para o município, mas relatou que é a favor do diálogo entre as duas prefeituras para que o impasse seja resolvido da melhor forma.
Quanto aos valores destinados ao projeto do Bolsa Universitária, criticados por Deomedes (PT), o vereador foi enfático: “Prometer e não cumprir é atraso. Agora prometer e cumprir, mesmo pagando pouco, é um avanço”, frisou o parlamentar.