Jornalismo independente

liderança absoluta!

Resumo da Câmara

Reintegração de posse no Jaçanã e denúncia contra licitação para fornecimento de coffee-breaks dominaram pauta de discursos

 

Fotos: Arquivo.

Na tarde desta quinta-feira (14) foi realizada mais uma tarde de uso da tribuna por parte do vereadores.

 

Dois temas dominaram a pauta de discursos: a reintegração de posse no Jaçanã e denúncia contra licitação para fornecimento de coffee-breaks a prefeitura municipal.

 

Outros temas também foram abordados, com ênfase a seca enfrentada na região e também a inauguração do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) pela prefeitura, com foco ao tratamento de pessoas com doenças sexualmente transmissíveis.

 

16 discursaram e apenas Klemerson Pipoca (PMN) não usou a tribuna, mas justificou a ausência. Confira o que disse cada um deles:

 

Zezin Buxin destaca entrega de forrageira e cursos prestados a moradores na zona Rural

 .

Abrindo a série de discursos, o vereador Zezin Buxin (PSDB) destacou a entrega de uma forrageira, pela Câmara de Vereadores, no povoado de Cacimba de Baixo.

 

O vereador, que faz parte do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, destacou que a iniciativa vai beneficiar diversas famílias naquela localidade.

 

“Aquelas máquinas tem três funções: cortam, trituram e moem. Uma já foi entregue em Cacimba de Baixo e a outra será entregue aos moradores da Magana e do Pindurão.”, disse.

 

O vereador citou também que cursos estão sendo realizados com os agricultores e que também, segundo ele, estão se revertendo na melhoria da vida dos mesmos.

 

Em seguida, o vereador destacou a recuperação de algumas estradas vicinais, destacando o trabalho prestado pela Secretaria de Serviços Públicos.

 

Narah Leandro destaca inauguração do SAE e ida de governador a Brasília para busca de recursos para viabilizar novas barragens

 

.

No seu discurso, o tema da seca foi pauta. Narah Leandro (PSB) citou que esteve em conversas com a assessoria do governador Paulo Câmara (PSB) e que disse que o mesmo está em busca de recursos federais para adiantar obras que seguem a passos lentos, como a Adutora do Agreste e para construção de novas barragens.

 

Em seguida, a vereadora destacou a inauguração do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), local destinado para atendimento e tratamento de pessoas com doenças sexualmente transmissíveis.

 

Em parceria com o Governo do Estado, o SAE vai atender a pessoas em Santa Cruz do Capibaribe e outras cidades da região.

 

“Santa Cruz se torna, com esse centro, uma referência na região para o tratamento do HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.”, disse, completando seu pedido aos vereadores, especialmente aos que dizem representar a juventude, que abordem campanhas de prevenção.

 

Vânio Vieira parte para o ataque e chama Edson Vieira de covarde

 .

Em seu discurso, o vereador Vânio Vieira (PSDB) fez duras críticas ao prefeito Edson Vieira (PSDB). Vânio se referiu a uma visita do prefeito e do secretário de Serviços Públicos, Junior Gomes, a Rua Mercúrio.

 

A rua é uma das que são cobradas para que se receba pavimentação, a exemplo de outras três ruas que receberam ações recentes.

 

O vereador relembrou que, segundo ele quando outras três ruas foram pavimentadas e inauguradas, o prefeito teria prometido que pavimentaria a Rua São Miguel e a Rua Mercúrio e que, na ocasião da visita de Edson nesta quarta-feira (13), ele havia sido cobrado porque a promessa não havia sido cumprida.

 

Vânio afirmou que o prefeito teria dito a moradores que a Rua Mercúrio não teria sido pavimentada ainda por causa, segundo ele, do vereador. Em seguida, Vânio aumentou as críticas e fez um desafio ao prefeito.

 

“Eu queria que vossa excelência fizesse uma reunião lá na rua com todos os moradores e me chamasse. O senhor pode chamar quem o senhor quiser ou imaginar para ir essa reunião para que eu mostrasse a todos porque as ruas não foram calçadas e quem é o culpado e porque o senhor não calçou essas ruas. Duvido que o senhor tenha coragem de ir e sabe por quê? Porque você não é homem suficiente para fazer essa reunião e me convidar.”, disse.

 

Deomedes Brito destaca reintegração de posse nas casas do Jaçanã e denúncia de superfaturamento entregue ao Ministério Público

 .

O vereador petista destacou a reintegração de posse de casas que foram invadidas no Loteamento Jaçanã.

 

A reintegração aconteceu por determinação judicial, que atendeu a uma solicitação da Caixa Econômica e 11 famílias tiveram que sair das casas.

 

Deomedes Brito (PT) cobrou para que a prefeitura providencie ações que possam atender tais famílias e que, segundo ele, a situação de despejo só aconteceu porque o prefeito teria colocado pessoas que não precisavam dos imóveis na lista de contemplados.

 

Em seguida, o vereador destacou a denúncia entregue ao Ministério Público sobre o suposto superfaturamento de preços na licitação para fornecimento de coffee-breaks.

 

Ele também aproveitou para cobrar para que haja uma luta, por parte do governo municipal, para que a água da transposição, prevista para chegar à cidade paraibana do Congo, seja também destinada a Santa Cruz.

 

Carlinhos da Cohab destaca envio de denuncia ao MP sobre a licitação para fornecimento de coffee-breaks

 

.

No seu discurso, o vereador Carlinhos da Cohab (PSL) falou sobre a denúncia que foi apresentada ao Ministério Público, sobre a licitação para o fornecimento de coffee-breaks para eventos promovidos pela prefeitura.

 

O vereador citou que buscou documentos para anexar a sua denúncia, mas que, segundo o mesmo, tais documentos foram negados ou teriam sumido. O vereador aproveitou para falar que o caso está ganhando repercussão estadual.

“Infelizmente temos que dar essa noticia que vai repercutir até em todo o país sobre esse caso dos coffee-breaks. Isso vai mostrar que o povo está pagando água mineral de R$ 1,75 na licitação, enquanto no mercado é R$ 0,45. Olha até que ponto chegou santa Cruz do Capibaribe.”, disse.

 

O vereador também chegou a afirmar que a empresa ganhadora da licitação foi procurada pela TV Asa Branca, mas que nenhuma declaração foi dada e fez críticas ao prefeito.

 

Luciano Bezerra rebate denúncia de Carlinhos da Cohab e diz que ele precisa trabalhar com seriedade

 

.

Em seu discurso, o vereador Luciano Bezerra (PSDB) rebateu as afirmações feitas pelo vereador Carlinhos da Cohab (PSL).

 

O vereador situacionista, juntamente com outros vereadores, entregaram no Ministério Público, a denúncia sobre a polêmica envolvendo a licitação para fornecimento de coffee-breaks a prefeitura municipal.

 

Luciano chegou a afirmar que as denúncias dos oposicionistas não teriam fundamento e que ele deveria aprender a trabalhar com seriedade dentro da Câmara.

“Na quinta-feira passada, eu achava que o vereador estava querendo aparecer quando pediu para aumentar o volume do microfone, quando ficou gritando aqui na tribuna. Mas agora eu tive plena certeza.”, disse.

 

Dida de Nan destaca torta trazida ao plenário e afirma que Carlinhos precisa respeitar vereadores

 

.

A denúncia feita por Carlinhos da Cohab (PSL) sobre a licitação para fornecimento de coffee-breaks foi pauta no discurso do vereador tucano.

 

Para Dida de Nan, a atitude do oposicionista em trazer uma torta ao plenário da Casa, na reunião anterior, foi um ato de desrespeito, em especial aos vereadores situacionistas.

 

“Graças a Deus que naquele momento eu não mais estava. Eu não tenho nada contra as suas cobranças e não tenho inveja de seu comportamento aqui. Gostaria que o senhor respeitasse a nossa bancada. Aqui tem pessoas de bem e não pense que isso é uma bagunça.”, frisou.

Dida ainda completou que os vereadores não tem moralidade para reclamar da atual gestão, citando o caso da merenda acontecido no governo José Augusto Maia (PROS) em que uma surda-muda, residente em Cacimba de Baixo, foi citada como sendo proprietária de uma empresa laranja, contratada para fornecer alimentos ao município.

 

Afrânio Marques rebate Carlinhos da Cohab e reafirma que denúncias dos coffee-breaks não tem fundamento

 

.

No seu discurso, o tema dos coffee-breaks voltou a ser pauta. O vereador e presidente da Casa rebateu veementemente as afirmações feitas por Carlinhos da Cohab (PSL).

“Isso só é jogado para a torcida, sem pensamento de consequência algum, só pensando na eleição do ano que vem. Eu não sou contra a Oposição.”, disse o vereador e completou. “É preciso ter responsabilidade e não vir com um discurso apenas de teatro.”, pontuou.

 

Em seguida, Afrânio falou sobre a inauguração do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), local que será destinado para o tratamento e acompanhamento de pessoas com doenças sexualmente transmissíveis (DST).

 

Já sobre as afirmações de Deomedes, que disse que a prefeitura colocou pessoas que não precisavam nas casas do Loteamento Jaçanã, o vereador fez sua defesa o governo e foi endossado pelo vereador Ronaldo Pacas (PSDC), que afirmou que a lista de contemplados atende os critérios exigidos pelo programa.

 

Fernando Aragão critica governo e afirma que Oposição é cerceada no acesso as informações sobre licitações

.

O vereador falou sobre a denúncia, entregue ao Ministério Público, sobre o suposto superfaturamento na licitação para fornecimento de coffee-breaks a prefeitura municipal.

 

Fernando Aragão (PROS) citou que a prefeitura fazia suas licitações de maneira errada e citou que notas fiscais que apontavam pagamentos de serviços prestados não haviam sido especificadas.

 

O vereador aproveitou para destacar que, segundo ele, foi a busca da polêmica licitação, mas que a mesma não estaria no setor responsável e que as informações não teriam sido repassadas.

 

“Como é que se pode fazer oposição, se tudo é proibido?! A gente procura ver que, depois que teve a denúncia da KMC, se formos ver, não mudou muita coisa, mas se formos ver o que foi contatado, foi economizado mais de R$ 2 milhões depois que as denúncias foram feitas nesta Casa.”, disse, completando que solicitou a promotora Bianca Barroso para que a licitação seja interrompida.

 

Fernando aproveitou para relembrar CPIs que foram engavetadas, citando a CPIs da KMC e dos Eventos Públicos, pedidas pelos oposicionistas após denúncias.

 

Galego de Mourinha afirma que há dinheiro para obras de combate a seca, mas critica falta de projetos

.

O vereador pautou o tema da seca. Para Galego de Mourinha (PTB), há sim dinheiro federal disponível para medidas que amenizem os efeitos da longa estiagem e apontou, segundo ele, o que falta para que tais recursos sejam destinados.

 

“O que falta são projetos para que esses recursos venham.”, pontuou.

 

Galego citou de reuniões que foram realizadas, nos últimos dois anos, com o presidente da Compesa, Roberto Tavares, para tratar na busca de soluções, mas que nada de concreto foi executado até então. Galego citou que, caso fosse os 17 vereadores de uma só vez, a cada mês ou a cada 15 dias, seria maior a chance de eles serem atendidos.

 

Uma das reivindicações, segundo Galego, é a busca para que a Barragem das Porteiras, esperada para o município há mais de duas décadas, saia do papel.

 

Zé Elias faz cobrança para que buracos na PE-160 sejam tapados

 

.

O vereador falou sobre a cobrança para que o telhado do Mercado de Farinha fosse consertado e enfatizou que os reparos estão sendo realizados.

 

O vereador também fez um convite ao vereador Dida de Nan (PSDB) para que a areia seja retirada da PE-160 no trecho entre o sítio Poço da Lama e Poço Fundo que, segundo ele, está deixando o local perigoso aos motoristas.

 

Em seguida, o tema da dengue foi retratado mais uma vez, onde o vereador cobrou para que o mutirão de combate a dengue seja iniciado e que também reparos na PE-160 sejam executados.

 

Ernesto Maia volta a afirmar que prefeitura sonega informações sobre as licitações quando há denúncias

 

.

Em seu discurso, o vereador Ernesto Maia (PSL) falou sobre a repercussão do caso que está sendo chamado de “A farra das tortas”. O termo se refere a denúncia da Oposição feita contra a licitação para fornecimento de coffee-breaks a prefeitura municipal que, segundo eles, diversos produtos estariam sendo comprados a valores mais altos que os praticados no mercado.

 

Ernesto aproveitou para rebater o discurso de vereadores situacionistas, que dizem que a Oposição só faz denúncias vazias.

 

O vereador destacou a denúncia do caso da KMC Locadora LTDA que, para quem não se lembra, aconteceu no início do governo de Edson Vieira e envolveu a contratação de uma suposta empresa laranja para prestar serviços na área de transportes municipal.

 

Ernesto aproveitou para fazer críticas ao governo, citando que a mesma sonega informações em todas as denúncias que a Oposição realiza contra a atual gestão no tocante as licitações.

 

“Não sei o que é que tem de tão errado que não se apresentam essas licitações.”, disse.

 

Helinho Aragão destaca insegurança e cobra maior iluminação pública nas ruas

 

.

Os principais pontos do discurso do vereador foram a segurança e a iluminação pública. De acordo com o vereador, o município está com um sério problema quanto à segurança, citando a grande quantidade de assaltos que acontecem diariamente.

 

Em seguida, Helinho Aragão (PTB) falou sobre o problema da iluminação pública, citando que várias lâmpadas se encontram queimadas pelas ruas e prejudicam. Além da visibilidade, a segurança dos seus moradores.

 

“Que pelo menos se iluminasse as vias de acesso com lâmpadas mais fortes. Isso também ajuda a proporcionar uma maior segurança.”, disse.

 

Por fim, o vereador falou sobre a comissão de enfrentamento a seca, instaurada dentro da Câmara.

 

De acordo com Helinho, uma reunião será realizada em breve e que, na próxima semana, uma pauta de reivindicações será levada ao presidente da Compesa, Roberto Tavares, na próxima terça-feira (19).

 

Francisco Ricardo afirma que Carlinhos da Cohab deveria parar de tentar aparecer e parabenizar avanços no governo Edson Vieira

 

.

O vereador tucano destacou a denúncia feita pelos vereadores de Oposição, sobre o caso da licitação para o fornecimento de coffee-breaks.

 

Francisco Ricardo (PSDB) fez a leitura de uma nota enviada pela prefeitura, que dizia que as denúncias são puramente para fins políticos.

 

Em pleno ataque a Carlinhos da Cohab (PSL), o vereador citou que Carlinhos queria aparecer politicamente, que desrespeitava a Câmara com sua forma de atuação nas reuniões e, por mais uma vez, voltou a fazer a defesa ao governo, dessa vez enfatizando inaugurações na área da saúde.

 

O destaque foi o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), focado no tratamento de pessoas com doenças sexualmente transmissíveis, inaugurado nesta quinta-feira (14).

 

“Hoje, mais um equipamento na saúde de Santa Cruz foi entregue, O serviço de Atendimento Especializado. Carlinhos, tá na hora do senhor começar a parabenizar o governo Edson Viera, que agora passa a mudar a realidade de muitos pacientes de Santa Cruz que antes se tratavam em Recife.”, disse.

 

Ronaldo Pacas rebate críticas sobre ter comido torta alusiva a denúncia de superfaturamento no fornecimento de coffee-breaks

 

.

No seu discurso, o vereador Ronaldo Pacas falou sobre algumas críticas recebidas pelo fato de ter sido um dos políticos de situação a comer de uma torta trazida por Carlinhos da Cohab (PSL).

 

A torta foi trazida na reunião anterior, fazendo alusão direta a licitação denunciada por ele sobre o fornecimento de coffee-breaks a prefeitura municipal.

 

Ronaldo deu sua resposta as críticas recebidas em redes sociais, citando que achou o episódio engraçado e que não viu problema algum em sua atitude e fez críticas a Carlinhos da Cohab.

 

“Quando Carlinhos fala que fomos nós vereadores que colocamos a licitação, ele não sabe nem o que está dizendo, porque nós não temos acesso a isso. É preciso que o vereador Carlinhos tenha responsabilidade no que fala e que tenha respeito por todos nesta casa.”, disse.

 

Zé Minhoca destaca reintegração de posse nas casas do Loteamento Jaçanã e cobra para que trecho da PE-160 seja restaurado

 

.

Último a discursar, o vereador falou sobre problemas presentes na PE-160.

 

De acordo com o vereador, a população de Santa Cruz do Capibaribe esta sendo maltratada pelo Governo do Estado, citando que o trecho da via, da volta do serrote até o Moda Center, está intransitável e causando diversos problemas mecânicos aos veículos.

 

“Vou continuar criticando. Eu faço parte do Governo e tenho orgulho disso, mas penso que a população de Santa Cruz e também nossos compradores merecem mais respeito.”, frisou.

 

Já sobre a reintegração de posse nas casas do Loteamento Jaçanã, o vereador citou que 11 famílias foram retiradas na reintegração e a prefeitura estaria se prontificando a ajudar aquelas famílias.

.

.

.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

Facebook
WhatsApp

Outra notícias...