Jornalismo independente

liderança absoluta!

Resumo da Câmara

Tema da doação de terreno aos barraqueiros marca discursos dos vereadores

 

A doação do terreno para a praça de alimentação foi o principal tema debatido na noite de ontem (21) em mais uma sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibabaribe.

 

Confira o que cada parlamentar falou:

 

“Nunca fui contra os barraqueiros”, afirma vereador Ernesto Maia

 

O vereador Ernesto maia (PSL) explicou o parecer vindo dos advogados da bancadas sobre o projeto, citando que o direito real de uso de solo pelos barraqueiros poderia possibilitar que qualquer pessoa poderia entrar na justiça e requerer um espaço, levantando a possibilidade dos atuais contemplados serem prejudicados.

 

O fato fez com que ele, juntamente com Zé Minhoca (PSDB), votassem contra o parecer dos advogados, dando assim a chance da prefeitura fazer a doação da área.

 

“Nós votamos contra justamente para a prefeitura fazer a doação”, frisou, completando que a modalidade do direito real do uso do solo será mantida no projeto, mas com a anexação da lista de contemplados de forma a dificultar que pessoas entrem na justiça pleiteando algum dos espaços.

 

 

“As barracas são de vocês, só quem toma é Deus”, afirma Zé Minhoca


O vereador tucano reafirmou sua posição favorável aos barraqueiros e que a câmara garantiria a aprovação do projeto beneficiando os pequenos comerciantes.

 

 

“As barracas são de vocês, só quem toma é Deus”. Em seguida, o vereador também saiu em defesa da atual gestão, citando ações realizadas a exemplo do resgate do São João, revitalização de parte do Rio Capibaribe e o destravamento das emendas para o asfaltamento de ruas.

 

 

A novidade ficou por conta do anúncio de que será implantada internet gratuita em todos os domicílios do município, mas sem especificar uma data de quando isso irá começar.

 

 

 

 

 

 

 

Dida fala sobre contemplação do sinal de celular para Poço Fundo e afirma que Fernando Aragão foi “passado pra trás” pelo grupo taboquinha

 

Dida de Nan (PSDB) destacou o anúncio feito esta semana sobre a contemplação do sinal de celular, da operadora Vivo, para o distrito de Poço Fundo.

 

De acordo com o parlamentar, a ação foi conseguida também graças à atuação do deputado Diogo Moraes (PSB) e pediu para que o sinal também fosse destinado a Vila do Pará.

 

Dida também alfinetou o vereador Fernando Aragão que, recentemente, desistiu de levar sua pré-candidatura a deputado estadual em nome da unidade do grupo taboquinha para as eleições do ano que vem.

 

“Acho que foi uma promessa que fizeram para o senhor segurar agora, mas eu acho que passaram o senhor pra trás”, pontuou.

 

 

Narah destaca projeto em prol dos barraqueiros e convite de audiência pública para debater a violência

 

 

No seu discurso, a vereadora destacou o projeto destinado aos barraqueiros e frisou que agora chegou à parte burocrática do tema e revelou o posicionamento das bancadas.

 

“Nas duas bancadas, há o interesse que vocês possam continuar ajudando com o desenvolvimento desta cidade”, destacou.

 

Narah também falou sobre uma reunião realizada com o Conselho de Paz do município, enfatizando o convite à população para que venham discutir, em mais uma audiência pública, o que pode ser feito em prol da diminuição da violência, no dia 27 de novembro.

 

 

 

 

 

 

Vânio Vieira destaca o projeto “Dia do Azul” e futura aquisição de bancas escolares

 

 

O parlamentar tucano parabenizou Ronaldo Pacas sobre o projeto “Dia do Azul”, que trata sobre ações realizadas durante o mês de novembro, em prevenção ao diabetes.

 

O vereador também destacou a possível compra de novas bancas para serem usadas pelos alunos da rede municipal. “Mais de duas mil bancas serão compradas pela secretaria para que diminua os transtornos dentro das escolas”, destacou Vânio Vieira.

 

O parlamentar completou que a gestão anterior não tinha cuidado com as bancas escolares, citando o episódio acontecido no ano passado quando foram encontradas diversas bancas escolares queimadas em um sítio no distrito de São Domingos.

 

 

“Esse prefeito tem que ter vergonha, deixar de fazer tanta maquiagem e ver o povo sofrendo, padecendo”, disparou Fernando Aragão

 

O vereador Fernando Aragão (PROS) parabenizou o destravamento de recursos que estavam parados da gestão de Toinho do Pará (PHS), mas citou que, mesmo com o aumento da arrecadação, falta dinheiro para terminar coisas simples como a revitalização dos canteiros da PE-160.

 

Já sobre os barraqueiros, Fernando criticou Edson Vieira sobre a demora do envio do projeto de doação do terreno pela prefeitura para apreciação dos vereadores, assim como os custos que serão desembolsados pelos pequenos comerciantes após a entrega dos quiosques.

 

“Esse prefeito tem que ter vergonha, deixar de fazer tanta maquiagem e ver o povo sofrendo, padecendo e de não fazer as coisas como se devem acontecer”, destacou.

 

 

 

 

“É uma piada o secretário estadual de Defesa Social dizer que casos de violência em nossa cidade são fatos isolados”, disparou Galego de Mourinha

 

Galego de Mourinha (PTB) criticou as afirmações do secretário de Defesa Social de Pernambuco Wilson Damásio, que esteve em Santa Cruz após a repercussão da morte do jovem Ewerton Silva em uma tentativa frustrada de assalto.

 

“É uma piada o secretário estadual de Defesa Social dizer que casos de violência em nossa cidade são fatos isolados (…). A violência continua aqui e temos que combatê-la”, destacou.

 

Sobre os barraqueiros, Galego enfatizou sua posição a favor do projeto, mas citou que a retirada no começo do ano só deveria ter sido feita após o novo local estar pronto, assim como a gestão deveria ter se empenhado em financiar integralmente o projeto com recursos públicos.

 

 

 

 

Klemerson Pipoca destaca projeto que incentiva o uso de bicicletas no município

 

No seu discurso, o vereador do PMN destacou ter sido o primeiro vereador a incentivar, mediante projeto de lei, o uso de bicicletas em Santa Cruz e os benefícios do meio de transporte.

 

“Um projeto que teve como objetivo abrir os olhos da sociedade, propagar a prática do ciclismo e abrir a discussão sobre a importância desse esporte para o nosso município”.

 

O vereador também destacou a iniciativa que será realizada a partir da próxima segunda-feira (25), que é o fechamento da Rua Raimundo Francelino Aragão, de 19 às 22h, para a prática de atividades esportivas.

 

 

 

Ronaldo Pacas denuncia trabalho infantil e problemas ambientais graves no aterro sanitário

 

.

O vereador do PSDC relatou que esteve com Galego de Mourinha e Carlinhos da Cohab, visitando o aterro sanitário após a chegada de várias denúncias que os chocaram após comprovadas.

 

“Vimos que existem crianças que estão trabalhando lá naquele local atravessando na frente e atrás dos caminhões (que jogam o lixo) e, a qualquer momento, pode acontecer um acidente. A lona da de proteção do

chorume não mais existe e pode contaminar lençóis freáticos pra sempre”, frisou.

 

Ronaldo Pacas fez um apelo para que esses problemas sejam solucionados com urgência pelos órgãos competentes para cada caso.

 

 

 

.

Junior Gomes destaca reordenamento urbano deixado com a retirada das barracas das ruas e calçadas

 

O vereador focou o reordenamento urbano feito na atual gestão com a retirada das barracas . Para Junior Gomes (PSB) a atitude de pulso do prefeito Edson Vieira (PSDB) fez toda a diferença no ordenamento e na mobilidade urbana.

 

“Edson fez com a retirada das barracas fizessem parte de um grande projeto de reordenamento urbano. Ao final de tudo o que importa é que os mesmos barraqueiros terão agora um lugar digno e adequado para comercializarem suas mercadorias”.

 

Junior também enfatizou o posicionamento comum das duas bancadas que decidiram aprovar o projeto em benefício dos barraqueiros.

 

 

 

 

Carlinhos da Cohab afirma que a Oposição lutará para baixar os custos dos barraqueiros e ironiza visita de Wilson Damásio

 

Carlinhos da Cohab (PSL) ressaltou o desejo de luta de sua bancada para que os custos por parte dos barraqueiros com os quiosques possam ao menos ser reduzidos.

 

O vereador também destacou a falta de segurança. Para Carlinhos, o Eduardo Campos (PSB) não está realizando ações a exemplo do aumento do efetivo policial e de viaturas.

 

Carlinhos citou que há grandes chances de uma quadrilha especializada em roubo de veículos esteja atuando em Santa Cruz.

 

Em seguida, ironizou a visita do secretário de Defesa Social de Pernambuco Wilson Damásio, que veio ao município após a repercussão da morte de Ewerton Silva em uma tentativa frustrada de assalto.

 

“O governador mandou o secretário soltar piadas em Santa Cruz”.

 

 

Zé Elias cobra revitalização de praças e parques infantis em Santa Cruz do Capibaribe

 

O vereador Zé Elias falou sobre um requerimento destinado a prefeitura que solicita a revitalização e reforma dos parque e espaços infantis em Santa Cruz.

 

 

“Estive no Parque Florestal e pude ver que alguns brinquedos precisam de melhorias que poderão ser feitas em pouco tempo”, destacou, completando que áreas esportivas precisam também de reformas.

 

 

Zé Elias aproveitou também para que o prefeito demonstre preocupação com o natal a ser realizado no distrito de Poço Fundo, inclusive com a disposição de atrações musicais para a população daquela localidade.

 

 

 

 

 

“Quando é pra descer a lenha em político, é gratuito, mas quando é para falar bem de político, tem que pagar”, critica Zezin Buxin a parte da imprensa santa-cruzense

 

Zezin Buxin focou a falta de segurança. Para o vereador, as palavras de Carlinhos da Cohab (PSL) sobre a visita do secretário de Defesa Social de Pernambuco Wilson Damásio, após a morte do jovem Ewerton Silva, seriam uma forma de distorcer a realidade dos fatos.

 

“Não tem vereador que interpreta diferente, mas finge interpretar diferente pra fazer discursos e colocar as pessoas contra nós, contra o próprio ou contra o prefeito”.

 

Zezinho criticou parte da imprensa que, segundo ele, coloca a culpa da criminalidade aos políticos ao invés dos bandidos e disparou.

 

“Quando é pra descer a lenha em político, é gratuito, mas quando é para falar bem de político, tem que pagar” e completou que os vereadores estão fazendo a sua parte no combate a violência.

 

 

 

“Dizer que Eduardo da Fonte precisa pedir a Sérgio guerra pra destravar as emendas, eu tiro como uma piada!”, dispara Deomedes

 

Para Deomedes, as ações de segurança realizadas no bairro Santo Agostinho estão tendo resultados positivos e que a iniciativa deveria se espalhar pelos bairros do município.

 

O outro ponto do discurso foram às críticas as palavras de Edson Vieira (PSDB) ditas em entrevista a Rádio Comunidade FM, sobre o destrave das emendas de Eduardo da Fonte.

 

“Se querem colocar (o deputado federal) Sérgio Guerra aqui que é o candidato do prefeito, que coloquem! Agora dizer que Eduardo da Fonte (PP) precisa pedir a Sérgio guerra pra destravar (as emendas), eu tiro como uma piada!”, frisou.

 

 

 

 

 

 

“Piada Deomedes, é o deputado filho da terra não ter nenhuma emendinha pra fazer alguma benfeitoria para o povo”, dispara Jessyca Cavalcanti

 

Jessyca Cavalcanti (PTC) aproveitou para soltar o verbo contra Deomedes Brito, afirmando que esteve em uma comitiva que foi a Brasília a busca de recursos para Santa Cruz, inclusive no gabinete de José Augusto Maia.

 

“Piada Deomedes, é o deputado filho da terra, que quis ser prefeito de Santa Cruz, não ter nenhuma emendinha pra fazer alguma benfeitoria para o povo. Eu acho isso uma piada!”, destacou.

 

Já sobre os barraqueiros, Jessyca citou que rejeitou a proposta do projeto sobre a praça de alimentação da forma como o mesmo se apresenta. Para a vereadora, a proposta ideal seria a doação mediante o real uso do solo.

 

“O real uso dará a todos vocês vai dar a condição de a Prefeitura exercer a sua fiscalização de forma legal e humana e mantendo a ideia inicial que é de vender lanches”.

 

 

Afrânio fala sobre projeto da nova praça de alimentação e critica falta de ações para os barraqueiros em outras gestões municipais

 

 

O vereador Afrânio Marques enfatizou o projeto da nova praça de alimentação, destacando aspectos do projeto.

 

O vereador destacou que os detalhes foram discutidos com os barraqueiros desde o começo e criticou a falta de políticas neste aspecto de retirada das barracas e ordenamento urbano em gestões anteriores.

 

“O projeto das barracas da nova praça de alimentação foi bem elaborado e discutido com todos os interessados. Ao contrário do que acontecia anos atrás, foi tudo feito às claras, ninguém enrolou ninguém e o prefeito se comprometeu em fazer algo pelos comerciantes”, pontuou.

 

 

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

Facebook
WhatsApp

Outra notícias...