Jornalismo independente

liderança absoluta!

Resumão da Câmara

A casa Dr. José Vieira de Araújo foi palco de uma noite de discursos quentes.

 

Temas polêmicos como invasões, programa “Minha casa, minha vida” e outros assuntos foram abordados, além de muitas trocas de acusações entre as bancadas.

 

Confira o que de melhor aconteceu em cada um dos 17 discursos da noite desta quinta-feira (07) na melhor cobertura on-line, vereador a vereador.

 

Zé Elias cobra implantação do Hospital Microrregional e empréstimo para pagamento de salários dos professores

 

Fotos: Ney Lima

O vereador de oposição fez uma cobrança de união entre todos os vereadores, juntamente com deputados e senadores para que possa ser cobrado, junto ao Governo do Estado, a implantação do Hospital Microrregional no município.

 

Zé Elias também levantou o posicionamento de sua bancada em relação a questão do atraso dos salários dos professores. Segundo ele, a prefeitura deveria fazer um empréstimo para que o salário fosse pago de uma única vez e não de maneira parcelada.

 

“Deveria todo mundo se unir e o prefeito fazer um empréstimo e, se for preciso o voto da gente, eu sou o primeiro a assumir isso ai”, destacou.

Zezim Buxin reafirma sua posição contrária às invasões

 

O líder da bancada de situação, durante seus 10 minutos, mostrou seu posicionamento contrário as invasões a terrenos presentes no município.

 

O vereador afirmou que já teve oportunidade de invadir terrenos públicos quando morava em São Paulo, mas que não cedeu as pressões.

 

“Eu não participei e nunca me arrependi. Alguns que foram se deram bem, porque invadiram e nada foi feito, estão instalados e me chamaram de bobo, mas nunca me arrependi disso”.

 

Deomedes pede audiência pública para discutir medidas de proteção ao Moda Center

 

O vereador petebista tocou e um assunto delicado para o município: a implantação do Moda Center Fortaleza, na capital cearense.

 

Segundo Deomedes, uma união entre os 17 vereadores, deputados, entidades como a Ascap e CDL deveria ser realizada, para que fosse feita uma audiência pública que vise a proteção a atividade econômica e do Moda Center, cobrando a duplicação da PE-160 e BR-104 para aumentar o fluxo de clientes.

 

“Temos que nos preocupar para que não percamos clientes para Fortaleza”, destacou o vereador.

 

Deomedes também denunciou que há uma semana falta médico no PSF de Santo Augustinho e pediu a reversão da água de Jucazinho, para que o problema da seca possa ser solucionado em Santa Cruz.

 

Helinho mostra sua preocupação com a retirada dos proprietários de barracas

 

 

No uso da tribuna, o vereador petebista mostrou sua preocupação quanto a retirada de barraqueiros das calçadas do município. Segundo o vereador, ele se posiciona a favor da questão, mas defende que algo seja feito pelo atual governo.

 

“Sou favorável a retirada, mas que seja feito um projeto social para realocar essas pessoas para outra localidade”, destacou.

 

Ronaldo Pacas (PSDB) bate forte em Carlinhos e Ernesto

 

O vereador tucano desferiu duras palavras especificamente para dois vereadores: Carlinhos da Cohab (PSL) e Ernesto Maia (PTB).

 

Para Carlinhos, o tema foi a inauguração da nova Policlínica. Segundo Carlinhos, o local seria inaugurado no dia 1º de março e não nesta sexta-feira (08) e que Ronaldo estaria desatualizado dos projetos do governo pelo qual faz parte.

 

“Na visão do vereador Carlinhos, a policlínica seria inaugurada na sexta (01) e ele disse que eu seria mal informado.  Não fui informado porque não tinha convite e nem tinha inauguração. A inauguração é amanha vereador”.

 

Já para Ernesto Maia, que teria afirmado que os vereadores de situação seria “vereadores lagartixa”, que balançavam a cabeça para tudo o que o vereador Luciano Bezerra sinalizava, Ronaldo afirmou:

 

“Respeito Luciano e ele não tentou confundir ninguém.  Me envergonharia se tivesse participado o governo dos desmandos, que foi o de Toinho, governo que muitos participaram e apoiaram. Disso eu me envergonharia com toda certeza”.

 

Dida de Nan (PSDB) solicita implantação da Delegacia da Mulher

 

Ao usar da tribuna, o vereador tucano enfatizou a necessidade de implantação da Delegacia da Mulher no município, pedido feito em requerimento verbal.

 

Segundo o vereador, a delegacia não deveria funcionar no local onde está a atual delegacia, haja visto o espaço apertado devido a falta de espaço e a grande quantidade de veículos presentes no pátio.

 

Dida solicitou também que a atual delegacia seja transferida para outro local, com mais espaço. No seu discurso, o vereador focou também o aumento nos atendimentos de saúde em raios-x em relação a gestão anterior.

 

O vereador também afirmou que o delegado de polícia civil Dr. Vagner Volpi teria lhe garantido que os postos policiais do Pará e Poço Fundo voltarão a funcionar.

 

Afrânio Marques rebate discurso de bancada de oposição quanto a proposta de a prefeitura contrair empréstimos para pagar professores

 

 

O vereador de situação foi enfático quanto a possibilidade de proposta apresentada pela bancada adversária.

 

Segundo Afrânio, o sindicato dos professores e a prefeitura já estão próximos de chegar a um acordo quanto ao parcelamento da dívida deixada pela gestão de Toinho do Pará (PTB) e denunciou desvios de recursos praticados pela gestão anterior.

 

“Havia dinheiro e, ao invés de se pagar os professores, pagou-se a empresas”, destacou o parlamentar, citando que a construção de uma quadra na Vila do Pará e outras obras foram pagas não com recursos próprios, mas com o dinheiro do Fundeb (Fundo da Educação Básica, vindo do governo federal), destinado para pagar os salários.

 

Afrânio também apresentou um requerimento para ser assinado pelos vereadores, para cobrar os motivos da paralização das obras da BR-104, entre Toritama e Pão de Açúcar, além de alterações na polêmica lista das casas do jaçanã I, do “Minha casa, Minha vida”, na gestão anterior.

 

.

 

Zé Minhoca afirma que oposição enganou pessoas com polêmica lista do “Minha Casa, Minha Vida”

 

 

 

Ao usar de sua vez na tribuna, o vereador situacionista bateu forte na bancada de oposição, quando o assunto foi a polêmica lista de possíveis contemplados das casas do loteamento Jaçanã I.

 

“Naquela lista que vocês colocaram, vão ter pessoas rifadas pela Caixa, não por Edson Viera ou por essa bancada de governo, mas por culpa de vocês, que aceitaram pessoas com bens”, referindo-se a inclusão de mais de 60 pessoas presentes nas favelas do Papelão e da Cohab.

 

Zé minhoca falou de uma visita a sede do DETRAN na cidade do Recife com o futuro Secretário de Mobilidade Urbana, Zé Cueca, onde técnicos deverão voltar já na próxima semana para apresentar trabalhos e medidas para organizar o trânsito local.

 

O vereador falou também que solicitou mais médicos para realização de exames para CNH e mais profissionais para diminuir as filas no órgão de trânsito em Santa Cruz.

 

Ernesto Maia reforça que prefeitura deve solicitar empréstimo para pagamento de salários de professores

 

Em seus 10 minutos de discurso, o líder da bancada de oposição reforçou, por meio de requerimento verbal, o pedido de sua bancada para que o prefeito Edson Vieira (PSDB) solicite um empréstimo para que sejam pagos os salários atrasados dos professores da rede municipal.

 

“Estaremos amanhã publicando nos blogs da cidade uma nota de solidariedade e nós iremos apresentar uma solução que vai atender a todos”, destacou o vereador.

 

O vereador também rebateu o discurso feito pelo adversário de bancada Zé Minhoca (PSDB) quanto a presença de pessoas com posses na polêmica lista do “Minha Casa, Minha vida”, afirmando que a lista que estaria valendo era essa que foi apresentada, inclusive com aval do prefeito.

 

.

 

Carlinhos da Cohab ataca Afrânio e diz que ele virou as costas paras os professores

 

 

O vereador de situação fez seu discurso com palavras fortes, direcionadas para o vereador de situação Afrânio Marques (PDT).

 

O alvo foi o discurso de Afrânio em não concordar com que a prefeitura solicite um empréstimo para que sejam pagos de uma só vez os salários atrasados.

 

“Ele dá as costas aos professores de Santa Cruz na hora em que eles mais precisam”, relatou o parlamentar.

 

Carlinhos também falou sobre a crescente onda de violência no município, pedindo união dos vereadores e ao Deputado Diogo Moraes (PSB) para solicitar mais segurança a Secretaria de Defesa Social do estado. O vereador fez críticas ao deputado socialista.

 

“Não vi, em nenhum momento, o deputado indo procurar explicações, ir atrás de segurança para Santa Cruz do Capibaribe”, finalizou.

 

 Luciano Bezerra afirma que oposição deveria emprestar do próprio bolso para pagar salários atrasados de professores

 

Em suas palavras, o vereador trouxe para a tribuna a denúncia de que a casa de apoio presente na Capital Pernambucana foi alvo de uma tentativa de invasão e que foi comunicado sobre o caso.

 

O vereador também fez duras críticas ao vereador Ernesto Maia, afirmando que a “oposição do mal” inverte valores presentes em Santa Cruz e soltou uma frase dura, rebatendo o discurso de Ernesto sobre o possível empréstimo.

 

“Vossas excelências deveriam emprestar do próprio bolso, pois são responsáveis por essa situação que hoje vivem os professores”.

 

Luciano também desafiou Ernesto para assumir casos como o Escândalo dos Teclados e Kits Musicais e da Quadra da Vila do Pará, ambos pagos com recursos do Fundeb, que deveriam ser usados para pagar os professores.

 

Junior Gomes aconselha Helinho Aragão (PTB) a ter cautela com ações desempenhadas pela Oposição

 

 

Em seu discurso, o vereador socialista já começou no ataque, afirmando que a oposição está dividida, dizendo que ela é “uma viola desafinada”.

 

Junior Gomes ironizou o programa “Oposição em Ação” da bancada adversária veiculado na emissora Polo FM e recomendou ao vereador Helinho Aragão que tenha cautela quanto as ações tomadas pela oposição.

 

“Fica aqui somente o cuidado, a preocupação porque sei da capacidade de vossa excelência”. Continuando seus ataques ao programa, o vereador disparou contra Carlinhos, Ernesto e Deomedes.

 

“Vão trabalhar vereadores, os senhores viram o resultado das urnas para o candidato dos senhores e foi desastroso”.

 

Ao final, Junior afirmou que a educação no município passa por um novo tempo, citando o barateamento das matriculas para o cursinho pré-vestibular e também na saúde, com a inauguração da nova policlínica.

 

Vânio Vieira desafia novamente Ernesto a provar gestos obscenos de Edson Vieira a invasores

 

 

 

O parlamentar tucano dirigiu suas palavras ao vereador Ernesto Maia (PTB), o desafiando novamente a mostrar fotos em que Edson Vieira teria feito gestos obscenos depois de saída conturbada da câmara, ocorrida no último dia 28 de fevereiro.

 

Ernesto pediu um aparte, então afirmou que se as fotos foram publicadas nas redes sociais e que esse assunto não “enobrece em nada a vida do cidadão santa-cruzense”, citando que falou sobre o salário dos professores e dos problemas de moradia.

 

Vânio continuou seu desafio, citando que Ernesto tentou desvirtuar a sua pergunta.

 

“Essas fotos não existem e é uma tentativa sua de denegrir a imagem do prefeito. Desmoralizado fica uma pessoa que usou esse dinheiro que foi comprado os teclados foi com dinheiro da Educação. Foi sua mãe, Socorro Maia e esse dinheiro seria para pagar esse débito que tanto prejudica os professores”.

 

Narah Leandro (PSB) defende a inclusão de moradores das favelas do Papelão e da Cohab no Minha casa, Minha vida

 

No seu discurso, a homenageada do dia reforçou seu posicionamento de defesa pela inclusão dos moradores das favelas do Papelão e da Cohab no projeto do “Minha casa, minha vida”, das casas do loteamento Jaçanã I.

 

“Defendo a inclusão dessas famílias, porque elas precisam”, destacou.

 

Ao final do discurso, a vereadora destacou a força da mulher e fez o convite para que elas possam tomar mais partido das decisões politicas.

 

“A sua voz precisa ser ouvida e você tem competência de sobra para participar de qualquer discussão”, destacou, citando as ações que foram desempenhadas na Semana da Mulher, que termina nesta sexta-feira (08) e de sua luta pela implantação da Delegacia da Mulher no município e de mais efetivo policial.

 

.

 

Fernando Aragão (PTB) fala da reativação de três projetos importantes para o município

 

 

 

O vereador petebista citou na tribuna o convide feito por Junior Gomes (PSB) de uma reunião na prefeitura e citou que três projetos importantes serão reativados no município.

 

O primeiro é o calçamento de várias ruas no bairro Santo Augustinho já para iniciar na próxima sexta (15). O segundo é a retomada do asfaltamento de ruas e o terceiro é a reforma da Praça Raimundo Francelino Aragão.

 

Fernando também fez questão de rebater o discurso do vereador de situação Junior Gomes (PSB), afirmando que não existe uma divisão entre a bancada de oposição.

 

“Nós estamos unidos”, destacou o vereador.

 

Klemerson Pipoca fala sobre a decadência do ensino médio na Zona Rural

 

Ao fazer uso da tribuna, o mais jovem vereador da bancada de situação destacou o desestimulo, segundo ele, nos estudantes do ensino médio que vivem na zona rural.

 

Segundo ele, haverá uma reunião já na próxima semana com a GRE (Gerência Regional de Educação) para que essa questão seja vista.

 

“Quantos jovens da zona rural estão desestimulados, estão desistindo de estudar por conta de horários, de trânsito, de se deslocar até o município”, destacou.

 

Pipoca também falou sobre o trabalho do novo Conselho Antidrogas, que iniciará ações de repressão para coibir venda de bebidas alcoólicas a menores já nesta sexta-feira (08).

 

O vereador também citou que, já em abril, participará apoiando a mobilização para o dia do autismo em Santa Cruz e que vai apresentar um projeto de lei pedindo que a prefeitura apoie a semana relativa ao tema.

 

Galego de Mourinha (PTB) denuncia retirada de carro que transporta médicos para a Vila do Pará

 

O vereador fez uma denúncia de que houve a retirada do carro que transportava  médicos para Vila do Pará, fato que segundo ele causou um acontecimento no mínimo inusitado, na semana passada.

 

“O médico, para poder vir a Santa Cruz, teve que vir de carona em um caminhão baú”, finalizou o vereador.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

Facebook
WhatsApp

Outra notícias...