Primeiros blocos líricos, visando resgatar as tradições dos antigos carnavais, devem ser criados em Santa Cruz do Capibaribe
Foco do projeto é implantar blocos como esse, presentes na Capital Pernambucana. Foto: Wellington Dantas.
Um projeto de resgate cultural, voltado para o período carnavalesco, está começando a ganhar forma em Santa Cruz do Capibaribe.
Promovido de maneira espontânea pelo professor Ronaldo, que reside em Santa Cruz do Capibaribe, o projeto tem como intuito promover a criação de dois blocos líricos para desfilar pelas ruas do município: o “Máquina da Alegria” e o “Frevo, Sulanca e Poesia”.
A meta é promover o resgate cultural dos antigos carnavais, tendo como temas principais “Carmem Miranda e a Copa do Mundo” e “O frevo como Patrimônio da Humanidade”.
As inscrições, voltadas para todos os públicos, mas com uma atenção especial para a “Boa Idade”, já estão abertas e são gratuitas.
Os ensaios, que ainda terão seu local a ser definido, deverão começar a partir da segunda quinzena de janeiro, dependendo do volume de inscritos, cujas orientações serão ministradas pelo professor idealizador do projeto.
“A ideia da criação desses blocos é promover o resgate cultural e relembrar também toda a magia dos antigos e saudosos carnavais. Todas as pessoas, especialmente os mais jovens, devem conhecer, e preservar, as nossas tradições culturais e repassá-las para as próximas gerações”, pontuou o professor.
Os interessados em participar dos blocos, que sairão pelas ruas do município em 27 e 28 de fevereiro, devem entrar em contato com o professor Ronaldo pelos seguintes telefones: (81) 8946-1231 (Claro) e (81) 8631-5218 (Oi) ou também pelo e-mail dahora@hotmail.com.