As articulações para 2018 pode viabilizar um novo candidato apoiado por grupo político, em Santa Cruz do Capibaribe. Para a ALEPE, além dos nomes prepostos pelos grupos tradicionais: Diogo Moraes (PSB), que busca a reeleição e José Augusto Maia (PTN), colocado como pré-candidato taboquinha, o município pode ter o Pastor Isaque Ferreira, ‘trazido nos braços’ da REDE.
Popular no meio evangélico, o pastor é formado em direito e ministra atualmente em Caruaru. Ele tem ligações indiretas em campanhas políticas, inclusive na Capital da Moda.
Em Santa Cruz, a REDE é presidida por Bergue Alves (Controlador da Prefeitura) e tem como um dos seus principais articuladores o ex-vereador Luciano Bezerra.
Nossa redação conversou com os principais nomes envolvidos na questão. Mesmo com discurso cauteloso, não negam as intenções.
As articulações ainda contaria com o apoio do vereador Joab do Oscarzão, que faz parte da base do prefeito Edson Vieira.
Novato nas urnas
Ainda sem qualquer disputa eleitoral no currículo, Pastor Isaque Ferreira é tido como o ‘novo’, para o pleito, e demostra interesse no projeto. As conversas aconteceram diretamente com o presidente da REDE-Caruaru, Sandro Vila Nova e o ex-vereador em Santa Cruz, Luciano Bezerra.
“Temos uma aproximação com algumas pessoas do partido. Conversamos com Luciano Bezerra e algumas lideranças em Caruaru. Estamos ouvindo as pessoas e abertos para possibilidades”, diz.
Indagado se tem conhecimento sobre o acirramento da política em Santa Cruz, e em que uma postulação pode acarretar, responde:
“Sabemos que a política em Santa Cruz do Capibaribe não é fácil. Entretanto, o nosso projeto é tentar oferecer uma possibilidade das pessoas pensarem diferente”.
O pastor teve participação indireta em algumas disputas eleitorais, tendo apoiado o Delegado Lessa, candidato a prefeito em 2016 em Caruaru, bem como o prefeito de Santa Cruz, Edson Vieira.
Em contato com Sandro Vila Nova, ele ratificou as informações, tendo o ex-vereador santa-cruzense como elo para as articulações.
Desconforto e problemas à vista?
Não é segredo que o grupo situacionista, em Santa Cruz, estará com Diogo Moraes (PSB) em busca da reeleição para Assembleia Legislativa do Estado. O presidente da Rede no município, Bergue Alves, disse que ainda não sentou com integrantes do partido para fazer avaliações do nome e possível desconforto no grupo.
“São fases preliminares. A Rede está no governo e é governo. Não tem como dimensionar essas coisas. Existe essa possibilidade (apoio a Isaque) e também a possibilidade de seguirmos outro caminho. No momento oportuno vamos sentar e definir tudo isso”, falou.
Entusiasta
Se mostrando ainda mais positivo quanto à possibilidade, o ex-vereador Luciano Bezerra afirma que é “certo que a Rede terá candidatos a deputado federal e estadual” e que “nesse momento, se organiza para construir candidaturas viáveis”. Ele faz a torcida pelo nome.
“Isaque Ferreira é um grande amigo e entusiasta de uma nova forma de fazer política. Essa é uma possibilidade real, temos conversado bastante sobre a vinda dele pra REDE, e a sua participação como candidato a deputado estadual. É uma ideia que vem sendo amadurecida, estamos torcendo pra que tudo dê certo”, declara, acrescentando que não acredita em retaliação, por parte do governo municipal, à integrantes do partido que, por ventura, decidam prosseguir no projeto.
Silenciou
O vereador Joab do Oscarzão (PSD), indicado por algumas fontes como possível apoiador do projeto, foi procurado por nossa equipe mas ainda não falou sobre o assunto.