Nesta terça-feira (17), foi realizada na Escola Técnica Estadual José Nivaldo Pereira Ramos, em Santa Cruz do Capibaribe, a entrega de certificados para artesãs que integram o programa ‘Educar para Sustentar’, implantado pelo Instituto do Meio Ambiente de Pernambuco – IMOA, com a parceria do Moda Center, Prefeitura Municipal e Banco do Nordeste (BNB).
Ao todo, 26 mulheres atendidas pelo CRAS do bairro Acauã concluíram o terceiro módulo do curso promovido pelo Programa de Desenvolvimento Territorial – PRODETER Confecção, que atua desde 2022 na implantação de iniciativas sustentáveis, especialmente na reutilização de tecidos e outros materiais que acabariam sendo descartados nos processos de produção.
Com a finalização desse terceiro módulo, as artesãs podem produzir cinco linhas distintas de produtos, como brinquedos (bonecas, jogos educativos, ursos de pelúcia e mascotes), vestuário (jaquetas, saias, vestidos e calças), decoração de casa (aventais, almofadas, tapetes, jogo americano, etc.), bolsas, cintos, colares e pastas para uso corporativo, além do próprio tecido sustentável.
Durante o evento de formatura, o Moda Center foi representado pelo conselheiro consultivo José Gomes Filho e pelo conservador de bens culturais do Museu da Sulanca, Adelmo Teotônio. Eles reforçaram a importância dessa parceria do Moda Center em oportunizar o escoamento dessa produção e também valorizar o trabalho dessas mulheres numa visão socioambiental.
Quiosque no Moda Center
No Moda Center, essas artesãs, que fazem parte do “Grupo Social Referência – Artesãos Sustentáveis”, contam com um quiosque cedido pelo centro de compras, onde elas podem realizar a comercialização desses produtos para os milhares de clientes que comparecem na feira todas as semanas.
O quiosque está localizado no corredor central entre os setores Amarelo e Branco, sendo um importante espaço para a geração de renda voltada a essas profissionais. Para saber mais, acesse o Instagram @imoa.pe.
O Prodeter Confecção
Desenvolvido pelo BNB, é um programa focado em iniciativas geradoras de emprego e renda nas cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Taquaritinga do Norte, tendo como foco as iniciativas sustentáveis, a exemplo do reaproveitamento de retalhos de tecidos que normalmente seriam descartados.
As artesãs, que enfrentam algum tipo de vulnerabilidade social, receberam vários treinamentos que vão desde como confeccionar os produtos, realizar a precificação, desenvolver coleções, entre outros; tudo subsidiado pelo projeto. Em Santa Cruz, participam o BNB, o IMOA, a Prefeitura Municipal, empresas privadas e o Moda Center.