O vereador Delegado Lessa apresentou um projeto de lei na Câmara Municipal de Caruaru, que visa proibir a contratação, por parte da Prefeitura, de artistas e bandas que promovam, em suas músicas ou apresentações, mensagens relacionadas ao crime organizado ou ao uso de drogas.
De acordo com o parlamentar, a proposta busca evitar que conteúdos considerados inadequados sejam divulgados em eventos culturais patrocinados pelo poder público, como o São João e outras festividades locais.
“O projeto pede que o poder público não contrate artistas ou bandas para se apresentarem no nosso São João ou qualquer outro evento cultural da cidade, caso façam apologia a drogas ou ao crime organizado. O objetivo é proteger integralmente crianças e adolescentes que frequentam essas festividades”, afirmou o vereador.
Lessa destacou que alguns artistas de renome nacional utilizam suas músicas para exaltar a criminalidade, o que, segundo ele, não condiz com os valores culturais de Caruaru.
“Infelizmente tem cantores em nível nacional, que praticamente todas as músicas é em apologias ao crime organizado, e certamente o povo de Caruaru não quer esse tipo de apresentação cultural para esses jovens” – pontuou.
Ele citou ainda um alerta da Sociedade Brasileira de Psicologia, que aponta a exposição a conteúdos audiovisuais impróprios como um fator de risco para o desenvolvimento de comportamentos violentos e para o consumo de drogas entre crianças e adolescentes.
O projeto de lei segue para tramitação na Câmara Municipal e será avaliado pelas comissões antes de ser votado em plenário.