13
julho
Primeiro dia do Festival Pernambuco Meu País foi de forró, cultura popular e café em Taquaritinga do Norte
O primeiro dia do Festival Pernambuco Meu País, com a largada dada na última sexta-feira (12) em Taquaritinga do Norte, transformou a cidade do Agreste pernambucano em uma grande celebração da cultura, colocando a arte para movimentar a cidade em diversos pontos, com a música, a gastronomia e a cultura popular espantando o frio durante todo o dia.
O palco Pernambuco Meu País, que teve o forró como o grande combustível de sua programação, colocou todo mundo pra dançar juntinho enquanto curtia o clima aconchegante da noite taquaritinguense.
Se apresentaram Dorgival Dantas, Waldonys, As Januárias e Benil. Por lá, estiveram presente a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, a vice-governadora, Priscila Krause, a secretária de Cultura, Cacau de Paula, e a presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, Renata Borba.
E o forró não tomou conta só da noite da sexta. Ainda pela manhã, abrindo a programação do festival, no País Matrizes do Forró, com o arrasta-pé do grupo Camaleões do Brasil e de Pablo Rabeca.
Conhecida como “Cidade do Café”, a produção do grão em Taquaritinga do Norte já ganhou dimensões internacionais. Participaram do bate-papo a mestra em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), Renata Silva, e a pedagoga Lidiane Santos, que acompanha a temática do grão desde 2009.