04
abril

Presidente Lula inaugura estação elevatória da Adutora do Agreste em Arcoverde



O presidente Lula inaugurou nesta quinta-feira (04), o acionamento da estação elevatória da primeira etapa da Adutora do Agreste, localizada no distrito de Ipojuca, em Arcoverde. Esse sistema de bombeamento triplicará o volume de água do Rio São Francisco, beneficiando 615 mil pessoas.


A obra integra o maior sistema de adutoras de abastecimento humano do Brasil e um dos maiores do mundo. Quando todo o projeto estiver finalizado, serão 1.500 quilômetros de adutoras que levarão mais de quatro mil litros por segundo de água da transposição do Rio São Francisco para abastecimento da região.


Com a inauguração desta etapa da Estação Elevatória, passa de seis para nove a quantidade de municípios atendidos pela Adutora do Agreste. Esses municípios são: Pesqueira, Arcoverde, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, Brejo da Madre de Deus, São Caetano e Caruaru.


“Ninguém acreditava que fosse possível fazer a transposição do São Francisco. O Brasil tem o direito de fazer a transposição para trazer água a milhões que vivem no semiárido” – disse o presidente Lula.



Até 2026, 23 municípios e 1,3 milhão de pessoas sejam interligados ao sistema nos municípios de Arcoverde, Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, São Bento do Una, São Caetano, Caruaru, Bezerros, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Brejo da Madre de Deus, Pedra, Venturosa, Buíque, Tupanatinga, Itaíba, Águas Belas, Iati, Cachoeirinha e Lajedo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores