Comemorando seus 100 anos de fundação, a Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus dos Aflitos e São Miguel junto à Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, inauguraram na manhã do sábado (29), o novo cruzeiro localizado em frente à paróquia.
A construção remete a cruz trazida por Antônio Burgos e foi um pedido dos membros da igreja no intuito de resgatar a memória do cruzeiro original com algumas semelhanças.
O cruzeiro antigo, já corroído pela ação do tempo, ficava nas proximidades da ponte que liga ao distrito de São Domingos e havia sido construído de acordo com historiadores, em 05 de setembro de 1960. O prefeito Edson Vieira pontuou que o cruzeiro relembra o início da cidade e contou detalhes da construção.
“Esse cruzeiro marca a história de Santa Cruz por ter sido uma marca e símbolo de nossa cidade. A paróquia nos procurou e entendeu que esse novo cruzeiro ficaria melhor em frente à igreja, por isso atendemos a solicitação”, afirmou.
O secretário de Desenvolvimento Urbano Gilson Julião, falou sobre a inauguração. “Fizemos serviços de restauração na Avenida Padre Zuzinha e quando fomos restaurar o cruzeiro toda ferragem estava corroída. Nós recuperamos o cruzeiro e trouxemos para frente da igreja pois é um importante monumento de nossa cidade”, disse.
O padre Kennedy Amorim agradeceu ao prefeito pela construção e pediu zelo aos fiéis. “A construção deste cruzeiro é um marco comemorativo aos 100 anos da paróquia. Agradeço a todos os componentes da gestão que atenderam ao nosso pedido e peço aos nossos irmãos que cuidem desse patrimônio que ficará marcado na história da cidade e da igreja”, afirmou.
O ato de inauguração contou com a participação de vários padres que já passaram pela paróquia, e de secretários que fazem parte da gestão municipal.