Fotos: Thonny Hill
Na manhã desta quinta-feira (09) foi realizado, na subprefeitura em São Domingos, a divulgação dos números da primeira Operação Carnaval em Brejo da Madre de Deus.
O evento contou com a presença do prefeito Hilário Paulo (SD); do secretário municipal de Defesa Social, José Walter; e também de representantes da Polícia Civil, o delegado Dr. Júlio Cesar Porto e o comissário Cláudio Barros.
De acordo com a prefeitura, os números obtidos refletiram que a Operação teve resultados positivos, números que também foram respaldados pelo delegado e também através de nota enviada pela Polícia Militar.
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Os números da Polícia Civil:
De acordo com o delegado Dr. Júlio Cesar, foram registradas apenas seis ocorrências em Brejo, entre elas 01 de furto, 01 de localização de veículo roubado e 01 invasão à residência (no distrito de São Domingos).
Mesmo sem apresentar percentuais, para ele os números são menores do que o registrado no mesmo período em 2016.
“Esses números oficiais que temos são inferiores se comparados como o do ano passado em Brejo. Temos um município com 700 km² de área e quero parabenizar o trabalho dos Guardas Municipais, da Polícia Militar e de nossos agentes” – disse.
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Prefeito destaca integração entre polícias e Guarda Municipal
De acordo com o prefeito, o período carnavalesco em Brejo pode ser considerado um dos mais tranquilos dos últimos anos.
Segundo ele, a parceria entre a Guarda Municipal e as polícias Militar e Civil foram primordiais, citando também que a GM deve ter seu serviço ampliado.
“Tivemos uma movimentação de turistas no carnaval, mesmo não sendo uma praxe do município. Parabenizo o trabalho integrado e ele só está começando. Vamos ainda estruturar a Guarda Municipal e ampliar a parceria com as polícias” – pontuou.
De acordo com ele, também será implantado programas sociais em áreas de risco social, destacando o distrito de São Domingos e o bairro Boa Esperança, onde frisou a parceria com o projeto AABB Comunidade.
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Secretário destaca mudança de atitude entre Guardas que entraram na Justiça contra a prefeitura
Em suas falas, o secretário José Walter frisou que, para a Operação carnaval, foram designados 27 guardas em duas escalas de 12 horas, divididos em dois carros de passeio, um Toyota e duas motos.
Segundo ele, o número foi suficiente para desempenhar as operações na sede e na zona rural (destacando o distrito de São Domingos), inclusive com abordagens e fiscalização de loteamentos afastados e prédios públicos.
Já quanto as ocorrências, o mesmo citou que não houve o registro de furtos e roubos, mas destacou um desmanche de motos que foi localizado na zona rural.
O secretário relembrou a polêmica que aconteceu em 2016, onde um grupo de Guardas Municipais chegou a entrar com uma ação na Justiça contra a prefeitura devido a problemas nas condições de trabalho.
O assunto ganhou repercussão estadual, pois o alojamento estava em péssimas condições, problema nas escalas e uma das motos impedidas de rodar por falta de bateria.
“Alguns dos que entraram com essa ação já retiraram suas queixas, pois o que eles queriam já foi colocado de imediato. Colocamos que não teria essa questão de perseguição e hoje aquele guarda que diziam que dava problema, hoje ele é uma solução” – frisou.