Ranking da transparência: Santa Cruz é apenas o 112°, Jataúba um dos últimos
Santa Cruz do Capibaribe encontra-se na 112º em ranking do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), com base na análise dos portais das transparências municipais. O órgão de controle apresentou levantamento inédito, mapeando os 184 municípios do Estado.
Técnicos do órgão colheram informações das Leis de Transparência, de Responsabilidade Fiscal e exigências previstas na Lei de Acesso à Informação (LAI) e constataram que cinco municípios sequer dispõem de site para consulta. (Gameleira, Glória do Goitá, Itacuruba, Pombos e Jataúba).
O ranking objetiva estimular a melhoria da transparência pública e a participação social. Para chegar ao resultado, o TCE analisou 51 critérios e 149 subcritérios, com a metodologia desenvolvida pelos próprios técnicos, com início em março e término em novembro.
Para cada portal da transparência avaliado, foi calculado o índice que pode variar entre zero e 1.000 pontos. De acordo com o valor obtido, os portais foram classificados em cinco ‘níveis de transparência’, conforme a seguinte gradação: Desejado, moderado, insuficiente, crítico e inexistente.
Santa Cruz ficou avaliada como ‘insuficiente’ e Jataúba ‘inexistente’. Recife lidera o ranking com melhores números.
Confira o estudo completo e a posição de cada cidade clicando AQUI.