A Polícia Civil de Pernambuco desencadeou, na manhã desta quinta-feira (28), operação de repressão qualificada denominada “Placa Fria” no município de Santa Cruz do Capibaribe. As investigações foram iniciadas em maio deste ano.
O objetivo da ação foi desarticular uma organização criminosa voltada para crimes de roubo, adulteração de sinal identificador de veículos, extorsão, estelionato, corrupção de menores e tráfico de drogas.
De acordo com a Polícia Civil, a quadrilha praticava o roubo, e em seguida refazia toda a numeração dos chassis, alteravam as placas, produzia lacres de verificação idênticos aos originais e revendia por um valor abaixo do mercado.
Ainda de acordo com a polícia, os líderes da quadrilha não participavam dos roubos, apenas nas demais fases que seriam as adulterações, e que para realizar os roubos, eles utilizavam usuários de drogas, além de adolescentes, que praticavam os delitos e recebiam cerca de R$ 300 para cada ação criminosa praticada.
A Polícia revelou ainda que em dois meses, a quadrilha teria subtraído cerca de 30 motos, e que os roubos estariam sendo praticados nas cidades de Santa Cruz, Toritama e Vertentes. Na operação desta quinta, foram cumpridos sete mandados de prisão e oito de busca e apreensão domiciliar, todos expedidos pela Comarca de Santa Cruz.
Foram presos: Viviane Tenório da Silva, Alan Isaias Pereira Torres, Fabrício Eduardo da Silva, Sérgio Adriano Nascimento da Silva, Dejailson Djalma da Silva, José Tarcio da Silva e Deyvson Alessandro do Nascimento.
As investigações foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL), contando ainda com o apoio do Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE/PCPE), do Grupamento Tático Aéreo (GTA/SDS), e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE).