Representando a vontade do povo de Santa Cruz do Capibaribe, o Poder Legislativo empossou, na manhã desta quarta-feira, dia 1º de janeiro de 2025, o prefeito Helinho Aragão (PSD), o vice-prefeito Flávio Pontes (REP) e os 17 vereadores da 17ª Legislatura para o exercício dos respectivos cargos eletivos pelos próximos quatro anos. Na cerimônia, os vereadores ainda deliberaram, por meio de votação aberta, a composição da Mesa Diretora para o biênio 2025-2026.
A Sessão Solene de Posse foi presidida pelo vereador mais votado do município, Emanuel Ramos (PSD), conforme pontua o Regimento Interno da Casa Legislativa. “Agradeço a Deus, a honra que ele me deu, após momentos tão difíceis, de estar vivenciando esse momento ímpar em minha vida pública. Poder presidir essa sessão solene que marca o início de uma nova caminhada legislativa e de continuidade das transformações que o prefeito Fábio fez, e agora Helinho e Flávio irão continuar, me inspira a continuar trabalhando com determinação e comprometimento por nosso povo,” disse o parlamentar reeleito para o seu segundo mandato.
Após o recolhimento de cópias dos diplomas e declarações de bens dos Vereadores, requisitos necessários para a posse dos mesmos, cada parlamentar fez a Proclamação de compromisso de posse. A saudação às autoridades e personalidades presentes foi proferida pelo vereador Tallys Maia (PSD). Ainda conforme o Regimento Interno, o vereador Nailson Ramos (UB), representando a bancada de Oposição, destacou a importância da unidade entre os parlamentares e o diálogo com o Poder Executivo em prol do bem-estar da população. Já o vereador Galego de Mourinha (MDB), representando a bancada de Situação, destacou que o vereador é eleito para votar a favor do bem de Santa Cruz do Capibaribe, independentemente de quem seja o autor da proposta.
Além da presença do deputado estadual Abimael Santos (PL) e do ex-prefeito Fábio Aragão (PSD), a cerimônia contou ainda com o uso da palavra pelo Reverendíssimo Bispo Diógenes Monteiro da Silva, da Igreja Anglicana Reformada do Brasil, que destacou que toda autoridade é constituída por Deus e enalteceu a fidelidade do ex-prefeito Fábio aos princípios cristãos em diversos momentos de sua gestão.
A nova legislatura ficou composta de oito vereadores reeleitos: Augusto Maia (MDB), Caetano Motos (PL), Carlinhos da Cohab (REP), Emanuel Ramos (PSD), Gilson Julião (MDB), Irmão Soares (PSD), Jéssyca Cavalcanti (AVANTE) e Nailson Ramos (UB); de cinco vereadores eleitos para o primeiro mandato: Adilson Vitorino (PL), Cristóvão Bomba (PSD), Irmão Antônio (REP), Millena de Iapoi (PP) e Tallys Maia (PSD); e de cinco ex-vereadores que retornam ao Poder Legislativo: Deomedes Brito (PSD), Dr. Nanau Marques (REP), Galego de Mourinha (MDB) e Marlos da Cohab (MDB).
ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA
Por imunidade de votos, tanto de vereadores da bancada de Situação como de Oposição, o vereador Augusto Maia (MDB) foi eleito presidente do Poder Legislativo para o biênio 2025-2026. Essa será a segunda vez que o parlamentar ocupar a presidência da Casa do Povo. Além de Augusto, compõem a Mesa Diretora, o vereador Marlos da Cohab como vice-presidente; o vereador Dr. Nanau Marques como primeiro secretário e o vereador Deomedes Brito como segundo secretário.
Ao tomar posse, Augusto destacou que “embora tivesse um encaminhamento para a eleição da mesa, eu optei por não preparar um discurso, mas deixar que o meu coração falasse a todos vocês e, neste momento, eu falo com gratidão a Deus, a minha família e a população que me trouxe pela terceira vez a essa Casa e aos meus colegas vereadores por me conduziram pela segunda vez à presidência. Assumo o compromisso de fortalecer e aproximar ainda mais o Poder Legislativo da população, de fazer contínuas parcerias com o Poder Legislativo e de converter os votos que recebi em trabalho em prol da população.”
Caso não haja convocação extraordinária, ainda neste mês de janeiro, o semestre legislativo está previsto para iniciar no dia 03 de fevereiro.