Ações da “Operação Carnaval” para Santa Cruz do Capibaribe são anunciadas
Na manhã desta quarta-feira (03) foi apresentado o plano de segurança para Santa Cruz do Capibaribe, com foco no feriadão.
Batizado de “Operação Carnaval”, o plano foi apresentado no auditório da Secretaria Municipal de Educação e contou com representantes da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Bombeiros Militares e polícias Militar e Civil, além de vários veículos de imprensa local.
O plano terá duração de 05 a 10 de fevereiro e consistirá em ações conjuntas entre polícias, Secretaria Municipal de Defesa Social, Bombeiros e também Câmara de Vereadores. Confira o que foi explanado por cada uma das principais autoridades.
Major Sena destaca aumento no efetivo de Guardas Civis Municipais
Primeiro a apresentar o plano, o secretário de Defesa Social do município, Major Sena, destacou o aumento no efetivo de Guardas Civis Municipais (GCM).
Segundo ele, os novos 22 GCMs que receberam seus certificados no último sábado (30) farão o patrulhamento com os demais GCMs através de rondas ostensivas nas ruas, no Centro Comercial e também na vigilância de prédios públicos, com foco na prevenção de arrombamentos e atos de vandalismo.
“Eles irão ser utilizados nessas viaturas, um reforço extra. Terão sempre um supervisor, um Guarda mais antigo. Também temos como objetivo fazer o mesmo que o final de ano, deixar algumas duplas aqui no Centro para impedir que lojas sejam arrombadas, assim como prédios públicos” – disse.
Já no tocante ao município, os bairros foram divididos em quatro quadrantes. Nos quadrantes I e II, que compreende os bairros na imagem abaixo, o sistema de rondas ostensivas será feito com 01 viatura modelo Gol (devidamente caracterizada e com 04 GCMs) e também com Guardas da patrulha motorizada.
.
,
Já nos quadrantes III e IV, as rondas serão feitas com outra viatura modelo Gol, também com 04 GCMs.
.
Retiros espirituais
Para a segurança dos retiros, o major destacou que também haverá o sistema de rondas, especialmente para aqueles que ficam na estrada de acesso a Vila do Pará (Comunidade Divina Misericórdia e Igrejas Vale da Benção I e II).
Já para o congresso das Assembleias de Deus (UMADESC), será designado um trailer com dois Guardas Municipais para segurança 24 horas.
Distritos do Pará e Poço Fundo
Para os dois principais distritos do município, Major Sena destacou que o sistema de rondas também será aplicado.
Para o distrito de Poço Fundo, uma viatura caracterizada com 04 GCMs será designada. Essa viatura também servirá para realização de rondas em retiros espirituais naquela área.
Já para o distrito da Vila do Pará, o sistema de rondas será feito com as unidades que forem destinadas a segurança dos retiros espirituais que ficam no percurso da estrada de acesso ao distrito.
Todas as ações acima listadas também terão apoio do efetivo disponibilizado no 24º BPM ao município, como afirmou o comandante Major Queiroga.
Participação da Câmara de Vereadores
Representada pelo vereador Ronaldo Pacas (PSDC) foi anunciado que o Legislativo Municipal promoverá a distribuição de cartões com o telefone de WhatsApp da Polícia Militar (9-9488-5748) para denúncias, além de ceder o carro do Legislativo para as ações de rondas e patrulhamento por parte dos efetivos.
“É um veículo novo, que com certeza irá ajudar no desempenho desses trabalhos” – disse o vereador
Major Queiroga garante incremento no efetivo no 24º BPM
.
Durante sua apresentação, o novo comandante do 24º BPM, Major Afonso Queiroga, destacou o incremento de policiais militares para o município, com destaque para o Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI), antiga Ciosac, que fará parte do policiamento ostensivo.
Ainda de acordo com o Major, as vias de entrada / saída do município também receberão ações do policiamento militar, com a realização de blitz pontuais em cada uma dessas rotas.
“Colocar o policiamento fixo, pode causar um certo engessamento, mas para a gente suprir essa deficiência, nós teremos aqui a atuação do GATI e o complemento de equipes do BEPI que estarão na região, além de nossos moto-patrulheiros” – disse.
Major Queiroga também enfatizou esse aumento do efetivo também será garantido graças, segundo ele, a disponibilidade do Governo do Estado para 90 cotas de diárias para policiais que estiverem de folga.
A medida, segundo ele, representa uma remuneração extra nos salários desses policiais. Para concluir, o Major também deixou uma lista de telefones que serão disponibilizados a população para denúncias 24 horas por dia.
Telefones fixos do 24º BPM: (81) 3759-8200 e 3759-8201
Celulares do 24º BPM: (81) 9-9975- 5590 (Op. Tim) e 9-8912-8279 (Op. Claro)
WhatsApp da Central de Operações: (81) 9-9488-5748
Plantões estão garantidos mesmo com greve, afirma Delegado Seccional da Polícia Civil
Um dos depoimentos mais aguardados foi o do delegado Dr. Júlio Cesar Porto, que está a frente dos trabalhos da 17º Delegacia Seccional (Desec), que atende a Santa Cruz do Capibaribe e mais seis cidades.
Questionado como iria atuar a Polícia Civil já que, em assembleia geral realizada no Recife, a categoria decidiu entrar em greve, o delegado afirmou que não foi comunicado oficialmente sobre o fato, mas citou que os plantões no município não serão afetados graças ao Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES).
O programa usa de policiais que trabalham durante suas folgas regulares de forma a incrementar seus salários.
“A partir do momento que o policial se inscreve no programa, ele está se comprometendo a tirar aquele plantão. No tocante ao reforço, foi construída uma escala facultativa com os policiais que, se faltarem, também será apurado de igual forma. Nós teremos o plantão e teremos um reforço extra de modo a fazer frente a qualquer demanda que aparecer nesse período” – disse.
Ainda de acordo com o delegado, essa escala já está pronta desde o fim de janeiro e esse reforço será feito com o acréscimo de oito policiais, distribuídos em algumas delegacias e também os plantões da própria Desec.
Bombeiros Militares não terão reforço, diz comandante
Em entrevista concedida ao blog, o comandante da unidade do Corpo de Bombeiros Militares de Santa Cruz do Capibaribe, Tenente João Paulo, frisou que sua equipe também estará de plantão durante a Operação Carnaval.
Questionado se haveria um aumento de efetivo programado para o período, o Tenente foi enfático:
“Infelizmente, guardado as situações estratégicas da corporação, esse implemento numérico não foi feito. O que está sendo feito na região, o que acaba não sobrecarregando a implementação da quarta sessão para outras regiões. Tivemos reforço para bezerros, Caruaru, Gravatá, mas não aqui para Santa Cruz. Isso é fruto de um estudo que viemos fazendo desde 2012 até o ano presente e não se fazia necessário um efetivo maior” – disse.
O tenente também completou que a forma como os eventos ocorrem no município não acarretaria também na necessidade do aumento desse efetivo.
O mesmo também aproveitou para deixar os telefones de contato para a população em caso de ocorrências:
Central de Bombeiros – 193
Telefones na unidade: (81) 9-8494-2308 (Op. Oi) / 3759-8268 e 3759-8269