Na manhã da última terça-feira (15), a Polícia Federal em Salgueiro/PE deflagrou na manhã de hoje (15/12), a operação Rota do Fumo que visa desarticular organização criminosa especializada no contrabando de cigarros no Estado do Pernambuco.
A investigação teve início no mês de outubro deste ano com a prisão em flagrante de quatro pessoas na zona rural do município de Araripina/PE, enquanto faziam o transbordo de carga de cigarros de uma carreta. Na ocasião foi apreendido uma carga com mais de 800 caixas de cigarros de origem paraguaia, avaliada em aproximadamente R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais).
A execução dos mandados de busca e apreensão, requeridos pelo Ministério Público Federal, tem por finalidade identificar os demais integrantes do grupo criminosos, bem como dos compradores das mercadorias contrabandeadas. Estão sendo cumpridos 05 (cinco) mandados de busca e apreensão nas cidades de Pesqueira/PE e Araripina/PE, visando arrecadar celulares, mercadorias e documentos.
Os crimes que estão sendo imputados aos suspeitos é de são os previstos no artigo 334-A, parágrafo 1° (Contrabando) e artigo 2° da Lei 12.850 (Organização Criminosa), cujas penas somadas chegam a 13 anos de reclusão. Neste tipo de prática criminosa tais infratores sempre estão ligados à sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e corrupção de agentes públicos.
Há toda uma rede organizada por trás do contrabando quais sejam: fabricantes, depósitos, rede de distribuição e vendedor final.