Pernambuco confirmou, nesta segunda-feira (09), mais 100 casos e 12 mortes de pacientes com o novo coronavírus. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), com os novos registros, o estado passou a totalizar 595.942 confirmações. Este foi o menor número de confirmações diárias desde o dia 2 de novembro, quando houve 62 registros.
O dia em que os casos são confirmados não são necessariamente a data em que os pacientes fizeram testes para detectar a Covid-19, devido ao tempo de processamento dos exames. A SES informou que, dos novos casos confirmados nesta segunda, 22 (22%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).
Os casos graves registrados desde março de 2020 totalizam 52.583. Essas ocorrências são de pessoas que precisaram ser internadas ou que morreram com a Covid. Os casos leves confirmados nesta segunda são 78 (78% do total). Nesses casos, as pessoas não precisam ser internadas, são assintomáticas ou descobrem terem sido contaminadas após curadas, por meio de exames sorológicos. Desde a chegada da pandemia ao estado, houve 543.359 ocorrências do tipo.
As 12 mortes confirmadas nesta segunda ocorreram entre o dia 30 de março deste ano e o sábado (7), mas somente agora foram confirmadas. “Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde”, disse o governo, por meio de nota.