Jornalismo independente

liderança absoluta!

Pernambucano, Leandro Magalhães, é premiado por reportagem da CNN que derrubou ministro de Lula


O jornalista pernambucano Leandro Magalhães, atual âncora da CNN Brasil, recebeu menção honrosa do Prêmio IREE (Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa) de Jornalismo 2023 pela reportagem que revelou imagens exclusivas do Palácio do Planalto, sede administrativa do governo brasileiro, no dia 8 de Janeiro de 2023.


As imagens obtidas pela CNN Brasil das câmeras de segurança do Palácio do Planalto revelaram um trabalho minucioso que provocou a queda do primeiro ministro do governo Lula e motivaram a abertura de uma CPMI no Congresso Nacional.


A CNN analisou 160 horas de gravação, que revelaram uma postura suspeita dos que eram responsáveis pela segurança do Palácio do Planalto: militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).


A matéria assinada pelo jornalista da CNN Brasil Leandro Magalhães — revelou militares facilitando a entrada dos invasores no Palácio do Planalto. Integrantes do GSI circulavam entre os criminosos, cumprimentavam os invasores de forma cordial e até serviram água mineral.


As imagens também revelaram a presença do ministro-chefe do GSI, general Gonçalves Dias, circulando no terceiro andar do Palácio do Planalto entre os invasores, que tinham acabado de depredar o patrimônio público. 


O material que foi ao ar pela CNN Brasil no mês de abril do ano passado, colocou em xeque a versão do governo de que não houve conivência por parte dos funcionários do GSI da gestão Lula. O general Gonçalves Dias, chefe de segurança do palácio, foi pressionado a pedir demissão após a exibição da reportagem da CNN Brasil.


O trabalho investigativo do repórter Leandro Magalhães e da CNN Brasil motivou o Congresso Nacional a aprovar a CPMI para investigar os atos do dia 8 de Janeiro de 2023.



Com informações do Blog do Magno Martins.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

Facebook
WhatsApp

Outra notícias...